12 Junho, 2024

Ministros gregos tomam posse após triunfo da direita por maioria absoluta

© Facebook | Kyriakos Mitsotakis

Os ministros do segundo Governo do conservador Kyriakos Mitsotakis tomaram hoje posse após a vitória por maioria absoluta da Nova Democracia (ND, direita) nas legislativas gregas de domingo, que lhe permite manter o poder que obteve desde 2019.

Onovo Executivo inclui 24 ministros, com apenas sete novos membros e com algumas mudanças de pastas. O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, Nikos Dendias, assume a Defesa, enquanto a diplomacia será entregue a Giorgios Gerapetritis, um próximo aliado de Mitsotakis, e com a Finanças a cargo de Kostis Chatzidakis.

A Presidente grega, Katerina Sakellaropoulou, esteve presente na cerimónia de posse dos ministros, com a primeira reunião do Executivo prevista para quarta-feira. Este ato terminou com um período de transição e um chefe de governo interino, após nenhum partido ter obtido uma maioria nas eleições de maio que lhe permitisse evitar coligações.

As eleições de domingo ficaram assinaladas por uma elevada abstenção (47,17%), e pela entrada de oito partidos no parlamento, onde a direita radical voltará a ter representação.

A ND garantiu 40,56% dos votos expressos e 158 dos 300 deputados — beneficiando do bónus de 50 deputados para a formação mais votada — enquanto o Syriza (esquerda), segunda força política, apenas obteve 17,83% e 48 lugares.

Agência Lusa

Agência Lusa

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Newsletter

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados