Judoca Joana Crisóstomo alcança medalha de bronze no Open Europeu de Roma

©Comité Olimpico de Portugal

A portuguesa Joana Crisóstomo conquistou hoje a medalha de bronze no Open Europeu de judo de Roma, ao vencer a favorita britânica Kelly Petersen Pollard, com uma vantagem de waza-ari alcançada a 1.42 minutos do final.

A judoca, que tinha vencido dois combates, um já na repescagem, e perdido outro, nos quartos de final, entrou na luta pelo bronze sem ser favorita, diante de uma adversária habituada ao circuito mundial de elite e que é 17.ª do mundo na categoria de -70 kg.

Diante de Pollard, com quem tinha lutado uma única vez e perdido, no Open Europeu de Odivelas, Joana Crisóstomo teve ‘arte’ para dominar o combate do princípio ao fim, sem se atemorizar com a teórica vantagem da britânica.

A medalha de bronze de Joana Crisóstomo junta-se à alcançada por Raquel Brito neste Open, em -48 kg, no sábado.

A categoria Open está abaixo dos Grand Slam e Grand Prix, atribuindo menor número de pontos no circuito mundial – a vitória equivale apenas a 100 pontos – e veio substituir as antigas taças do mundo da modalidade.

Portugal competiu em Roma com 15 judocas e hoje, sem resultados de maior, estiveram também em ação Manuel Rodrigues, com uma vitória num combate, e Pedro Raposo (-81 kg), Diogo Brites (-100 kg), também com um triunfo, Vasco Rompão (+100 kg) e Carolina Paiva (-78 kg).

Últimas de Desporto

O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) venceu hoje o Grande Prémio do Brasil de Fórmula 1, 21.ª ronda da temporada, depois de ter largado da 17.ª posição da grelha, e alargou a vantagem na liderança do campeonato.
O ex-atleta Domingos Castro foi hoje eleito novo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), com 60,9% dos votos, batendo as listas de Paulo Bernardo e Fernando Tavares, que obtiveram 21,9% e 10,9%, respetivamente.
Portugal procura hoje ficar mais perto dos quartos de final da Liga das Nações de futebol no duelo com a Polónia, em Varsóvia, adversário que necessita de triunfar para continuar na ‘luta’, na terceira jornada do Grupo A1.
O português Francisco Ordonhas sagrou-se hoje campeão europeu júnior de surf, depois de ter chegado à final do Pro Junior Raso, na Corunha, em Espanha, segunda e última etapa do Pro Junior europeu.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) sofreu múltiplas fraturas do rádio do braço direito, na sequência de uma queda sofrida nos treinos livres do Grande Prémio da Indonésia de MotoGP, mas uma eventual operação só acontecerá em Portugal.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) foi hoje o 11.º classificado da corrida sprint do Grande Prémio da Emilia Romagna de MotoGP, 14.ª das 20 rondas da temporada, ganha pelo bicampeão Francesco Bagnaia (Ducati).
O canoísta Rui Lacerda conquistou hoje a medalha de bronze na prova de C1 dos mundiais de maratonas da Croácia, o segundo pódio luso em Metkovic.
Portugal somou hoje a sétima medalha nos Jogos Paralímpicos Paris2024, igualando o resultado de Pequim2008, com Carolina Duarte a arrecadar o bronze nos 400 metros, num dia em a natação conseguiu três finais e a canoagem uma.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) lamentou hoje ter tido uma qualificação e uma corrida sprint duras no Grande Prémio de São Marino de MotoGP, 13.ª ronda do Campeonato do Mundo, que terminou na 15.ª posição.
O português Miguel Monteiro sagrou-se hoje campeão paralímpico do lançamento do peso F40 nos Jogos Paris2024, com um lançamento a 11,21 metros, marca que constitui novo recorde da competição.