Açores com aviso amarelo por previsões de vento, chuva e agitação marítima

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu hoje avisos amarelos para todas as ilhas dos Açores, até quarta-feira, devido a previsões de vento, chuva e agitação marítima.

© D.R.

As ilhas das Flores e do Corvo, que constituem o grupo Ocidental do arquipélago, já estavam hoje sob aviso amarelo devido ao vento, mas vão também estar por chuva e agitação marítima, de acordo com um comunicado do IPMA.

Nestas duas ilhas, o aviso amarelo por vento (direção de sudoeste, rodando para noroeste) é válido entre as 11:00 locais (mais uma hora em Lisboa) e as 22:00 de hoje, por “precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada”, das 14:00 às 17:00, e por agitação marítima (ondas de noroeste, passando a norte), entre as 11:00 de terça-feira e as 11:00 de quarta-feira.

Para o grupo Central (ilhas do Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira), o aviso amarelo, por “precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada”, vigorará das 17:00 às 23:00 de hoje.

Pelo mesmo motivo, as ilhas de São Miguel e Santa Maria, no grupo Oriental açoriano, vão estar sob aviso amarelo, das 21:00 de hoje às 07:00 de terça-feira.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Últimas do País

A afluência às urnas na segunda volta das eleições presidenciais situava-se, até às 16h00 de hoje, nos 45,50%, segundo dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, em linha com o que se registou na primeira volta.
As aldeias de Casebres, Vale de Guizo e Arez, no concelho de Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal, ficaram hoje sem água atmosférica devido a um abastecimento de água que rebentou, segundo o vereador da Proteção Civil.
O Governo colocou 48 concelhos de Portugal continental em situação de contingência até ao dia 15 devido à ocorrência ou risco elevado de cheias e inundações, segundo um despacho publicado em Diário da República.
A afluência às urnas na segunda volta das eleições presidenciais situava-se, até às 12h00 de hoje, nos 22,35%, segundo dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, acima do que se registou na primeira volta.
Cerca de 76 mil clientes das E-Redes no território continental, dos quais 66 mil na zona mais afetada pela depressão Kristin, continuavam hoje às 08:00 sem abastecimento de eletricidade, segundo a empresa.
A queda de árvores na noite de hoje deitou abaixo fios de tensão média que já tinham sido repostos, provocando um retrocesso na restauração da energia elétrica no Município de Pombal, disse a vice-presidente da câmara, Isabel Marto.
As provas-ensaio de Monitorização de Aprendizagens (ModA), que deveriam realizar-se este mês, foram adiadas para abril devido às tempestades que atingiram várias zonas do país, destruindo escolas e afetando a vida dos alunos, famílias e profissionais.
Cerca de 2.600 militares estão no terreno para apoio direto às populações afetadas pelas tempestades que têm assolado Portugal continental, em 40 municípios, anunciou hoje o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).
O hospital de Leiria recebeu quase um milhar de feridos com traumas desde 28 de janeiro, quando a depressão Kristin atingiu a região, de acordo com informação dada hoje na reunião diária da Comissão Municipal de Proteção Civil.
Quase 900 pessoas tiveram de ser realojadas desde domingo devido ao mau tempo em Portugal continental, anunciou hoje o comandante nacional da Proteção Civil.