13 Junho, 2024

Ucrânia e Moldova associam-se à Iniciativa os Três Mares

©ecb.europa.eu

A designada Iniciativa dos Três Mares (3SI), um grupo de países da União Europeia (UE) ao centro, norte e sudeste da Ucrânia, decidiu hoje no decurso de uma cimeira em Budapeste aceitar a Ucrânia e Moldova como membros associados.

Os líderes do 3SI também decidiram incluir a Grécia como 13º país membro, e que acrescenta um quarto mar (o Egeu) à iniciativa, a par do mar Adriático, mar Negro e mar Báltico.

Com a sua adesão na qualidade de países associados ao 3SI, a Ucrânia e a Moldova aproximam-se mais da UE e poderão ter acesso a instrumentos de cooperação, assegurou o Presidente romeno Klaus Iohannis.

Bucareste foi o anfitrião da cimeira onde estiveram presentes líderes da Áustria, Bulgária, República Checa, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, Roménia, Eslováquia, Eslovénia e Croácia.

O Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky participou de forma virtual no encontro, juntamente com representantes dos EUA, Alemanha, Comissão Europeia, Moldova, Turquia, Grécia, Japão, Reino Unido e França, na qualidade de convidados.

Em declarações aos ‘media’, Iohannis precisou que durante a reunião foram consolidados os objetivos iniciais da 3SI: “reduzir o fosso de desenvolvimento entre a região e os Três Mares e o resto da UE e melhorar a contribuição do flanco leste da NATO”.

O líder romeno também sublinhou que o seu país “oferece a rota mais importante de exportação de cereais ucranianos, apesar de o sistema logístico do país não estar preparado”.

“Quase 25 milhões de toneladas de cereais ucranianos foram exportados pela rota romena do mar Negro sem taxas”, assegurou.

Numa referência aos ataques russos aos portos ucranianos do mar Negro, Iohannis considerou tratar-se de um “problema muito grave, crimes de guerra que dificultam o transporte de cereais a Ucrânia, um dos maiores exportadores de cereais do mundo”.

Por sua vez, o primeiro-ministro croata, Andrej Plenkovic, disponibilizou os portos croatas como possível rota de exportação em direção ao Mediterrâneo e Europa ocidental.

Agência Lusa

Agência Lusa

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Newsletter

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados