Nem tudo vale: quando o periodismo se transforma em marketing do lodo

Há uma diferença abissal entre informar e desinformar, entre investigar e inventar, e entre exercer o ofício com rigor e usar a pena como arma de arremesso a pedido de quem paga a conta.

Alguns sensacionalistas parecem ter esquecido essa fronteira, adulterando factos, distorcendo contextos, elevando o rumor e distorcendo a verdade, transformando a reputação alheia em matéria-prima descartável.

Não olham a meios, e apenas têm como objetivo, ofuscar a idoneidade e a integridade — pessoal, profissional ou política — e criar uma nuvem de suspeitas suficientemente densa, para que a vítima passe a vida a tentar sacudir as pulgas do sensacionalista, enquanto o autor se rebola no pó da própria frustração e do marketing negativo.

Na vida pública e privada, nem tudo vale. A política, o mundo empresarial e as relações humanas não são um pântano onde se “chafurda” impunemente. Quem usa a palavra para vilipendiar terceiros, muitas vezes por conta de interesses ocultos, não está a fazer periodismo, está a prestar um serviço sem ética. E a prestação dum serviço sem rigor e imparcialidade, quando se torna prática, corrói a confiança pública e transforma o debate em feira de acusações sem prova.

À Justiça o que é da Justiça, e aos incompetentes o que é dos incompetentes. Quem se esconde atrás de títulos sensacionalistas e de “fontes anónimas” que nunca se materializam, deveria pelo menos, assumir as consequências da sua leviandade. O espaço público não é um território sem lei, onde se pode destruir carreiras e famílias com a ligeireza de quem escreve um post e segue em frente.

Há quem confunda liberdade de expressão com licença para difamar. Há quem confunda “interesse público” com interesse de quem encomenda a peça. E há quem, incapaz de vencer no terreno das ideias e dos factos, prefira o atalho da calúnia e difamação. Esses não merecem o nome de “gazetistas”. Merecem, quando muito, o lugar que ocupam no pântano, a chafurdar, enquanto a sociedade, se tiver bom senso, continua a distinguir quem informa de quem apenas suja.

Nem todos conseguem sacudir as pulgas sem se rebolar no pó. Mas a dignidade e a integridade, essas, ainda não estão à venda.

Artigos do mesmo autor

Um dos arquitetos da Constituição de 1976 deixou cair a máscara com uma clareza cristalina: o Partido CHEGA “não tem direito” a designar juízes para o Tribunal Constitucional. Segundo esta visão, o partido pode votar no Parlamento, mas não participar na escolha dos guardiões da Lei Fundamental. O Partido CHEGA segundo o autor, defende medidas […]

Dia 19 de março de 2026, é Dia do Pai. Um dia que se deve celebrar todos os dias do ano: Alguém que acorda de madrugada, que enfrenta o trânsito infernal, que trabalha horas sem fim e que, ao chegar a casa, ainda encontra energia para acarretar o peso do equilíbrio familiar. Mas que celebração […]

As tempestades Kristin, Leonardo e Marta, que assolaram Portugal entre o final de janeiro e inícios de fevereiro de 2026, deixaram um rasto de destruição massiva e inédita: 16 mortos, centenas de feridos, milhares de desalojados e danos estimados em milhares de milhões de euros. Casas destruídas, infraestruturas colapsadas, cortes de telecomunicações, cortes de energia […]

A calamidade que atingiu a Região de Coimbra é mais do que um fenómeno meteorológico extremo: é um alerta humano e estrutural que expõe fragilidades acumuladas. Casas inundadas, estradas cortadas e atividades económicas paralisadas revelam que, quando vidas estão em risco, não basta invocar a fatalidade. Impõe-se uma reflexão séria sobre responsabilidade coletiva e visão […]

Em Portugal, a família constitui o pilar fundamental da sociedade, o alicerce da sustentabilidade demográfica e de soberania nacional. No entanto, a legislação atual sobre parentalidade revela-se frágil e desatualizada, incapaz de responder aos desafios contemporâneos. É imperativo rever esta legislação para reforçar a proteção da família, garantindo que pais e mães possam educar os […]