ASAE apreende 6,6 toneladas de carne na área de Lisboa

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu, na passada sexta-feira, cerca de 6,6 toneladas de carne, numa operação direcionada ao abate clandestino nos concelhos de Loures, Mafra e Lisboa, foi hoje divulgado.

© Facebook\asae.gov.pt

A operação foi realizada pela Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal, “na sequência de diligências de inquérito no âmbito do combate a ilícitos criminais contra a saúde pública, direcionadas ao abate clandestino de animais”, esclarece a ASAE em comunicado.

No âmbito da operação, dois cidadãos foram constituídos arguidos, tendo sido sujeitos a termo de identidade e residência.

Foram também cumpridos dois mandados de busca domiciliária, incluindo numa exploração pecuária, oito mandados de busca não domiciliária, um de pesquisa digital e fiscalizados três talhos, tendo sido apreendidos cerca de 6,6 toneladas de produtos “essencialmente carcaças de caprinos, no valor de cerca de 58.000 euros”.

“Após realização de perícia foi determinado tratar-se de carne proveniente de abate clandestino e/ou anormal avariado e/ou corrupto, e/ou sem rastreabilidade” refere a ASAE.

Foi ainda apreendida, em numerário, a quantia de 11.470 euros,“suspeita de ser resultado da atividade ilícita desenvolvida”.

O balanço da operação inclui também a apreensão de uma caçadeira de calibre 12, e 37 cartuchos do mesmo calibre, bem como “um revólver de calibre 22 municiado com seis munições e 38 munições do mesmo calibre”.

A ASAE garante que “continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores”.

Últimas do País

O número de inquéritos abertos pelo Ministério Público (MP) por suspeitas de criminalidade económico-financeira aumentou 69,6% entre 2023 e 2024, enquanto os inquéritos por cibercrime e violência conjugal diminuíram.
Um homem morreu hoje, após ter sido baleado no pescoço, em Rio Tinto, no concelho de Gondomar, revelaram à Lusa fontes da PSP e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
A Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje 64 suspeitos de pertencerem a um grupo transnacional organizado que terá conseguido ganhos de cerca de 14 milhões de euros através da prática de ‘phishing’.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) inicia hoje uma operação de fiscalização com especial enfoque nas fronteiras terrestres e junto dos operadores vitivinícolas para reprimir a entrada e circulação irregular de vinho no mercado português.
A segunda época de vacinação gratuita contra a infeção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em crianças começa hoje e deverá abranger cerca de 76 mil menores, segundo as autoridades de saúde.
Dez distritos do continente e a costa sul da ilha da Madeira estão a partir de hoje e até quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Ministério Público (MP) arquivou o inquérito por violação de segredo de Estado que tinha aberto após ter sido apreendida, na Operação Influencer, uma 'pen-drive' com uma lista de agentes dos serviços de informação.
A praia da Nazaré está desde domingo interditada a banhos, pela terceira vez este verão, devido a uma "escorrência" detetada nesse dia, mantendo-se a medida até serem revelados os resultados das análises efetuadas às águas balneares.
O Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Sintra decidiu hoje levar José Castelo Branco a julgamento nos exatos termos da acusação do Ministério Público (MP) por violência doméstica sobre Betty Grafstein.
As intervenções emergentes e críticas decorrentes dos incêndios rurais deste verão têm o valor de 3,7 milhões de euros, revelou o Ministério do Ambiente e Energia, adiantando existir uma dotação de 15 milhões de euros para ações urgentes.