Migrantes detidos em Espanha por pirataria após atacarem tripulantes que os resgataram

Nove migrantes foram detidos nas Canárias por pirataria, acusados de terem forçado os tripulantes de um rebocador neerlandês que os resgataram a dirigirem-se para o arquipélago espanhol em vez de Marrocos, divulgaram hoje autoridades espanholas e equipas de resgate.

 

Estes migrantes estavam entre as 78 pessoas que realizaram a travessia da costa africana em dois barcos e foram resgatadas na madrugada de segunda-feira por um rebocador neerlandês em águas marroquinas, adiantaram equipas de resgate espanholas.

Ao perceberem que o barco os levava para o porto de Tan Tan, no sul de Marrocos, e não para as Canárias, tornaram-se agressivos com a tripulação, puxando facas, explicou a mesma fonte.

Na sequência desta ‘revolta’, o rebocador dirigiu-se para Fuerteventura, ilha das Canárias.

À chegada ao arquipélago espanhol, estes nove migrantes, cuja nacionalidade não foi divulgada, foram detidos pela Guarda Civil por pirataria, referiu à agência France-Presse (AFP) fonte policial, sem fornecer mais detalhes.

Espanha, e particularmente o arquipélago das Ilhas Canárias, ao largo da costa africana, é um dos principais pontos de entrada de migrantes ilegais na Europa.

As Canárias registaram a chegada de 14.976 migrantes entre 01 de janeiro e 30 de setembro, um aumento de 19,8% face ao mesmo período de 2022, segundo os últimos números do Ministério do Interior espanhol.

Desde o início de 2023, 140 migrantes morreram ou desapareceram durante esta travessia, segundo dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM) publicados no início de setembro.

A organização não-governamental (ONG) espanhola Caminando Fronteras, que, ao contrário da OIM, se baseia em chamadas de emergência com imigrantes ilegais no mar ou seus familiares, estima que 778 migrantes morreram ou desapareceram nesta rota migratória no primeiro semestre.

Últimas do Mundo

Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.
A polícia espanhola deteve 105 pessoas de uma organização que introduziu na Europa, no último ano, 57 toneladas de cocaína oriunda do Brasil e Colômbia e com estruturas que passavam por Portugal, anunciou esta segunda-feira o Governo de Espanha.
A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira uma investigação ao Grok, a ferramenta de inteligência artificial da rede social X, por disseminação de imagens sexualmente explícitas manipuladas na União Europeia (UE), incluindo conteúdos que possam constituir abuso sexual de menores.
Mais de 8.000 voos nos Estados Unidos, programados para decolar este fim de semana, foram cancelados devido a uma tempestade que ameaça causar estragos em grande parte do país, incluindo cortes de energia elétrica e congestionamento rodoviário.
Peritos encontraram deformações nas rodas e na via. Investigação não exclui falha estrutural no desastre ferroviário de Córdova.
Macau recebeu mais de 40 milhões de visitantes em 2025, um novo máximo histórico, ultrapassando o anterior recorde de 39,4 milhões, fixado em 2019, antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
Estudo analisou quatro mil condenações em 24 anos e aponta maior risco nos primeiros anos de residência. Governo endurece regras de imigração e cidadania.
Três pessoas morreram e outra ficou ferida hoje depois de terem sido atingidas por disparos de armas de fogo numa cidade do estado de Nova Gales do Sul, Austrália, disseram as autoridades policiais.
Os comboios suburbanos estão parados em toda a região espanhola da Catalunha por tempo indeterminado depois de um acidente na terça-feira em que morreu uma pessoa e cinco mortes com gravidade.