Taxa de desemprego sobe para 6,5% em setembro

A taxa de desemprego aumentou para 6,5% em setembro, 0,4 pontos percentuais acima do mesmo mês de 2022 e mais 0,1 pontos percentuais do que em agosto, segundo as estimativas provisórias do INE publicadas esta quinta-feira.

© Facebook do IEFP

“Em setembro de 2023, a taxa de desemprego situou-se em 6,5%, igualando o valor de abril de 2023, e a taxa de inatividade (31,2%) registou o valor mais baixo da série”, destaca o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os dados avançados esta quinta-feira pelo instituto estatístico, com estimativas já definitivas para agosto, reveem em alta a taxa de desemprego desse mês para 6,4%, face aos 6,2% inicialmente previstos pelo INE.

Em setembro, a população desempregada fixou-se em 343,6 mil pessoas, o que representa uma subida em relação ao mês anterior (2,2%), a junho de 2023 (2,7%) e a setembro de 2022 (7,5%).

Já a taxa de subutilização do trabalho situou-se em 11,7%, valor idêntico ao do mês anterior e ao de três meses antes, mas superior ao de setembro de 2022 (0,3 pontos percentuais).

Em setembro de 2023, a taxa de atividade registou o valor mais elevado da série iniciada em 1998 (68,8%).

No mês anterior (agosto), tanto a população empregada (4.950,1 mil) como a taxa de emprego (64,4%) registaram o seu valor mais elevado desde aquele ano.

A população ativa (5.287,3 mil) manteve-se em setembro praticamente inalterada em relação a agosto de 2023, tendo aumentado 0,3% relativamente a junho de 2023 e 11,6% relativamente a setembro de 2022.

Também a população inativa (2.402,5 mil) permaneceu praticamente estável face ao mês anterior, tendo diminuído em relação a três meses antes (0,6%) e a um ano antes (2,1%).

No que se refere às estimativas definitivas de emprego e desemprego relativas ao mês de agosto, apontam que a população desempregada se fixou em 336,3 mil pessoas, tendo-se mantido praticamente inalterada em relação ao mês anterior, diminuído relativamente a três meses antes (0,7%) e aumentado por comparação com o mês homólogo (6,3%).

No mês de agosto, a taxa de subutilização do trabalho situou-se em 11,7%, representando um acréscimo em relação ao mês anterior (0,1%), uma manutenção relativamente a três meses antes e um acréscimo por comparação com o período homólogo (0,2 pontos percentuais).

Naquele mês, a população ativa (5.286,4 mil pessoas) aumentou em relação a julho e maio de 2023 (0,1%, em ambos) e a agosto de 2022 (1,7%).

Do mesmo modo, também a população empregada (4.950,1 mil) aumentou em relação aos três períodos de comparação: 0,1%, 0,2% e 1,4%, respetivamente, enquanto a população inativa (2.403,0 mil) diminuiu em relação aos três períodos de comparação: 0,2%, 0,2% e 2,3%, respetivamente.

Últimas do País

Sete distritos de Portugal continental estão sob aviso laranja, o segundo mais elevado, devido à interferência marítima, indicou hoje ao início da tarde o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O bombeiro suspeito de violência doméstica em Machico, na Madeira, detido em agosto e sujeito inicialmente à medida de coação de prisão preventiva, foi perdoado pela vítima e o processo foi suspenso.
A Polícia Judiciária (PJ) detectou hoje no Porto o advogado Paulo Topa, confirmou à Lusa fonte da polícia, tendo a diligência ocorrida no âmbito de uma investigação por desvio de fundos.
A SOS Amianto - Associação Portuguesa de Proteção Contra o Amianto alertou hoje que Portugal falhou o prazo para a transposição da diretiva europeia que obriga à redução do limite de exposição dos trabalhadores ao amianto.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve no sábado em Lisboa um homem de 38 anos que era alvo de um Mandado de Detenção Europeu pela prática de Furtos Qualificados e Burlas Informáticas, anunciou hoje a PSP.
Onze distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso laranja, o segundo mais elevado, devido à queda de neve e à interferência marítima, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Seis distritos de Portugal Continental estão hoje em aviso laranja e quatro em aviso amarelo para a queda de neve até domingo de manhã, podendo condicionar e interditar estradas, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Uma antiga fábrica que estava em obras para ser transformada em residência universitária ardeu hoje em Braga, revelou à Lusa fonte do Comando Sub-Regional do Ave.
As empresas de chocolate nacionais enfrentam o otimismo do período natalício, “um dos mais relevantes” para as vendas, não evitando baixar preços porque o valor do cacau continua no dobro da média de 2023.
A maioria dos desfibrilhadores disponíveis nas viaturas dos Sapadores de Lisboa tem componentes cujo prazo de validade está ultrapassado, mas o Regimento deu orientações para que os bombeiros continuem a utilizá-los, denunciou hoje um sindicato.