Palácio da Justiça assinala 90 anos com concerto na rua da Sofia

O Palácio da Justiça de Coimbra vai assinalar o seu 90.º aniversário com um concerto noturno à entrada do edifício, no limite sul da rua da Sofia, que é Património Mundial da UNESCO há mais de uma década.

© Site Câmara Municipal de Coimbra

“Um concerto desta natureza vai movimentar pessoas e trazê-las à Baixa de Coimbra e às portas do Palácio da Justiça. Mostra que esta não é apenas casa da justiça, mas também de cultura”, apontou o presidente do Tribunal da Relação de Coimbra, Jorge Loureiro.

A rua da Sofia, na Baixa da cidade de Coimbra, acolhe às 21:00 do dia 29 de junho, um concerto com a Orquestra Clássica do Centro, que pretende comemorar os 90 anos do Palácio da Justiça e homenagear Manuel Rodrigues Júnior, antigo professor de Direito e ministro da Justiça.

Em conferência de imprensa, que decorreu ao início da tarde, a presidente da direção da Orquestra Clássica do Centro, Emília Martins, revelou que em palco estarão mais de 180 músicos, que terão como pano de fundo a rua da Sofia, bem como a Alta e a Universidade de Coimbra, que são Património Mundial da UNESCO.

O concerto é de entrada gratuita, terá entre 800 e mil lugares sentados, que poderão ser reservados na página de internet da Orquestra Clássica do Centro, e uma duração de aproximadamente uma hora e meia, sob a direção de Sérgio Alapont.

“Terá dois solistas: o tenor João Farinha e a soprano Marina Pacheco, contando com a participação de seis coros [Essence Voice, Coimbra Vocal, Choral Poliphonico, Coro de Pais e Encarregados de Educação da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, Coro do Conservatório Regional de Coimbra e Ad Libitum]”, informou.

Aos jornalistas, Emília Martins referiu que a abertura do concerto será interpretada em Ré Maior do compositor português Carlos Seixas, que é natural de Coimbra, sendo depois assinalados os compositores José Firmino e Eurico Carrapatoso.

“Destaque para a interpretação do 4.ª Andamento da Sinfonia n.º 9, do Mundo Novo de Dvorák”, acrescentou.

Para a realização do concerto, onde há cerca de dois anos teve lugar um semelhante para assinalar o 104.º aniversário do Tribunal da Relação de Coimbra, o último segmento da rua da Sofia será encerrado ao trânsito automóvel a partir das 11:00, do dia 29 de junho.

“A partir das 20:00 será encerrada a circulação automóvel em toda a rua. É um convite a deixarem o carro em casa, uma oportunidade para virem a pé até à rua da Sofia e fruírem deste espaço que é Património Mundial da UNESCO”, sustentou o juiz presidente do Tribunal Judicial da Comarca de Coimbra, Carlos Oliveira.

O concerto noturno exterior, que terá lugar na rua da Sofia a 29 de junho, é organizado pelo Tribunal da Relação de Coimbra, Tribunal Judicial da Comarca de Coimbra e Orquestra Clássica do Centro.

Últimas de Cultura

A Arte Equestre Portuguesa foi hoje classificada Património Imaterial Cultural da Humanidade, na reunião do comité responsável da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
A Câmara de Paris homenageou a escritora portuguesa Agustina Bessa-Luís dando o seu nome a uma biblioteca, numa iniciativa para promover a literatura portuguesa contemporânea e a obra da autora com uma ligação a Paris.
Conflitos, imigração, INEM e polícia são algumas das dez palavras finalistas para a escolha de “A palavra do Ano”, uma iniciativa da Porto Editora para apurar os vocábulos mais pesquisados e que refletem os temas que marcaram o ano.
A Parques de Sintra-Monte da Lua foi distinguida nos World Travel Awards na categoria de “Melhor Empresa do Mundo em Conservação”, pelo 12.º ano consecutivo, desde 2013, anunciou hoje a sociedade que gere os monumentos e parques sintrenses.
O Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, vai iniciar em 2025 uma expansão do parque dedicada à arquitetura contemporânea, num investimento de sete milhões de euros que inclui obras de Souto Moura, Siza Vieira e Koolhaas.
O único Pai Natal certificado da Península Ibérica vai levar, em dezembro, uma mensagem de boas festas e uma 'prendinha' didática às crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo do concelho de Vagos, anunciou a Câmara Municipal.
O presidente da Museus e Monumentos de Portugal mostrou-se hoje preocupado com o facto de vários equipamentos tutelados pela empresa pública em Lisboa estarem fechados para obras em 2025, coincidindo com uma campanha turística focada no património.
O Teatro Campo Alegre, no Porto, acolhe nos dias 29 e 30 a Mostra Estufa, uma iniciativa da companhia Erva Daninha, que funciona como "incubadora de novos criadores e propostas emergentes" de circo contemporâneo, foi hoje anunciado.
A obra de Jean Painlevé, pioneiro do cinema documental que desvendou a vida subaquática, é exposta pela primeira vez em Portugal, na Culturgest, em Lisboa, numa revelação do investigador da Sorbonne que foi parte do surrealismo francês.
A proposta da Arte Equestre Portuguesa a Património Imaterial da Humanidade vai ser analisada em dezembro, na reunião do Comité intergovernamental da UNESCO, em Assunção, no Paraguai, disse à agência Lusa fonte da candidatura.