Nem tudo vale: quando o periodismo se transforma em marketing do lodo

Há uma diferença abissal entre informar e desinformar, entre investigar e inventar, e entre exercer o ofício com rigor e usar a pena como arma de arremesso a pedido de quem paga a conta.

Alguns sensacionalistas parecem ter esquecido essa fronteira, adulterando factos, distorcendo contextos, elevando o rumor e distorcendo a verdade, transformando a reputação alheia em matéria-prima descartável.

Não olham a meios, e apenas têm como objetivo, ofuscar a idoneidade e a integridade — pessoal, profissional ou política — e criar uma nuvem de suspeitas suficientemente densa, para que a vítima passe a vida a tentar sacudir as pulgas do sensacionalista, enquanto o autor se rebola no pó da própria frustração e do marketing negativo.

Na vida pública e privada, nem tudo vale. A política, o mundo empresarial e as relações humanas não são um pântano onde se “chafurda” impunemente. Quem usa a palavra para vilipendiar terceiros, muitas vezes por conta de interesses ocultos, não está a fazer periodismo, está a prestar um serviço sem ética. E a prestação dum serviço sem rigor e imparcialidade, quando se torna prática, corrói a confiança pública e transforma o debate em feira de acusações sem prova.

À Justiça o que é da Justiça, e aos incompetentes o que é dos incompetentes. Quem se esconde atrás de títulos sensacionalistas e de “fontes anónimas” que nunca se materializam, deveria pelo menos, assumir as consequências da sua leviandade. O espaço público não é um território sem lei, onde se pode destruir carreiras e famílias com a ligeireza de quem escreve um post e segue em frente.

Há quem confunda liberdade de expressão com licença para difamar. Há quem confunda “interesse público” com interesse de quem encomenda a peça. E há quem, incapaz de vencer no terreno das ideias e dos factos, prefira o atalho da calúnia e difamação. Esses não merecem o nome de “gazetistas”. Merecem, quando muito, o lugar que ocupam no pântano, a chafurdar, enquanto a sociedade, se tiver bom senso, continua a distinguir quem informa de quem apenas suja.

Nem todos conseguem sacudir as pulgas sem se rebolar no pó. Mas a dignidade e a integridade, essas, ainda não estão à venda.

Artigos do mesmo autor

Situações de violência juvenil e sénior, sempre ocorreram quer na cidade de Coimbra, quer no nosso distrito, quer no espectro Nacional. Em diversas situações, já não ocorrem somente por questões de definição de território “marginal”, por quesitos de toxicodependência, por assuntos derivados do alcoolismo ou mesmo, por querelas familiares. Devem-se analisar com bastante pormenor, que […]

Nas últimas semanas, para não dizer últimos meses, o nível de criminalidade tem aumentado sem precedentes em plena Cidade de Coimbra. A recorrência de assaltos à luz do dia e pela noite dentro, a habitações, espaços comerciais e até a espaços de cariz religioso, apenas se pode configurar como anarquia de segurança nesta cidade. A […]

Há muito que a esta urbe, simbolicamente lhe foi dado o nome da Terra da Saudade, assente na sua etimologia de cidade dos estudantes, dos amores trágicos e das amizades eternas. Alicerçada numa via de comunicação fluvial que satisfazia, quer as populações a norte do Distrito, quer a sul do mesmo, Coimbra é uma cidade […]

Coimbra, desde sempre, se pautou pelo bem-estar das pessoas e especialmente, por ser uma cidade de referência no que aos cuidados de saúde diz respeito. O que em 1932 começou por ser um Hospital Sanatório, contemplando 100 camas para tratar pessoas com problemas de Tuberculose, passados 40 anos, com a sua readaptação e reajustamento originou […]

A classe política democrática e não democrática, não passa, de uma complexidade e de um emaranhado de alianças periódicas, ideias por vezes “caprichosas”, opiniões económicas distintas, estudos estratégicos, planos técnicos pormenorizados e particularmente, “crenças” ideológicas, que nem sempre vão ao encontro das necessidades ou pretensas precisões da comunidade envolvente. Dizia Sá Carneiro que “A política […]