Mais de 1.500 participações de violência doméstica feitas em cinco anos no distrito de Aveiro

Nos últimos cinco anos foram apresentadas 1.542 participações de violência doméstica na área da PSP no distrito de Aveiro, tendo sido detidas 43 pessoas por este tipo de crime, segundo dados avançados hoje por esta força policial.

© D.R.

Entre 2019 e setembro de 2023, o Comando Distrital de Aveiro da PSP, que abrange as cidades de Aveiro, Espinho, Ovar, Santa Maria da Feira e São João da Madeira, registou 1.542 participações de crimes de violência doméstica, tendo sido efetuadas 43 detenções, a maior parte das quais por mandado de autoridade judiciária.

Os números foram avançados pela comandante distrital, Virgínia Cruz, durante a cerimónia de inauguração da sala de apoio à vítima, que foi criada no edifício da Divisão Policial de Aveiro.

O ano com o maior número de participações foi 2019, quando ocorreram 365. Seguem-se os anos de 2022 (345), 2021 (312) e 2020 (299). Até ao passado mês de setembro, foram registadas 221 participações, o que, segundo a comandante distrital, revela “uma tendência decrescente deste tipo de crime”.

“A violência doméstica aparecia sempre no top 5 como primeiro ou segundo crime mais denunciado na área do comando de Aveiro e agora desceu de nível, e terá sido no mês passado o quarto ou quinto crime mais participado no comando”, assinalou a responsável.

Virgínia Cruz referiu ainda que destas participações resultaram 1.636 avaliações de risco, a maior parte das quais de risco baixo e de risco médio, adiantando que, apesar de já começarem a aparecer vítimas homens, “a maior parte das vítimas são mulheres”.

Apesar da redução das participações dos crimes de violência doméstica, Virgínia Cruz considerou que ainda é preciso “investir muito” na prevenção deste fenómeno e nas respostas, para que a vítima possa ser reabilitada.

Na área da investigação criminal, em 2023, o Comando Distrital da PSP de Aveiro tem 364 inquéritos iniciados por violência doméstica, 379 inquéritos concluídos e 116 pendentes.

“Isso faz-se à conta de muitos poucos polícias”, disse Virgínia Cruz, naquele que considerou ser o seu último ato oficial como comandante distrital da PSP de Aveiro, agradecendo todo o esforço que tem sido feito pelos agentes, que muitas vezes fazem “das tripas coração” para cumprir a sua missão.

A superintendente Virgínia Cruz, que viu este ano renovada a sua comissão de serviço à frente do Comando Distrital por um novo período de três anos, vai a partir de segunda-feira assumir novas funções na PSP, não tendo sido ainda anunciado o seu sucessor.

Últimas do País

Um homem é suspeito de ter matado hoje uma criança de 13 anos, morrendo de seguida numa explosão alegadamente provocada por si numa habitação em Casais, Tomar, num caso de suposta violência doméstica, informou a GNR.
O tribunal arbitral decretou hoje serviços mínimos a assegurar durante a greve dos trabalhadores da SPdH/Menzies, antiga Groundforce, marcada para 31 de dezembro e 1 de janeiro, nos aeroportos nacionais.
O Ministério da Administração Interna (MAI) disse hoje que foi registada uma diminuição das filas e do tempo de espera no aeroporto de Lisboa e que todos os postos têm agentes da PSP em permanência.
Quatro urgências de Ginecologia e Obstetrícia estarão fechadas na quarta-feira, número que sobe para cinco no Dia de Natal e seis na sexta-feira, dia de tolerância de ponto na administração pública, segundo o Portal do SNS.
Em 2026, será possível observar em Portugal em agosto um eclipse solar total, um fenómeno raro, que embora parcial em grande parte do país “terá bastante importância”, disse hoje o astrónomo Rui Jorge Agostinho.
Autoridade da Concorrência (AdC) está a investigar um alegado abuso de posição dominante no mercado nacional dos portais de anúncios imobiliários online, “envolvendo o principal grupo empresarial a operar neste segmento em Portugal”, indicou esta terça-feira em comunicado.
Portugal soma, desde o início do ano, 52 focos de gripe das aves, após ter sido registado um novo caso em Aveiro, indicou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
O Ministério Público vedou o acesso da Comunicação Social à averiguação preventiva que visou a empresa Spinumviva e o primeiro-ministro, alegando que o sigilo absoluto a que está sujeita só cessaria se tivesse sido aberto um inquérito.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) alertou hoje para os cuidados a ter por causa do frio, lembrando que a descida das temperaturas aumenta o risco de agravamento de doenças crónicas e pedindo à população que se proteja.
Um total de 332 pessoas com excesso de álcool e 120 sem habilitação para conduzir foram detidas em cinco dias pela PSP e GNR, no quadro das operações de vigilância rodoviária para o Natal e Ano Novo.