Sondagem UCP/RTP: CHEGA já é a terceira força política na Madeira

A menos de uma semana das eleições legislativas regionais da Madeira, o CHEGA já subiu à terceira posição ultrapassando o JPP nas intenções de voto

© Folha Nacional

Segundo uma sondagem da Universidade Católica para a RTP, publicada na terça-feira, o Partido CHEGA está solidamente a caminho de entrar na Assembleia Legislativa da Madeira como 3ª Força Política.

Na verdade, desde que se publicam sondagens, a intenção de voto quase duplicou para os 7%, ameaçando claramente o JPP, partido dissidente do PS e caminhando a passos certos para ter um Grupo Parlamentar forte na Região Autónoma.

A continuar nesta progressão, o CHEGA poderá vir a alcançar um resultado muito importante, dando ao povo da Madeira a possibilidade de se libertar da maioria PSD que há décadas vem afunilando a qualidade de vida dos Madeirenses, senão mesmo pondo em causa alguns dos pilares básicos da democracia.

A sondagem mostra, assim, que o CHEGA surge em terceiro lugar com 7% e logo abaixo, em quarto, também com 7% está o histórico JPP.

Mais afastado está o BE, com 3%, a CDU com 2% e a IL e o PAN com 1,5%.

Últimas do País

O presidente da Câmara de Ansião, no distrito de Leiria, disse hoje que cerca de 60% do concelho continua sem eletricidade, após a depressão Kristin, mas assegurou que as escolas estarão em condições de abrir já na terça-feira.
Portugal era, em 2024, o quarto Estado-membro com maior percentagem de pessoas incapazes de aquecer adequadamente as casas (14,5%), tendo a média da União Europeia (UE) sido de 9,2%, segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.
A PSP apelou hoje à denúncia de qualquer tipo de crime, em contexto escolar ou noutro ambiente, no arranque da operação nacional ‘Internet Mais Segura’, dirigida aos alunos ao 1.º ao 3.º ciclo do ensino básico e secundário.
Uma grua de grandes dimensões que caiu hoje de madrugada na Figueira da Foz, litoral do distrito de Coimbra, atingiu seis casas em três ruas da zona turística do Bairro Novo, e provocou três desalojados, informou fonte oficial do município.
A E-Redes registou hoje um aumento do número de novas variações na rede eléctrica nacional, devido ao agravamento das condições atmosféricas durante a madrugada, e às 08:00, estavam sem luz 161 mil clientes.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 263 ocorrências, entre as 00:00 e as 08:00 relacionadas com o mau tempo, a maioria na região de Lisboa e Vale do Tejo, disse à Lusa Telmo Ferreira.
As Forças Armadas têm mais de mil militares empenhados no terreno para apoio direto à população, além de 211 viaturas e 12 equipamentos de comunicações de emergência, anunciou hoje o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).
Uma mulher foi baleada na madrugada de hoje na Avenida de Ceuta, em Lisboa, disse à Lusa fonte da Polícia Judiciária (PJ) que está a investigar o caso.
Quinze pessoas deram entrada no Hospital de Santo André, em Leiria, por intoxicação com monóxido de carbono com origem em geradores, após a depressão Kristin, disse hoje à agência Lusa fonte hospitalar.
O candidato presidencial André Ventura apontou hoje um "falhanço do Estado" na gestão dos efeitos do mau tempo e apelou ao Governo que lance uma linha de apoio a fundo perdido e empenhe mais militares na ajuda às populações.