Terceiro e último dia de greve dos farmacêuticos com adesão de 90%

© D.R.

A adesão à greve dos farmacêuticos do Serviço Nacional de Saúde, que termina hoje, ronda os 90% de adesão, um valor idêntico ao registado nos outros dois dias de paralisação, disse à Lusa um dirigente sindical.

O presidente do Sindicato Nacional dos Farmacêuticos, Henrique Reguengo, adiantou que os dados estão dentro do esperado, porque “não há motivos para que os farmacêuticos tenham outra atitude que não seja de aderir a uma greve que procura chamar a atenção do Governo para a situação dos farmacêuticos no Serviço Nacional de Saúde (SNS)”.

Questionado sobre os serviços afetados pela greve, o dirigente sindical explicou que os farmacêuticos estão em três especialidades: farmácia hospitalar, análises clínicas e genética humana, que são transversais a todos os serviços clínicos.

“Não há serviço clínico num hospital que não utilize medicação, que não utilize análises clínicas, que não utilize testes genéticos e, portanto, quando nós, que estamos na base de tudo isso, paramos, é óbvio que todo o serviço do hospital é afetado e não conseguirá nunca funcionar de um modo normal”, vincou.

Para Henrique Reguengo, “o grande problema para os farmacêuticos” é que são poucos e trabalham “na segunda linha”.

“Somos invisíveis, normalmente. Eu costumo dizer que as pessoas podem vir a um hospital serem tratadas, saírem bem, e isso ter sido feito sempre com farmacêuticos a trabalharem em prol da sua saúde e nunca se terem sequer apercebido disso. Portanto, infelizmente, é fácil ao poder político às vezes ignorar-nos”, disse.

O sindicalista alertou que, se a situação não se alterar, “o Serviço Nacional de Saúde vai acabar por ficar sem farmacêuticos” e toda a estrutura vai ficar em causa, algo que “o Governo teima em ignorar”.

O líder sindical disse que o Governo não fez qualquer contacto com o sindicato durante os três dias de greve e manifestou esperança de que, “quando for chamado à razão, não seja tarde demais”.

“Infelizmente, o Governo continua a comportar-se connosco no modo incompreensível”.

Ao longo destes meses, o sindicato tem tido algumas reuniões como o Governo, mas, segundo Henrique Reguengo, os encontros são em vão.

“O problema é que o Governo se recusa a pôr em cima da mesa o que é necessário discutir. Quer apenas discutir os problemas que dizem respeito unicamente ao Ministério da Saúde e recusa-se a chamar para a mesa das negociações, quer o Ministério das Finanças, quer a administração pública e, portanto, esvazia completamente qualquer possibilidade de negociação”, lamentou Henrique Reguengo.

A valorização da profissão, com a consequente revisão e atualização das grelhas salariais face às habilitações académicas e profissionais, a contagem integral do tempo de serviço no SNS para efeitos de promoção e progressão na carreira e a vinculação efetiva dos farmacêuticos a exercer nos serviços públicos com contratos precários são algumas das reivindicações dos profissionais.

Últimas do País

Mais de 200 estradas estão hoje cortadas ao trânsito no país devido ao mau tempo, entre autoestradas, estradas nacionais, municipais e itinerários complementares, sendo Coimbra o distrito com mais vias interditas à circulação, segundo a GNR.
Três serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia vão estar encerrados no sábado e dois no domingo, na região Centro e em Setúbal, segundo as escalas publicadas no Portal do SNS.
As apreensões de botijas de óxido nitroso, substância psicoativa conhecida como "gás do riso", aumentaram quase 15 vezes entre 2023 e 2025, passando de 175 para 2.615, revelam dados hoje divulgados pela GNR à agência Lusa.
Um homem foi acusado pela prática de quatro crimes de terrorismo, sendo dois por incitamento e outros dois por glorificação deste tipo de práticas, informou hoje o Ministério Público (MP).
A idade mediana na União Europeia (UE) subiu 2,1 anos desde 2015 ao fixar-se em 44,9 anos em 2025, sendo Portugal um dos países mais envelhecidos do espaço comunitário, divulgou hoje o Eurostat.
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra ativou hoje o Plano de Emergência Interno (PEI) e acionou o Gabinete de Crise para acompanhar a situação do mau tempo na região de Coimbra.
Um homem de 45 anos, procurado pelas autoridades do Reino Unido por suspeitas de abuso sexual da enteada menor, foi detido esta quinta-feira no concelho de Viseu.
O Hospital Pediátrico de Coimbra está sem qualquer professor para ensinar as crianças internadas, admitiu hoje a Unidade Local de Saúde, uma situação que a associação Acreditar considera um recuo nos direitos das crianças com cancro.
O número de clientes da E-Redes sem abastecimento de energia elétrica no continente voltou a subir, sendo hoje de 45 mil, devido ao surgimento de novas avarias e inundações, a maioria nas zonas de maior impacto da depressão Kristin.
Os comboios de longo curso na Linha ferroviária do Norte entre o Porto e Lisboa foram suspensos por razões de segurança devido ao agravamento do estado do tempo e sem previsão de retoma, segundo a CP.