Salgado acusado em novo processo relacionado com o Universo Espírito Santo

O ex-banqueiro Ricardo Salgado foi acusado pelo Ministério Público (MP) de fraude fiscal qualificada num caso extraído do processo Universo Espírito Santo, segundo uma nota publicada hoje no `site` da Procuradoria-Geral da República (PGR).

© Folha Nacional

De acordo com o comunicado do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), Ricardo Salgado responde por dois crimes de fraude fiscal, um dos quais em coautoria com o também acusado Manuel Fernando Espírito Santo Silva (antigo `chairman` da RioForte), num caso que terá lesado o Estado português em 5,5 milhões de euros.

“Os factos constantes da acusação reconduzem-se à auto atribuição de honorários, através de entidades não residentes pertencentes ao Grupo Espírito Santo, mormente a Espírito Santo International, SA, ou seja, com recurso ao que foi comummente conhecido por saco azul do GES”, pode ler-se na nota, que acrescenta que o MP apresentou o pedido de indemnização civil naquele valor.

Este processo decorre de uma certidão extraída da acusação de 2020 relativamente ao processo principal sobre o BES e o GES, cujo início do julgamento está marcado para 28 de maio no Juízo Central Criminal de Lisboa.

Últimas do País

Um cachalote com 15 metros de comprimento e aproximadamente 14 toneladas arrojou na tarde de sexta-feira na Ilha da Armona, em Olhão, tendo acabado por morrer no local, foi hoje divulgado.
Uma pessoa morreu hoje atropelada por um comboio Alfa Pendular na Linha ferroviária do Norte, em Santarém, disseram à agência Lusa várias fontes.
Um militar de 24 anos morreu este sábado no Regimento de Apoio Militar de Emergência, em Abrantes. O Exército já iniciou averiguações e disponibilizou apoio psicológico à família e colegas.
O IPMA colocou ainda 50 concelhos do interior Norte e Centro, do Alentejo e do Algarve em risco muito elevado de incêndio.
Bombeiros querem incentivo à carreira de bombeiro voluntário, “porque cada vez mais a juventude não quer aderir aos bombeiros”, com reduções no IRS e IMI.
O presidente do CHEGA desafiou hoje todas as forças políticas a um "consenso suprapartidário" para melhorar as condições de trabalho dos bombeiros, considerando que esta matéria "tem que estar já no Orçamento" do Estado para 2026.
Uma infestação de mosquitos na localidade da Maceira, no litoral do concelho de Torres Vedras, está a levar as autoridades de saúde pública a tomar medidas e a efetuar recomendações à população.
Um homem, de 61 anos, foi detido em flagrante delito pela PSP, em Beja, por furto qualificado no interior de residência, naquela cidade, tendo ficado em prisão preventiva, revelou aquela força de segurança.
As autoridades tentam agora desvendar o que está por trás desta morte chocante. Cada pista está a ser analisada ao pormenor numa corrida contra o tempo para identificar quem poderá estar envolvido neste ato brutal. O caso está a ser investigado como um possível crime de extrema gravidade, envolto ainda em mistério e silêncio.
A Câmara de Tavira, no distrito de Faro, vai instalar um sistema de videovigilância para reforçar a segurança pública na zona histórica da cidade, um meio auxiliar para a prevenção e combate à criminalidade, foi hoje anunciado.