Ministros dos Negócios Estrangeiros e da Educação recebidos por Zelensky

Os ministros dos Negócios Estrangeiros e da Educação portugueses que chegaram hoje de manhã a Kiev para uma visita de dois dias vão ser recebidos pelo Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e manter reuniões com os seus homólogos.

 

Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) informa que durante a visita, que tem na agenda de trabalhos a guerra e a reconstrução da Ucrânia, os ministros dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, e o da Educação, João Costa, vão passar por Kiev e por Jitomir.

A educação é o grande destaque da agenda de hoje, com a realização do III Fórum de Reconstrução de Jitomir, que reúne dezenas de intervenientes ao longo do dia, numa organização tripartida de Portugal, Ucrânia e Estónia.

Durante a manhã será assinado o Memorando de Entendimento entre Portugal e a Ucrânia, com vista à reconstrução de estabelecimentos e equipamentos escolares.

De acordo com a nota, será ainda apresentado o projeto de construção do Liceu n.º 25, que ficará a cargo da Construção Pública, E.P.E., representada nesta Conferência Internacional pelo seu vogal, Luís Andrade.

Na terça-feira, o ministro da Educação, João Costa, terá uma reunião bilateral com o seu homólogo ucraniano, Oksen Lisovyi.

Também na terça-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros reúne-se com o seu homólogo, Dmytro Kuleba, para fazer “um ponto de situação sobre os últimos desenvolvimentos no terreno e sobre os progressos mais recentes no dossiê da adesão da Ucrânia à União Europeia, bem como sobre as relações entre os dois países”.

No mesmo dia, João Gomes Cravinho e João Costa serão recebidos pelo Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky para abordar temas como a Fórmula da Paz, a reconstrução do Liceu n.º 25 de Jitomir e a integração de crianças ucranianas refugiadas nas escolas portuguesas.

Esta é a quarta visita a Kiev de João Gomes Cravinho desde a invasão da Ucrânia pelas forças russas há quase dois anos, em 24 de fevereiro de 2022.

No comunicado, é referido que o presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Filipe Santos Costa, que também participa como orador na Conferência, irá apresentar a oferta nacional de empresas de construção e obras públicas a mais de meia centena de empresários ucranianos, na Câmara de Comércio e Indústria, bem como aos vice-ministros da Economia e da Energia, reforçando o esforço de Portugal em apoiar a reconstrução da Ucrânia.

Últimas de Política Internacional

O vice-presidente chinês Han Zheng apelou às empresas norte-americanas para “aproveitarem a oportunidade” de reforçar os laços económicos com a China, num encontro com o empresário Elon Musk, avançou hoje a imprensa chinesa.
O Presidente da Argentina, Javier Milei, reuniu-se em Washington com a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, com quem acordou o lançamento de um novo programa para o país.
Donald Trump toma hoje posse como o 47.º presidente norte-americano, numa cerimónia em Washington marcada pela presença de políticos internacionais populistas e de direita radical, mas com escassos responsáveis governamentais e sem líderes da União Europeia (UE).
Donald Trump anunciou hoje a intenção de emitir uma ordem executiva, na segunda-feira, para suspender a lei que proíbe o TikTok no país, propondo que a rede social seja controlada a 50% por acionistas americanos.
O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, viajará hoje à tarde para Washington acompanhado da mulher, Melania, para iniciar as festividades da sua segunda posse, que será na próxima segunda-feira.
A primeira-ministra italiana, Georgia Meloni, vai deslocar-se a Washington na segunda-feira para participar na tomada de posse do novo Presidente norte-americano, Donald Trump, sendo a única líder da União Europeia (UE) a marcar presença.
O Governo francês de François Bayrou superou hoje uma moção de censura, com os votos favoráveis de três partidos de esquerda da coligação Nova Frente Popular (NFP), sem o apoio do Partido Socialista (PS).
O candidato presidencial moçambicano Venâncio Mondlane disse hoje, no Facebook, que sexta-feira vai apresentar medidas governativas para os primeiros 100 dias do seu alegado mandato, pois é o "Presidente eleito pelo povo".
O chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, assegurou hoje que o Acordo de Parceria Estratégica Global que Moscovo vai assinar na sexta-feira com o Irão não é dirigido contra nenhum país, referindo-se aos Estados Unidos.
O Conselho da União Europeia (UE) prolongou hoje até 20 de janeiro do próximo ano as restrições contra "os que apoiam, facilitam ou permitem ações violentas" por parte do Hamas e da Jihad Islâmica Palestiniana.