Santuário de Fátima com 6,8 milhões de peregrinos em 2023

As celebrações realizadas no Santuário de Fátima em 2023 tiveram a participação de 6,8 milhões de peregrinos, ultrapassando em meio milhão os números de 2019, ano antes dos condicionamentos provocados pela pandemia de covid-19, anunciou hoje o santuário.

© D.R.

 

Os números foram apresentados no 45. º Encontro de Hoteleiros e Responsáveis de Casas Religiosas que Acolhem Peregrinos em Fátima pelos responsáveis do Santuário, tendo sido sublinhado que, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude, passaram pela Cova da Iria mais de 1,15 milhões de peregrinos.

O Santuário de Fátima foi um dos locais que contou com a presença do Papa Francisco no âmbito daquele encontro mundial de jovens, que se realizou em Portugal em agosto de 2023.

Segundo os dados divulgados na página do Santuário de Fátima na internet, é também apontado que aquele templo mariano recebeu no ano passado 4.779 grupos organizados de peregrinos, 3.618 dos quais estrangeiros.

No total, foram 94 as nacionalidades dos peregrinos de Fátima em 2023, com Espanha, Itália e Polónia como principais países de origem dos estrangeiros que passaram pela Cova da Iria.

O Santuário informou, ainda, que no ano passado, o total de celebrações registado foi de 9.557 nos diversos espaços, com destaque para a Capelinha das Aparições, com 3.652 celebrações e mais de 3,1 milhões de fiéis presentes.

Por outro lado, os responsáveis do Santuário de Fátima apontam que, “com um aumento de peregrinos, apesar do aumento de donativos, houve igualmente um incremento de gastos, por ser um ano particularmente especial” decorrente, principalmente, da presença do Papa.

Assim, “os rendimentos foram de 21,73 milhões de euros, e os gastos na ordem dos 21,62 milhões de euros”, refere a informação disponibilizada no site da instituição.

Últimas do País

Sete distritos de Portugal continental estão sob aviso laranja, o segundo mais elevado, devido à interferência marítima, indicou hoje ao início da tarde o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O bombeiro suspeito de violência doméstica em Machico, na Madeira, detido em agosto e sujeito inicialmente à medida de coação de prisão preventiva, foi perdoado pela vítima e o processo foi suspenso.
A Polícia Judiciária (PJ) detectou hoje no Porto o advogado Paulo Topa, confirmou à Lusa fonte da polícia, tendo a diligência ocorrida no âmbito de uma investigação por desvio de fundos.
A SOS Amianto - Associação Portuguesa de Proteção Contra o Amianto alertou hoje que Portugal falhou o prazo para a transposição da diretiva europeia que obriga à redução do limite de exposição dos trabalhadores ao amianto.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve no sábado em Lisboa um homem de 38 anos que era alvo de um Mandado de Detenção Europeu pela prática de Furtos Qualificados e Burlas Informáticas, anunciou hoje a PSP.
Onze distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso laranja, o segundo mais elevado, devido à queda de neve e à interferência marítima, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Seis distritos de Portugal Continental estão hoje em aviso laranja e quatro em aviso amarelo para a queda de neve até domingo de manhã, podendo condicionar e interditar estradas, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Uma antiga fábrica que estava em obras para ser transformada em residência universitária ardeu hoje em Braga, revelou à Lusa fonte do Comando Sub-Regional do Ave.
As empresas de chocolate nacionais enfrentam o otimismo do período natalício, “um dos mais relevantes” para as vendas, não evitando baixar preços porque o valor do cacau continua no dobro da média de 2023.
A maioria dos desfibrilhadores disponíveis nas viaturas dos Sapadores de Lisboa tem componentes cujo prazo de validade está ultrapassado, mas o Regimento deu orientações para que os bombeiros continuem a utilizá-los, denunciou hoje um sindicato.