Ordem dos Enfermeiros alerta para urgência de mais contratações no SNS

A Ordem dos Enfermeiros (OE) alertou hoje para “a necessidade urgente” de contratar mais profissionais para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), com o lançamento de uma plataforma digital em que divulga algumas propostas para valorizar o setor.

© D.R.

“Os enfermeiros querem fazer parte da solução. Com o lançamento da nova plataforma propostas.ordemenfermeiros.pt, divulgamos algumas propostas para enfrentar os desafios atuais da saúde e de valorização da enfermagem, que já tivemos oportunidade de entregar à ministra da Saúde e à ‘task force’ do Plano de Emergência para a Saúde”, destacou o bastonário da OE, Luís Filipe Barreira, citado num comunicado.

No âmbito do Dia Internacional do Enfermeiro, que se comemora no domingo, a OE lembrou a falta de cerca de 14 mil profissionais no SNS.

“Esta carência de enfermeiros compromete não só o acesso aos cuidados de saúde, mas também a qualidade dos cuidados prestados, prejudicando a capacidade do sistema de saúde em atender às necessidades da população”, salientou.

Entre as várias propostas para reforçar o SNS, a OE destaca os salários, a carreira e as condições de trabalho.

Também avisa para a regularização dos vínculos precários dos enfermeiros, bem como para o desenvolvimento do papel do enfermeiro de família nos Cuidados de Saúde Primários, visando uma abordagem abrangente ao longo da vida das pessoas e famílias.

A OE propõe ainda a criação de centros de parto normal e a implementação da prescrição por enfermeiros para garantir um acesso mais rápido e próximo aos cuidados de saúde.

Apelando aos portugueses para que se unem aos enfermeiros pela construção de um SNS “mais justo e eficaz”, a OE recorda que as unidades de cuidados na comunidade, especialmente das equipas de cuidados continuados integrados, devem ser reforçadas, e propõe a criação do internato da especialidade em enfermagem para responder às crescentes exigências da profissão.

Em 22 de abril, a OE apresentou 16 propostas à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, para serem integradas no plano de emergência do Governo.

“Deixámos 16 propostas à ministra [da Saúde] para o plano de emergência que estará a ser elaborado. Grande parte destas medidas assenta na questão do acesso e na melhoria do acesso dos cuidados. Hoje, os enfermeiros têm um conjunto de competências que podem ser colocadas ao serviço do país e, portanto, deixámos essas propostas”, disse o bastonário da OE, na ocasião.

Últimas do País

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) revelou hoje atrasos na saída de ambulâncias aos pedidos de socorro da população, sobretudo na Área Metropolitana de Lisboa, alguns superiores a uma hora.
O Sistema de Segurança Interna (SSI) admite que o sistema europeu de controlo de fronteiras para cidadãos extracomunitários poderá ser suspenso durante o Natal para evitar filas nos aeroportos, uma medida que já foi autorizada pela Comissão Europeia.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu 432 botijas de óxido nitroso, também conhecido como “droga do riso”, nas portagens de Paderne da Autoestrada n.º 2 (A2), em Albufeira, no Algarve, e que estavam a ser transportadas para Espanha.
O filho do primeiro-ministro, Hugo Montenegro, foi vítima de um furto no passado dia 29 de setembro, na área da Foz, no Porto.
A Comissão Técnica Independente (CTI) para a refundação do INEM propõe a criação de uma central única de atendimento juntando CODU e SNS24, e a abertura do transporte não emergente de doentes ao setor privado, revela hoje o jornal Público.
A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertaram hoje para um "agravamento considerável" da agitação marítima nos Açores a partir da madrugada de domingo e até às 18h00 de segunda, com ondas de 12 metros.
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria ativou o nível 1 do Plano de Contingência Saúde Sazonal - Módulo Inverno devido ao aumento da procura dos serviços e à necessidade de reforçar a resposta.
A depressão Davide vai afetar a partir de hoje a costa ocidental de Portugal continental com agitação marítima forte, em particular a norte do Cabo da Roca, tendo já sido emitidos avisos, segundo o IPMA.
A decisão do Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos, em Pinhal Novo, de remover completamente quaisquer elementos natalícios das fotografias escolares deste ano está a gerar forte contestação entre muitos encarregados de educação, que consideram a medida desproporcionada, injustificada e prejudicial para a tradição celebrada pela maioria das famílias.
Os Técnicos de Emergência Pré-hospitalar decidiram hoje que vão aderir à greve geral agendada para 11 de dezembro, disse à Lusa fonte sindical.