São já 8 arguidos no inquérito que investiga a academia BSports

©facebook.com/servicodeestrangeirosefronteiras

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) constituiu hoje mais um arguido, o oitavo, no processo que envolve sócios gerentes da academia de futebol BSports, em Riba de Ave, Vila Nova de Famalicão, suspeitos de tráfico de seres humanos.

Em comunicado, o SEF refere que deu cumprimento a um mandado de busca domiciliária na cidade de Paredes, distrito do Porto, e constituiu arguido um cidadão português, na sequência do inquérito que corre termos no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Paredes, “e que visa investigar a conduta dos sócios gerentes da Academia BSports”, situada no distrito de Braga.

Fonte judicial disse hoje à agência Lusa que o inquérito passa a ter oito arguidos — cinco sociedades e três pessoas singulares -, acrescentando que este último arguido trata-se de Manuel Cardoso, primo do ex-presidente da Assembleia Geral da Liga de Clubes Mário Costa, também arguido e responsável por aquela academia, que renunciou ao cargo após as buscas de que foi alvo.

No comunicado, o SEF indica que, “no decorrer da busca domiciliária, em que estiveram envolvidos oitos inspetores do SEF, foram apreendidos diversos documentos e material informático, relacionados com a atividade da academia e dos seus clubes satélites”.

“No âmbito da operação ‘El Dourado’, realizada no passado dia 12 de junho, o SEF já havida dado cumprimento a cinco mandados de busca judiciais, tendo, na altura, constituído arguidos dois cidadãos portugueses e cinco sociedades”, lê-se na nota do SEF.

Os dois cidadãos portugueses constituídos arguidos em junho foram Mário Costa e o seu pai.

Aquando das buscas à academia BSports, foram identificados 114 jovens jogadores, oriundos da América do Sul, de África e da Ásia, que estariam todos em situação irregular no país.

Em comunicado divulgado nessa ocasião, o SEF dava conta de que sinalizou 47 vítimas de tráfico de pessoas, das quais 36 menores e nove jovens adultos.

No total, foram identificados 85 estrangeiros, entre adultos e menores.

Durante as buscas realizadas em junho, o SEF apreendeu documentos, nomeadamente passaportes e cartões de residência, que não estavam na posse dos seus titulares, os menores em causa.

Fonte judicial adiantou hoje à Lusa que a grande maioria das alegadas vítimas, todos menores, já foi ouvida no Tribunal de Penafiel para memória futura, acrescentando que, após as férias judiciais, deve começar a inquirição de testemunhas.

A investigação acredita que os jovens atletas eram recrutados na América do Sul, em África e na Ásia e vinham para Portugal com a promessa de contrato, válido por 11 meses, e seriam impedidos de sair da academia, caso os pais quisessem interromper a sua formação ou não tivessem coberto o pagamento previsto.

As famílias pagariam entre 500 e 1.800 euros por mês para a formação, treino e alojamento dos jovens atletas.

Os atletas seriam acolhidos, alegadamente, em condições precárias, passando fome e frio.

Últimas do País

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e 11 meses em 2027, um aumento de dois meses face ao valor estabelecido para 2026, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.
O número de pedidos para indemnizações por abusos sexuais na Igreja Católica aumentou para 93, disse hoje a coordenadora do Grupo VITA.
O Estado está a ser ultrapassado dentro da sua própria casa: cerca de 300 fogos públicos foram tomados ilegalmente e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) admite não ter mãos a medir. Lisboa lidera o caos, os despejos duplicam e a vigilância é impossível num património espalhado por 493 bairros.
O presidente da associação de médicos tarefeiros, que hoje se reuniu com o Ministério da Saúde, prevê entregar à tutela até ao final do ano as suas propostas para disciplinar a prestação de serviços nos hospitais públicos.
A Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) avalia os quase dois anos de expansão das Unidades Locais de Saúde (ULS) como “acidentados” num país onde as assimetrias criaram integração de cuidados “muito diferente nos vários locais”.
Elementos do Departamento de Investigação Criminal (DIC) da PSP do Porto terminaram ao início desta manhã de realizar buscas a “várias residências dos Super Dragões no distrito do Porto, avançou fonte da PSP do Porto.
A Polícia Judiciária está a realizar hoje buscas na Câmara Municipal de Coruche, no distrito de Santarém, confirmou à Lusa a força de segurança, sem revelar mais pormenores sobre a operação.
No último dia de votações na especialidade do Orçamento do Estado para 2026, a proposta do CHEGA foi aprovada com votos a favor do PSD e CDS-PP, votos contra de PS, PCP, BE, Livre e PAN e abstenção da IL.
O parlamento aprovou hoje duas propostas de alteração do CHEGA sobre a construção de autoestradas, em Coimbra e Castelo Branco, bem como uma iniciativa para o lançamento da obra do IC6 em Seia.
A Associação Nacional de Escolas de Condução Automóvel (ANIECA) alertou esta quarta-feira para a escalada de fraudes nos exames práticos e teóricos de condução, com recurso a equipamentos escondidos ou até "duplos", e exigiu medidas imediatas para travar a escalada.