Historiador nacionalista é o novo Presidente da Polónia

O historiador nacionalista Karol Nawrocki tomou hoje posse como Presidente da Polónia, depois de prestar juramento perante as duas câmaras do Parlamento.

© D.R.

Eleito para um mandato de cinco anos, Karol Nawrocki, de 42 anos, terá de trabalhar com o governo pró-europeu de Donald Tusk, uma coabitação que promete ser difícil, segundo a agência de notícias France-Presse (AFP).

Nawrocki sucede a Andrzej Duda como Presidente da Polónia, um país da União Europeia (UE) e da Organização do Tratado do Atlântico Norte, conhecida pela sigla inglesa NATO.

Últimas de Política Internacional

Cerca de vinte países árabes e muçulmanos condenaram hoje o plano israelita de tomar o controlo da cidade de Gaza, considerando-o uma "escalada perigosa".
O Conselho da União Europeia aprovou hoje o quarto pacote de ajuda à Ucrânia, no âmbito do mecanismo financeiro para o país, no valor de mais de 3,2 mil milhões de euros.
A Alemanha suspendeu a exportação de armas que Israel poderia usar em Gaza, após o anúncio do plano israelita para o controlo da cidade palestiniana, anunciou hoje o chanceler alemão, Friedrich Merz.
O chanceler alemão, Friedrich Merz, e o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, enaltecem os “esforços de mediação” de Donald Trump, avançou hoje Berlim, após o anúncio de um encontro entre o Presidente dos Estados Unidos e o da Rússia.
A defesa do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro apresentou esta quarta-feira um recurso para revogação da prisão domiciliária, com o argumento de que o ex-chefe de Estado não violou as restrições que lhe foram impostas.
O enviado norte-americano Steve Witkoff chegou esta quarta-feira a Moscovo para se reunir com a liderança russa, poucos dias antes do fim do prazo dado pelo Presidente norte-americano para que a Rússia cesse a ofensiva na Ucrânia.
O historiador nacionalista Karol Nawrocki tomou hoje posse como Presidente da Polónia, depois de prestar juramento perante as duas câmaras do Parlamento.
O Juiz do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil Alexandre de Moraes decretou hoje prisão domiciliária para o ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro por incumprimento de medidas cautelares impostas no processo de tentativa de golpe de Estado.
O presidente dos Estados Unidos anunciou hoje aumentos das tarifas sobre as importações da Índia em retaliação pela compra contínua de "grandes quantidades" de petróleo russo por Nova Deli.
A oposição paquistanesa denunciou hoje uma vaga de detenções contra membros do partido do antigo primeiro-ministro Imran Khan, na véspera de uma campanha de protesto a nível nacional para exigir que seja libertado.