Problema no sistema impede farmácias de aceder às receitas eletrónicas

© D.R.

Um problema no sistema de acesso à prescrição eletrónica de medicamentos está a impossibilitar as farmácias de aviar receitas dos utentes no país, confirmou à Lusa a presidente da Associação Nacional das Farmácias (ANF).

“Estamos com problemas em todo o país no acesso à prescrição eletrónica. Sabemos que os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) estão a tentar encontrar a origem do problema para o resolver”, adiantou Ema Paulino.

Segundo disse a presidente da ANF, as dificuldades de acesso ao sistema surgiram hoje de manhã, sendo parcialmente resolvidas, mas os “problemas voltaram a ocorrer da parte da tarde e ainda não foi encontrada a sua origem”.

“Da nossa parte estamos a aguardar, porque se trata precisamente de um erro no acesso ao sistema de prescrição por parte das farmácias, que é transversal a todos os sistemas informáticos das farmácias”, explicou a presidente da ANF.

“Neste momento [cerca das 17:00], não é possível aceder às prescrições eletrónicas”, adiantou Ema Paulino, que tem a expectativa que a situação esteja resolvida em breve, apesar de ainda não ter uma previsão para isso.

A responsável da ANF referiu ainda que existe um sistema que pode ser consultado através de um código que se encontra nos guias de tratamento impressos, mas trata-se de uma solução `offline´ que não está atualizada permanentemente.

“Não é uma solução que possa ser utilizada com segurança por todas as farmácias”, reconheceu.

“Quando temos este tipo de problemas de acesso à prescrição eletrónica, são transitórios e acabam por se resolvidos às vezes em minutos ou em pouco mais de hora, mas este está a prolongar-se um pouco mais”, referiu ainda Ema Paulina.

Últimas do País

A Polícia Judiciária deteve no Algarve um homem de 37 anos processado pelas autoridades brasileiras por suspeitas de crimes de abuso sexual de crianças e pornografia de menores, foi hoje anunciado.
A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) realiza esta quinta-feira um plenário de protesto no aeroporto de Lisboa devido à ausência de resposta do Governo em resolver os problemas dos polícias que estão nas fronteiras aéreas.
O Ministério do Ambiente e Energia foi hoje alvo de buscas por parte da Polícia Judiciária, na sequência das anteriormente efetuadas na empresa Transtejo, por suspeita de fraude na obtenção de subsídios, segundo fonte ligada ao processo.
A Inspeção-geral da Saúde está a analisar se há indícios de responsabilidade financeira em três conselhos de administração do hospital de Santa Maria, incluindo o que foi liderado pela ministra da saúde, Ana Paula Martins.
A Transtejo foi hoje alvo de buscas por suspeitas de fraude na obtenção de subsídios, estando em causa 17 milhões de euros, anunciou a Polícia Judiciária, indicando que a operação decorreu de um inquérito dirigido pela Procuradoria Europeia.
Portugal teve a segunda maior quebra no índice de produtividade do trabalho agrícola, de 10,7%, em 2025, tendo o indicador aumentado 9,2% na UE em comparação com o ano anterior, divulga hoje o Eurostat.
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) alertou hoje para esquemas de recomendações de investimento fraudulentos em redes sociais, em particular em grupos de WhatsApp, que podem servir como um meio para manipulação de mercado.
Um homem de 29 anos foi detido hoje em Lisboa por suspeita de crimes de abuso sexual sobre uma mulher de 21 anos que se encontrava alegadamente em estado de embriaguez, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
Três pessoas foram detidas e várias armas foram apreendidas hoje de manhã no âmbito de uma operação de prevenção criminal nas freguesias dos Olivais e Marvila, em Lisboa, disse à Lusa fonte da PSP.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu esta quarta-feira o aviso laranja emitido para seis distritos do norte e centro de Portugal continental devido à previsão de agitação marítima forte até sábado. O IPMA tinha emitido anteriormente aviso laranja até quinta-feira.