Tenista Novak Djokovic e ginasta Simone Biles desportistas 2023 para o L’Équipe

O tenista Novak Djokovic e a ginasta Simone Biles foram hoje eleitos os desportistas do ano para o jornal desporto francês L´Équipe, a segunda vez para o sérvio e a quarta para a norte-americana.

© Facebook de Novak Djokovic

“Quero ser cada vez melhor”, disse ao diário gaulês Djokovic, de 36 anos, após uma época com sete títulos, três deles Grand Slam (Austrália, França e Estados Unidos), além do Masters. Destacou-se como o tenista com mais títulos Grand Slam, designadamente 24.

Na votação, o sérvio, que já tinha vencido em 2021, superou o jovem prodígio nadador francês Léon Marchand, apontado como o sucessor do mítico Michael Phelps, e o piloto neerlandês Max Verstappen, campeão do Mundo de Fórmula 1.

Djokovic sucede ao futebolista argentino Lionel Messi no reconhecimento que o L´Équipe começou a fazer em 1975.

“Fico feliz por ter servido de exemplo, por ter dado a prova de que nosso desporto pode ser elevado. Eu sinto que mudei as coisas”, disse Biles, de 26 anos, e que já tinha vencido em 2016, 2018 e 2019.

Biles amealhou mais quatro títulos nos mundiais de ginástica artística (individual e por equipas, solo e trave) e juntou-lhe ainda a medalha de prata no salto, elevando para 23 os seus títulos mundiais.

A ginasta, que sucedeu à tenista Iga Swiatek, superou na votação duas compatriotas, nomeadamente a esquiadora Mikaela Shiffrin e a nadadora Katie Ledecky.

Últimas de Desporto

A Polícia Judiciária (PJ) está a realizar buscas no Estádio do Bessa, no Porto, no âmbito de uma investigação a alegados crimes económicos relacionados com a SAD do Boavista, confirmou hoje à Lusa fonte ligada ao processo.
O ciclista português João Almeida (UAE Emirates) venceu hoje a Volta à Suíça, ao triunfar na oitava e última etapa em cronoescalada, em que anulou a diferença de 33 segundos para o então líder, o francês Kévin Vauquelin (Arkéa-B&B Hotels).
Teresa Bonvalot conquistou hoje o seu sexto título de campeã portuguesa de surf, ao triunfar na etapa açoriana da Liga da modalidade, disputada em São Miguel.
A seleção portuguesa conquistou hoje pela segunda vez a Liga das Nações de futebol, ao bater na final a Espanha por 5-3 no desempate por grandes penalidades, após 2-2 no final do tempo regulamentar e prolongamento.
Portugal tem hoje a possibilidade de conquistar o terceiro título da sua história, na final da Liga das Nações de futebol, mas para isso tem de ultrapassar uma Espanha imbatível há dois anos.
O piloto australiano Oscar Piastri (Mclaren) venceu hoje o Grande Prémio de Espanha de Fórmula 1, nona prova da temporada, e alargou a vantagem na liderança do campeonato.
O Paris Saint-Germain sagrou-se hoje campeão europeu pela primeira vez na história, ao golear o Inter Milão, por 5-0, na final da Liga dos Campeões de futebol, em Munique, na Alemanha.
Uma força de 5.400 polícias e gendarmes vai ser destacada para a capital de França e arredores, no sábado, para evitar distúrbios durante a final da Liga dos Campeões entre o PSG e o Inter de Milão, em Munique.
O piloto britânico Lando Norris (McLaren) venceu hoje o Grande Prémio do Mónaco de Fórmula 1, oitava das 24 etapas do Mundial, e aproximou-se do líder do campeonato.
As inglesas do Arsenal conquistaram hoje pela segunda vez a Liga dos Campeões feminina de futebol, ao vencerem o bicampeão em título FC Barcelona por 1-0, na final da edição 2024/25, disputada no Estádio José Alvalade, em Lisboa.