Treze distritos sob aviso laranja entre domingo e segunda-feira por causa do tempo quente

© D.R

Os distritos de Évora, Faro, Setúbal, Santarém, Leiria, Beja, Castelo Branco e Portalegre estarão sob aviso laranja no domingo por causa do tempo quente, situação que se estenderá na segunda-feira a Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra e Lisboa, segundo o IPMA.

Além de avisos laranjas (o segundo mais grave de uma escala de quatro), há um aviso vermelho (o mais grave) para o distrito de Lisboa, que vigorará entre as 00:00 de domingo e as 00:00 de segunda-feira, devido à “persistência de valores extremamente elevados da temperatura máxima”, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No período entre as 18:15 de hoje e as 18:00 de terça-feira, há avisos amarelos (o segundo menos grave) para todos estes 13 distritos, a que acresce Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga, ou seja, todos os 18 distritos de Portugal continental.

O IPMA emitiu também avisos amarelos para o arquipélago da Madeira, nomeadamente costa norte, costa sul e Porto Santo, entre as 18:13 de hoje e as 18:00 de terça-feira.

Dos 13 distritos de Portugal continental sob aviso laranja, Faro, Setúbal e Lisboa estão sujeitos a este alerta desde as 18:15 de hoje, mas terá duração diferente entre os três.

Em Faro, o aviso laranja vigorará até às 00:00 de segunda-feira, passando para aviso amarelo até às 00:00 de terça-feira. Em Setúbal, prevê-se até às 18:00 de terça-feira, sem redução para amarelo. Em Lisboa, o aviso laranja estará em vigor até às 00:00 de domingo, passando para vermelho até às 00:00 de segunda-feira e, depois, novamente para laranja até às 00:00 de terça-feira, seguindo-se amarelo até às 18:00 de terça-feira.

A partir das 00:00 de domingo, Évora, Santarém, Leiria, Beja, Castelo Branco e Portalegre estarão sob aviso laranja, que vigorará até terça-feira, alguns até às 00:00 e outros até 18:00.

Na segunda-feira, a partir das 00:00, até às 18:00 de terça-feira, ficam também sob aviso laranja os distritos de Bragança, Viseu e Coimbra.

Apenas sujeitos a aviso amarelo, das 00:00 de domingo até às 18:00 de terça-feira, estão os distritos do Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga.

“O estado do tempo em Portugal continental está a ser influenciado por um anticiclone localizado a norte dos Açores, que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia, originando uma circulação de leste, permitindo uma situação meteorológica de tempo quente e seco”, indicou o IPMA.

De acordo com o instituto responsável pelo serviço meteorológico, este sábado registou-se uma subida generalizada dos valores de temperatura máxima, com valores acima de 30 graus Celsius em quase todo o território, salientando-se alguns locais das regiões centro e sul, com valores observados entre 35 e 40 graus.

Entre domingo e quarta-feira, “a temperatura máxima deverá variar entre 35 e 40 graus na maior parte do território, com exceção da faixa costeira ocidental, podendo atingir valores superiores a 40 graus no interior”, informou o IPMA, referindo que as noites deverão ser quentes.

“A persistência de tempo quente deverá manter-se, pelo menos, até dia 08 [terça-feira], a partir do qual se prevê uma descida gradual dos valores de temperatura”, adiantou, explicando que essa descida deverá ocorrer na região sul na terça-feira, alargando-se ao restante território nos dois dias seguintes.

Últimas do País

Três sismos de magnitudes 1,9, 2,0 e 2,6 na escala de Richter foram sentidos esta quinta-feira, 20 de novembro, na ilha Terceira, nos Açores, revelou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
O Tribunal Judicial de Elvas decretou hoje a prisão preventiva de um dos três detidos pela PSP, na segunda-feira, naquela cidade, suspeitos do crime de tráfico de droga, revelou fonte daquela força de segurança.
O Estado português está a gastar mais de 40 milhões de euros anuais só com reclusos estrangeiros, uma despesa que dispara num sistema prisional já sobrelotado e em tensão crescente. Os números oficiais mostram que Portugal paga cada vez mais, mas recupera cada vez menos.
A proporção de jovens internados em centros educativos abrangidos pelo Sistema de Promoção e Proteção atingiu em 2023 o valor mais alto de sempre, chegando aos 90%, contra 63% registados em 2016, foi hoje anunciado.
A Ordem dos Psicólogos Portugueses apelou hoje ao Governo mais investimento na promoção de competências parentais e prevenção de maus-tratos infantis nos primeiros 1.000 dias de vida, defendendo que seria gerador de um retorno positivo para a sociedade.
O Tribunal da Relação do Porto (TRP) condenou a cinco anos e 10 meses de prisão efetiva um homem que tinha sido absolvido de abusar sexualmente de uma filha com quatro anos, em Aveiro.
Quase metade da população portuguesa já foi vítima de algum tipo de violência ao longo da vida, com particular incidência nas mulheres, as principais vítimas de violência sexual, na intimidade ou de assédio, segundo uma análise divulgada esta quinta-feira.
Os trabalhadores da administração pública cumprem na sexta-feira uma greve contra o pacote laboral apresentado pelo Governo, sendo a educação e a saúde os setores que deverão ser mais afetados, disse fonte da Federação de sindicatos independentes.
Um homem de 48 anos foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas de burla qualificada em negócios de imóveis no distrito de Setúbal, com lucro ilícito de mais de três milhões de euros, segundo comunicado oficial de hoje.
Um foco de gripe aviária foi detetado numa exploração de galinhas reprodutoras no concelho de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, anunciou hoje a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).