FC Porto sem Marcano, Pepê, Danny Namaso e Evanilson na estreia com Shakhtar

Os futebolistas Iván Marcano, Danny Namaso e Evanilson, todos lesionados, e Pepê, castigado, falharam hoje a convocatória do FC Porto para a estreia no Grupo H da Liga dos Campeões face aos ucranianos do Shakhtar Donetsk.

De acordo com uma nota publicada no sítio do clube `azul e branco`, o treinador Sérgio Conceição chamou 22 jogadores para o jogo de terça-feira, preterindo quatro dos cinco ausentes notados de manhã nos 15 minutos de treino abertos aos jornalistas, no Olival.

Se o inglês Danny Namaso tem recuperado de uma lesão na anca esquerda, o espanhol Iván Marcano e o brasileiro Evanilson sofreram na sexta-feira uma rotura ligamentar do joelho direito e uma entorse no joelho esquerdo, respetivamente, durante a vitória do FC Porto no terreno do Estrela da Amadora (1-0), para a quinta ronda da I Liga portuguesa.

No boletim clínico figura também o brasileiro Gabriel Veron, que ficou de fora da lista de jogadores inscritos pelos vice-campeões nacionais para a primeira fase da `Champions`.

Já o brasileiro Pepê vai cumprir suspensão no embate face ao campeão ucraniano, após ter sido expulso na receção aos italianos do Inter Milão (0-0), em março, da segunda mão dos oitavos de final da edição 2022/23 da prova, que implicou a eliminação do FC Porto.

Os `azuis e brancos`, vencedores da prova em 1986/87 e 2003/04, viajaram ao início da tarde para Hamburgo, na Alemanha, onde o Shakhtar Donetsk vai receber durante esta temporada os seus compromissos internacionais, devido à invasão da Rússia à Ucrânia.

A partir das 19:45 locais (18:45 em Lisboa), o treinador Sérgio Conceição e um jogador a designar vão falar em conferência de imprensa no Volksparkstadion, palco da partida de terça-feira, que arranca às 20:00 portuguesas, sob arbitragem do italiano Davide Massa.

O FC Porto vai iniciar a sua 27.ª presença, e quarta consecutiva, na Liga dos Campeões, sendo que a primeira ronda do Grupo H contempla ainda a receção dos espanhóis do FC Barcelona, dos internacionais lusos João Cancelo e João Félix, aos belgas do Antuérpia.

A primeira fase da 69.ª edição da principal prova europeia de clubes vai decorrer até 12 e 13 de dezembro e apura os dois melhores classificados de cada `poule` para os `oitavos`, estando a final prevista para 01 de junho de 2024, no Estádio de Wembley, em Londres.

Lista de 22 convocados:

– Guarda-redes: Diogo Costa e Cláudio Ramos.

– Defesas: João Mário, Jorge Sánchez, David Carmo, Fábio Cardoso, Pepe, Zaidu e Wendell.

– Médios: Marko Grujic, Alan Varela, Stephen Eustáquio, Nico González, Romário Baró, Iván Jaime e André Franco.

– Avançados: Galeno, Gonçalo Borges, Francisco Conceição, Mehdi Taremi, Toni Martínez e Fran Navarro.

Últimas de Desporto

O envolvimento de Portugal na organização do Mundial2030 de futebol, juntamente com Espanha e Marrocos, vai gerar uma receita fiscal próxima de 400 milhões de euros (ME), segundo um estudo da consultora PwC.
Pedro Proença vai concorrer à presidência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) nas eleições de fevereiro de 2025, anunciou hoje o líder da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e da Associação de Ligas Europeias.
A portuguesa Patrícia Sampaio, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Paris2024, terminou hoje a competição de -78 kg na terceira posição, ao vencer no combate pela medalha a japonesa Shori Hamada, por ippon.
O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) sagrou-se hoje campeão mundial de Fórmula 1 pela quarta vez consecutiva, apesar de ter terminado o Grande Prémio de Las Vegas, 22.ª ronda da temporada, na quinta posição.
O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) venceu hoje o Grande Prémio do Brasil de Fórmula 1, 21.ª ronda da temporada, depois de ter largado da 17.ª posição da grelha, e alargou a vantagem na liderança do campeonato.
O ex-atleta Domingos Castro foi hoje eleito novo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), com 60,9% dos votos, batendo as listas de Paulo Bernardo e Fernando Tavares, que obtiveram 21,9% e 10,9%, respetivamente.
Portugal procura hoje ficar mais perto dos quartos de final da Liga das Nações de futebol no duelo com a Polónia, em Varsóvia, adversário que necessita de triunfar para continuar na ‘luta’, na terceira jornada do Grupo A1.
O português Francisco Ordonhas sagrou-se hoje campeão europeu júnior de surf, depois de ter chegado à final do Pro Junior Raso, na Corunha, em Espanha, segunda e última etapa do Pro Junior europeu.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) sofreu múltiplas fraturas do rádio do braço direito, na sequência de uma queda sofrida nos treinos livres do Grande Prémio da Indonésia de MotoGP, mas uma eventual operação só acontecerá em Portugal.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) foi hoje o 11.º classificado da corrida sprint do Grande Prémio da Emilia Romagna de MotoGP, 14.ª das 20 rondas da temporada, ganha pelo bicampeão Francesco Bagnaia (Ducati).