Mais de 1.500 participações de violência doméstica feitas em cinco anos no distrito de Aveiro

Nos últimos cinco anos foram apresentadas 1.542 participações de violência doméstica na área da PSP no distrito de Aveiro, tendo sido detidas 43 pessoas por este tipo de crime, segundo dados avançados hoje por esta força policial.

© D.R.

Entre 2019 e setembro de 2023, o Comando Distrital de Aveiro da PSP, que abrange as cidades de Aveiro, Espinho, Ovar, Santa Maria da Feira e São João da Madeira, registou 1.542 participações de crimes de violência doméstica, tendo sido efetuadas 43 detenções, a maior parte das quais por mandado de autoridade judiciária.

Os números foram avançados pela comandante distrital, Virgínia Cruz, durante a cerimónia de inauguração da sala de apoio à vítima, que foi criada no edifício da Divisão Policial de Aveiro.

O ano com o maior número de participações foi 2019, quando ocorreram 365. Seguem-se os anos de 2022 (345), 2021 (312) e 2020 (299). Até ao passado mês de setembro, foram registadas 221 participações, o que, segundo a comandante distrital, revela “uma tendência decrescente deste tipo de crime”.

“A violência doméstica aparecia sempre no top 5 como primeiro ou segundo crime mais denunciado na área do comando de Aveiro e agora desceu de nível, e terá sido no mês passado o quarto ou quinto crime mais participado no comando”, assinalou a responsável.

Virgínia Cruz referiu ainda que destas participações resultaram 1.636 avaliações de risco, a maior parte das quais de risco baixo e de risco médio, adiantando que, apesar de já começarem a aparecer vítimas homens, “a maior parte das vítimas são mulheres”.

Apesar da redução das participações dos crimes de violência doméstica, Virgínia Cruz considerou que ainda é preciso “investir muito” na prevenção deste fenómeno e nas respostas, para que a vítima possa ser reabilitada.

Na área da investigação criminal, em 2023, o Comando Distrital da PSP de Aveiro tem 364 inquéritos iniciados por violência doméstica, 379 inquéritos concluídos e 116 pendentes.

“Isso faz-se à conta de muitos poucos polícias”, disse Virgínia Cruz, naquele que considerou ser o seu último ato oficial como comandante distrital da PSP de Aveiro, agradecendo todo o esforço que tem sido feito pelos agentes, que muitas vezes fazem “das tripas coração” para cumprir a sua missão.

A superintendente Virgínia Cruz, que viu este ano renovada a sua comissão de serviço à frente do Comando Distrital por um novo período de três anos, vai a partir de segunda-feira assumir novas funções na PSP, não tendo sido ainda anunciado o seu sucessor.

Últimas do País

Foram emitidos avisos laranja para neve nos distritos da Guarda e Castelo Branco, e para agitação marítima na costa ocidental entre sexta e sábado.
Uma rede criminosa que movimentou mais de 200 milhões de euros em apenas dois anos foi desmantelada pela PJ do Porto. Cinco pessoas foram detidas e 45 arguidos constituídos num esquema gigantesco de branqueamento ligado a comerciantes chineses.
Um jovem de 19 anos foi alvejado no peito por um disparo vindo de um carro em andamento, em plena via pública, em Carnaxide. A vítima está em estado grave e a Polícia Judiciária já assumiu a investigação.
O homem que foi esta quarta-feira encontrado morto nas imediações da Divisão de Investigação Criminal (DIC) da PSP de Lisboa tinha dado entrada e abandonado, em novembro, a urgência do Hospital de S. Francisco Xavier, adiantou à Lusa fonte hospitalar.
Hospitais sem equipas, comboios imobilizados, metro fechado, autocarros nas garagens e lixo por recolher em várias cidades. A greve geral convocada pela CGTP e UGT (a primeira desde 2013) está a provocar um bloqueio nacional sem precedentes.
Associações da hotelaria e da restauração, em linha com a confederação do turismo, consideram a greve geral prematura e despropositada quando a negociação laboral está em curso e antecipam que o impacto no setor será por via indireta.
A aplicação de telemóveis SNS 24 permite a partir de hoje a triagem de sintomas respiratórios, anunciou o secretário de Estado da Gestão da Saúde, manifestando-se convicto de que os constrangimentos da Linha SNS 24 estão ultrapassados.
As provas nacionais deste ano letivo começam no final de maio com os alunos do 4.º ano a demonstrarem os seus conhecimentos em Educação Artística e terminam em julho com os exames do ensino secundário.
A GNR e a Guardia Civil espanhola detiveram 15 pessoas e apreenderam 1.509 quilos de haxixe e 36 embarcações numa operação conjunta de combate ao tráfico de droga por via marítima na Península Ibérica, foi hoje anunciado.
A PSP está a realizar hoje buscas na sede do Sindicato dos Enfermeiros (SE), no Porto, no âmbito de um inquérito que investiga o alegado desvio de dinheiro da instituição pelo anterior presidente, indicou fonte judicial à agência Lusa.