Antigos combatentes reúnem-se para homenagear quem “serviu o país”

© Movimento Cívico de Antigos Combatentes

O 30.º encontro nacional de homenagem aos combatentes realiza-se no sábado, Dia de Portugal, em Lisboa, para lembrar todos os militares que serviram o país, numa cerimónia em que vai ser lida uma mensagem do Presidente da República.

O encontro vai decorrer junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar, em Belém, e pretende reunir todos os cidadãos que queiram “celebrar Portugal e prestar homenagem” aos militares que foram “chamados a servir o seu país”.

Em declarações à Lusa, o secretário da Comissão Executiva para a homenagem nacional aos combatentes deste ano, coronel José Evaristo, disse que este encontro é dinamizado por uma “organização da sociedade civil”, que pretende prestar homenagem “a todos quantos combateram por Portugal: no Ultramar e não só, também na Índia”, independentemente “de cores políticas ou religiões”.

Segundo o coronel, vão estar representadas nesta cerimónia várias associações “que vêm de toda a parte do país”.

O responsável detalhou o programa do encontro, que tem início pelas 10:30 com uma missa na Igreja de Santa Maria no Mosteiro dos Jerónimos, “por intenção de Portugal e de sufrágio pelos combatentes que tombaram pela pátria”, celebrada pelo bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, Rui Manuel Sousa Valério.

Perto das 12:15 terá início a cerimónia junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar, no Forte do Bom Sucesso, em Belém, que arranca com um discurso de abertura do presidente da Comissão Executiva, vice-almirante António Duarte, seguindo-se a leitura de uma mensagem enviada pelo Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Marcelo Rebelo de Sousa.

O encontro vai também contar com uma cerimónia inter-religiosa – católica e muçulmana -, detalhou o coronel José Evaristo, seguindo-se uma homenagem aos mortos, com deposição de flores.

O Hino Nacional vai ser cantado pelo coro infantil da Casa Pia de Lisboa e tocado pela banda da Guarda Nacional Republicana (GNR), ao mesmo tempo que um navio da Marinha executará uma salva de tiros.

O fim da cerimónia é marcado pela passagem de aeronaves da Força Aérea e logo após o encontro haverá um almoço de convívio, “fornecido pela Marinha”, detalhou o coronel.

Frisando que a organização “não se mete nem em manifestações, nem tem objetivos políticos”, o responsável insistiu que “o objetivo fundamental é homenagear todos aqueles que combateram por Portugal” sendo que “alguns, muitos deles, ficaram lá”.

O coronel lembrou encontros de anos anteriores dizendo que muitos dos antigos combatentes “vêm agora já acompanhados pelos netos também, e isso é uma coisa que emociona”.

Últimas do País

Uma equipa da Comissão Europeia está entre hoje e quarta-feira em Lisboa para realizar uma avaliação "sem pré-aviso" às condições de segurança nas fronteiras áreas e marítimas portuguesas, avançou à Lusa o Sistema de Segurança Interna (SSI).
A procura das urgências hospitalares, do SNS 24 e do INEM aumentou entre 1 e 7 de dezembro, impulsionada pelo aumento de casos de gripe e infeções respiratórias, que atingiram níveis superiores aos de épocas anteriores, segundo a DGS.
O número de focos de gripe das aves em Portugal desde o início do ano subiu para 50, após terem sido confirmados mais quatro nos distritos de Santarém, Faro e Leiria, indicou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
O Tribunal Constitucional (TC) declarou hoje inconstitucionais normas do decreto do parlamento que revê a Lei da Nacionalidade e de outro que cria a perda de nacionalidade como pena acessória no Código Penal.
O Hospital Curry Cabral, em Lisboa, realizou o primeiro transplante renal realizado integralmente por cirurgia robótica em Portugal, com o pai a doar o rim à filha, estando ambos a recuperar bem, anunciou hoje a ULS São José.
Portugal voltou a perder população para o estrangeiro. Depois da pandemia, a emigração acelerou e atingiu em 2023 o valor mais elevado dos últimos cinco anos, confirmando que milhares de portugueses continuam a procurar fora do país aquilo que não encontram cá dentro: trabalho, estabilidade e oportunidades.
Os Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH) rejeitam as críticas que lhes foram dirigidas no fim de semana pelo presidente do INEM, lembram que sempre estiveram "na linha da frente" e que ignorar estes profissionais é "desperdiçar conhecimento".
Seis distritos de Portugal continental vão estar sob aviso laranja, o segundo mais elevado, entre terça e quarta-feira, devido a agitação marítima, anunciou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Um sismo de magnitude 3,5 na escala de Richter foi hoje sentido no concelho de Évora, sem causar danos pessoais ou materiais, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A GNR deteve até 30 de novembro 12.506 pessoas por condução sob o efeito do álcool e 76 sob influência de substâncias psicotrópicas, drogas e outros produtos, informou esta segunda-feira a Guarda numa nota para assinalar a operação 'Roadpool'.