Treze distritos sob aviso laranja entre domingo e segunda-feira por causa do tempo quente

© D.R

Os distritos de Évora, Faro, Setúbal, Santarém, Leiria, Beja, Castelo Branco e Portalegre estarão sob aviso laranja no domingo por causa do tempo quente, situação que se estenderá na segunda-feira a Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra e Lisboa, segundo o IPMA.

Além de avisos laranjas (o segundo mais grave de uma escala de quatro), há um aviso vermelho (o mais grave) para o distrito de Lisboa, que vigorará entre as 00:00 de domingo e as 00:00 de segunda-feira, devido à “persistência de valores extremamente elevados da temperatura máxima”, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No período entre as 18:15 de hoje e as 18:00 de terça-feira, há avisos amarelos (o segundo menos grave) para todos estes 13 distritos, a que acresce Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga, ou seja, todos os 18 distritos de Portugal continental.

O IPMA emitiu também avisos amarelos para o arquipélago da Madeira, nomeadamente costa norte, costa sul e Porto Santo, entre as 18:13 de hoje e as 18:00 de terça-feira.

Dos 13 distritos de Portugal continental sob aviso laranja, Faro, Setúbal e Lisboa estão sujeitos a este alerta desde as 18:15 de hoje, mas terá duração diferente entre os três.

Em Faro, o aviso laranja vigorará até às 00:00 de segunda-feira, passando para aviso amarelo até às 00:00 de terça-feira. Em Setúbal, prevê-se até às 18:00 de terça-feira, sem redução para amarelo. Em Lisboa, o aviso laranja estará em vigor até às 00:00 de domingo, passando para vermelho até às 00:00 de segunda-feira e, depois, novamente para laranja até às 00:00 de terça-feira, seguindo-se amarelo até às 18:00 de terça-feira.

A partir das 00:00 de domingo, Évora, Santarém, Leiria, Beja, Castelo Branco e Portalegre estarão sob aviso laranja, que vigorará até terça-feira, alguns até às 00:00 e outros até 18:00.

Na segunda-feira, a partir das 00:00, até às 18:00 de terça-feira, ficam também sob aviso laranja os distritos de Bragança, Viseu e Coimbra.

Apenas sujeitos a aviso amarelo, das 00:00 de domingo até às 18:00 de terça-feira, estão os distritos do Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga.

“O estado do tempo em Portugal continental está a ser influenciado por um anticiclone localizado a norte dos Açores, que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia, originando uma circulação de leste, permitindo uma situação meteorológica de tempo quente e seco”, indicou o IPMA.

De acordo com o instituto responsável pelo serviço meteorológico, este sábado registou-se uma subida generalizada dos valores de temperatura máxima, com valores acima de 30 graus Celsius em quase todo o território, salientando-se alguns locais das regiões centro e sul, com valores observados entre 35 e 40 graus.

Entre domingo e quarta-feira, “a temperatura máxima deverá variar entre 35 e 40 graus na maior parte do território, com exceção da faixa costeira ocidental, podendo atingir valores superiores a 40 graus no interior”, informou o IPMA, referindo que as noites deverão ser quentes.

“A persistência de tempo quente deverá manter-se, pelo menos, até dia 08 [terça-feira], a partir do qual se prevê uma descida gradual dos valores de temperatura”, adiantou, explicando que essa descida deverá ocorrer na região sul na terça-feira, alargando-se ao restante território nos dois dias seguintes.

Últimas do País

As ovelhas estão a salvo na Queijaria do Paul, no concelho da Covilhã, mas a maioria dos 100 hectares de pasto arderam com o fogo. Num setor difícil, olha-se com desconfiança para o futuro e procura-se continuar a resistir.
Os tribunais voltam a funcionar em pleno, depois de um mês e meio de férias judiciais, com a continuação e início de julgamentos mediáticos como o caso BES, Operação Marquês e a morte de Odair Moniz.
Quatro serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia vão estar encerrados no sábado e três no domingo, de acordo com o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) consultado pela Lusa às 14h00 de hoje.
Um casal de ourives que seguia hoje para a Feira de Santana em Leça do Balio, em Matosinhos, foi emboscado no caminho por indivíduos armados, revelou à Lusa fonte da PSP.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve 306 pessoas no primeiro semestre deste ano por suspeita de violência doméstica, período em que foram constituídos 3.404 arguidos pelo mesmo crime, anunciou hoje aquela força de segurança.
O incêndio em Vinhais, distrito de Bragança, já está com "grande parte do perímetro controlado", disse hoje à Lusa o comandante sub-regional de Trás-os-Montes da Proteção Civil.
Um homem de 66 anos foi detido por suspeita do crime de violência doméstica cometido na quarta-feira contra a sua mulher, na residência do casal, numa freguesia do concelho de Aveiro, informou hoje a PSP.
Os incêndios que afetaram o país levaram a "cancelamentos massivos" de reservas em hotéis, alojamentos e restaurantes, em plena época alta, ameaçando comprometer os resultados de 2025, disse hoje à Lusa a AHRESP, que aguarda medidas de apoio ao setor
Em 2024, 5,1% dos portugueses em risco de pobreza não tinham acesso a uma refeição que contivesse carne, peixe ou um equivalente vegetariano, a cada dois dias.
Sete casas de primeira habitação e de emigrantes arderam no concelho de Sernancelhe, assim como 39 devolutas, revelou hoje o presidente desta Câmara do distrito de Viseu.