Nem tudo vale: quando o periodismo se transforma em marketing do lodo

Há uma diferença abissal entre informar e desinformar, entre investigar e inventar, e entre exercer o ofício com rigor e usar a pena como arma de arremesso a pedido de quem paga a conta.

Alguns sensacionalistas parecem ter esquecido essa fronteira, adulterando factos, distorcendo contextos, elevando o rumor e distorcendo a verdade, transformando a reputação alheia em matéria-prima descartável.

Não olham a meios, e apenas têm como objetivo, ofuscar a idoneidade e a integridade — pessoal, profissional ou política — e criar uma nuvem de suspeitas suficientemente densa, para que a vítima passe a vida a tentar sacudir as pulgas do sensacionalista, enquanto o autor se rebola no pó da própria frustração e do marketing negativo.

Na vida pública e privada, nem tudo vale. A política, o mundo empresarial e as relações humanas não são um pântano onde se “chafurda” impunemente. Quem usa a palavra para vilipendiar terceiros, muitas vezes por conta de interesses ocultos, não está a fazer periodismo, está a prestar um serviço sem ética. E a prestação dum serviço sem rigor e imparcialidade, quando se torna prática, corrói a confiança pública e transforma o debate em feira de acusações sem prova.

À Justiça o que é da Justiça, e aos incompetentes o que é dos incompetentes. Quem se esconde atrás de títulos sensacionalistas e de “fontes anónimas” que nunca se materializam, deveria pelo menos, assumir as consequências da sua leviandade. O espaço público não é um território sem lei, onde se pode destruir carreiras e famílias com a ligeireza de quem escreve um post e segue em frente.

Há quem confunda liberdade de expressão com licença para difamar. Há quem confunda “interesse público” com interesse de quem encomenda a peça. E há quem, incapaz de vencer no terreno das ideias e dos factos, prefira o atalho da calúnia e difamação. Esses não merecem o nome de “gazetistas”. Merecem, quando muito, o lugar que ocupam no pântano, a chafurdar, enquanto a sociedade, se tiver bom senso, continua a distinguir quem informa de quem apenas suja.

Nem todos conseguem sacudir as pulgas sem se rebolar no pó. Mas a dignidade e a integridade, essas, ainda não estão à venda.

Artigos do mesmo autor

Em Portugal, milhares de trabalhadores dedicam-se a profissões que aceleram o envelhecimento físico e mental, como bombeiros, motoristas de pesados, enfermeiros e agentes das forças de segurança. Estas carreiras, marcadas por riscos elevados, turnos exaustivos e exposição a perigos constantes, merecem reconhecimento especial. O Partido CHEGA tem sido incansável nesta defesa, alinhado com as suas […]

Numa era de incertezas, Portugal navega por águas turbulentas de desafios económicos e sociais, urgindo “cortar o mal pela raiz”. O 25 de Novembro de 1975, que hoje se comemora, foi um momento de coragem coletiva que o povo português, representados pelas Tropas Comandos, guiaram com um espírito de moderação e liberdade, e repeliram verdadeiramente […]

A discussão da proposta de OE é sempre um tema que colhe a atenção generalizada da sociedade civil, pessoas singulares e coletivas – tal é o impacto que tem nas suas vidas. Da análise transversal ao OE para 2026 apresentada pelo Ministro de Estado e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, em outubro de 2025, conclui-se […]

Os Incêndios, em Portugal, são mais do que uma tragédia cíclica: são um espelho do que corre mal no Estado. Cada vez que o país arde, não se queimam apenas hectares de floresta ou casas de famílias que nunca recuperarão; arde também a confiança dos cidadãos nas instituições. Recentemente, a disputa entre Comissão Técnica Independente […]

Numa altura em que o país clama por transparência e rigor fiscal, o Orçamento do Estado para 2026 surge como um monumento à ilusão e à manipulação. O Governo, embalado em promessas de excedente, ignora os alertas estridentes do Conselho das Finanças Públicas e até do Presidente do Tribunal Constitucional, que, num gesto inédito, pediu […]