Nem tudo vale: quando o periodismo se transforma em marketing do lodo

Há uma diferença abissal entre informar e desinformar, entre investigar e inventar, e entre exercer o ofício com rigor e usar a pena como arma de arremesso a pedido de quem paga a conta.

Alguns sensacionalistas parecem ter esquecido essa fronteira, adulterando factos, distorcendo contextos, elevando o rumor e distorcendo a verdade, transformando a reputação alheia em matéria-prima descartável.

Não olham a meios, e apenas têm como objetivo, ofuscar a idoneidade e a integridade — pessoal, profissional ou política — e criar uma nuvem de suspeitas suficientemente densa, para que a vítima passe a vida a tentar sacudir as pulgas do sensacionalista, enquanto o autor se rebola no pó da própria frustração e do marketing negativo.

Na vida pública e privada, nem tudo vale. A política, o mundo empresarial e as relações humanas não são um pântano onde se “chafurda” impunemente. Quem usa a palavra para vilipendiar terceiros, muitas vezes por conta de interesses ocultos, não está a fazer periodismo, está a prestar um serviço sem ética. E a prestação dum serviço sem rigor e imparcialidade, quando se torna prática, corrói a confiança pública e transforma o debate em feira de acusações sem prova.

À Justiça o que é da Justiça, e aos incompetentes o que é dos incompetentes. Quem se esconde atrás de títulos sensacionalistas e de “fontes anónimas” que nunca se materializam, deveria pelo menos, assumir as consequências da sua leviandade. O espaço público não é um território sem lei, onde se pode destruir carreiras e famílias com a ligeireza de quem escreve um post e segue em frente.

Há quem confunda liberdade de expressão com licença para difamar. Há quem confunda “interesse público” com interesse de quem encomenda a peça. E há quem, incapaz de vencer no terreno das ideias e dos factos, prefira o atalho da calúnia e difamação. Esses não merecem o nome de “gazetistas”. Merecem, quando muito, o lugar que ocupam no pântano, a chafurdar, enquanto a sociedade, se tiver bom senso, continua a distinguir quem informa de quem apenas suja.

Nem todos conseguem sacudir as pulgas sem se rebolar no pó. Mas a dignidade e a integridade, essas, ainda não estão à venda.

Artigos do mesmo autor

As sondagens que vieram a público a 17 de setembro, demonstram uma tendência de viragem estratégica nacional, onde a maioria dos portugueses quer mudança urgente no panorama político. Não é nenhuma surpresa que o Dr. André Ventura seja o preferido para primeiro-ministro. É o espelho de uma saturação profunda, que se tem abatido sobre o […]

A Brisa coloca o Estado em tribunal por causa das quebras de tráfego de 25% em 2020 e 13% em 2021, resultantes das medidas de confinamento decretadas para travar a pandemia. A empresa reclama a extensão da concessão por quase dois anos — o equivalente a 275,8 milhões de euros — para repor o equilíbrio […]

No Plenário de 19 de junho de 2026, o Partido CHEGA votou contra a proposta de Revisão da Lei Laboral do Governo. Uma decisão firme, assumida até à última hora, que contribuiu para o chumbo do diploma. Não foi um “cálculo político” ou aliança oportunista com a esquerda, como alguns quiseram fazer crer, foi sim, […]

Portugal enfrenta, há longos anos, um drama silencioso, mas devastador, onde milhares de cidadãos, na sua maioria idosos, permanecem internados em hospitais do SNS muito depois de terem alta clínica. São as chamadas “altas sociais”. Não por necessidade de cuidados médicos, mas por ausência de resposta social. Em janeiro de 2026, registavam-se cerca de 2.800 […]

O “comboio de tempestades” que assolou Portugal em janeiro e fevereiro de 2026, não foi apenas uma catástrofe natural, foi inegavelmente, o retrato impiedoso de um Estado demasiado centralizado, e que falha inqualificavelmente quando mais se exige. Milhares de famílias, empresas e infraestruturas públicas ficaram completamente destruídas e ao continuam ao Deus dará. Os municípios […]