14 Julho, 2024

UE disponibiliza mais 25 milhões de euros para ajuda humanitária em Gaza

A União Europeia (UE) vai disponibilizar mais 25 milhões de euros em ajuda humanitária para a população na Faixa de Gaza, anunciou hoje a presidente da Comissão, Ursula von der Leyen.

© Facebook/comissão europeia

“Anuncio, aqui e hoje, que vamos aumentar a nossa ajuda humanitária a Gaza em mais 25 milhões de euros. Com este aumento, a UE vai disponibilizar um total de 100 milhões de euros em ajuda humanitária para os civis em Gaza”, anunciou von der Leyen, durante uma intervenção numa conferência de embaixadores, em Bruxelas.

A presidente da Comissão Europeia acrescentou que Bruxelas está a trabalhar com Israel, o Egito e as Nações Unidas para a criação e manutenção de corredores humanitários e “pausas para necessidades humanitárias”, em linha com as conclusões do último Conselho Europeu.

Ursula von der Leyen advertiu que os dois lados têm de concordar em regressar às negociações, mas, da mesma maneira que o movimento islamista Hamas não pode controlar Gaza e decidir pelos palestinianos naquele território, “não pode haver uma presença de segurança de longo prazo por parte de Israel em Gaza”.

“Gaza é uma parte essencial de qualquer Estado Palestiniano futuro”, completou.

 

Agência Lusa

Agência Lusa

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Receba o Folha Nacional no seu e-mail

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados