Julinho KSD, Nininho Vaz Maia e Wet Bed Gang “abrem” Festival do Crato

©cm-crato

Promovido pela Câmara de Crato, o festival arranca, no dia 22 de agosto, com as presenças em palco de Julinho KSD, Nininho Vaz Maia e Wet Bed Gang.

De acordo com a organização, o cartaz deste ano do certame aposta na presença de “alguns dos melhores artistas nacionais e internacionais”, prometendo ainda aos festivaleiros cinco dias de “grande animação”.

“Julinho KSD traz frescura e originalidade ao panorama musical nacional”, indicou o município, referindo que “o jovem ‘rapper’ da linha de Sintra mistura, com mestria, o crioulo, o português e o inglês num cocktail único e inimitável”.

Quanto a Nininho Vaz Maia “é, desde 2019, um dos grandes fenómenos nacionais depois de ter dado a conhecer ‘Raízes’, o seu álbum de estreia, já consagrado como Disco de Platina, e de ter esgotado os Coliseus de Lisboa e Porto”, apresentando, num estilo próprio, uma mistura entre flamenco, pop e tradição cigana.

Por seu turno, o coletivo Wet Bed Gang, formado por Gson, Kroa, Zara G e Zizzy, “já uma das principais referências do ‘hip hop’ nacional”, disse a organização.

Além dos concertos, vai também realizar-se, em paralelo e num espaço contíguo, como é habitual, a Feira de Artesanato e Gastronomia do Concelho do Crato, que cumpre este ano a 37.ª edição.

Nesse espaço, os visitantes vão poder também adquirir produtos regionais, peças de artesanato nacionais e internacionais e saborear vários pratos ligados à comida tradicional.

A organização anunciou ainda que tem para oferecer aos festivaleiros uma zona de “camping ocasional” e recordou que, durante os dias do festival de música, estão agendadas “after-hours com DJs”, entre outras iniciativas.

As entradas na Feira de Artesanato e Gastronomia são gratuitas, enquanto o Festival do Crato tem entradas pagas, encontrando-se já à venda os bilhetes diários e os passes para os cinco dias do evento musical.

Últimas de Cultura

A Arte Equestre Portuguesa foi hoje classificada Património Imaterial Cultural da Humanidade, na reunião do comité responsável da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
A Câmara de Paris homenageou a escritora portuguesa Agustina Bessa-Luís dando o seu nome a uma biblioteca, numa iniciativa para promover a literatura portuguesa contemporânea e a obra da autora com uma ligação a Paris.
Conflitos, imigração, INEM e polícia são algumas das dez palavras finalistas para a escolha de “A palavra do Ano”, uma iniciativa da Porto Editora para apurar os vocábulos mais pesquisados e que refletem os temas que marcaram o ano.
A Parques de Sintra-Monte da Lua foi distinguida nos World Travel Awards na categoria de “Melhor Empresa do Mundo em Conservação”, pelo 12.º ano consecutivo, desde 2013, anunciou hoje a sociedade que gere os monumentos e parques sintrenses.
O Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, vai iniciar em 2025 uma expansão do parque dedicada à arquitetura contemporânea, num investimento de sete milhões de euros que inclui obras de Souto Moura, Siza Vieira e Koolhaas.
O único Pai Natal certificado da Península Ibérica vai levar, em dezembro, uma mensagem de boas festas e uma 'prendinha' didática às crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo do concelho de Vagos, anunciou a Câmara Municipal.
O presidente da Museus e Monumentos de Portugal mostrou-se hoje preocupado com o facto de vários equipamentos tutelados pela empresa pública em Lisboa estarem fechados para obras em 2025, coincidindo com uma campanha turística focada no património.
O Teatro Campo Alegre, no Porto, acolhe nos dias 29 e 30 a Mostra Estufa, uma iniciativa da companhia Erva Daninha, que funciona como "incubadora de novos criadores e propostas emergentes" de circo contemporâneo, foi hoje anunciado.
A obra de Jean Painlevé, pioneiro do cinema documental que desvendou a vida subaquática, é exposta pela primeira vez em Portugal, na Culturgest, em Lisboa, numa revelação do investigador da Sorbonne que foi parte do surrealismo francês.
A proposta da Arte Equestre Portuguesa a Património Imaterial da Humanidade vai ser analisada em dezembro, na reunião do Comité intergovernamental da UNESCO, em Assunção, no Paraguai, disse à agência Lusa fonte da candidatura.