Palácio da Justiça assinala 90 anos com concerto na rua da Sofia

O Palácio da Justiça de Coimbra vai assinalar o seu 90.º aniversário com um concerto noturno à entrada do edifício, no limite sul da rua da Sofia, que é Património Mundial da UNESCO há mais de uma década.

© Site Câmara Municipal de Coimbra

“Um concerto desta natureza vai movimentar pessoas e trazê-las à Baixa de Coimbra e às portas do Palácio da Justiça. Mostra que esta não é apenas casa da justiça, mas também de cultura”, apontou o presidente do Tribunal da Relação de Coimbra, Jorge Loureiro.

A rua da Sofia, na Baixa da cidade de Coimbra, acolhe às 21:00 do dia 29 de junho, um concerto com a Orquestra Clássica do Centro, que pretende comemorar os 90 anos do Palácio da Justiça e homenagear Manuel Rodrigues Júnior, antigo professor de Direito e ministro da Justiça.

Em conferência de imprensa, que decorreu ao início da tarde, a presidente da direção da Orquestra Clássica do Centro, Emília Martins, revelou que em palco estarão mais de 180 músicos, que terão como pano de fundo a rua da Sofia, bem como a Alta e a Universidade de Coimbra, que são Património Mundial da UNESCO.

O concerto é de entrada gratuita, terá entre 800 e mil lugares sentados, que poderão ser reservados na página de internet da Orquestra Clássica do Centro, e uma duração de aproximadamente uma hora e meia, sob a direção de Sérgio Alapont.

“Terá dois solistas: o tenor João Farinha e a soprano Marina Pacheco, contando com a participação de seis coros [Essence Voice, Coimbra Vocal, Choral Poliphonico, Coro de Pais e Encarregados de Educação da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, Coro do Conservatório Regional de Coimbra e Ad Libitum]”, informou.

Aos jornalistas, Emília Martins referiu que a abertura do concerto será interpretada em Ré Maior do compositor português Carlos Seixas, que é natural de Coimbra, sendo depois assinalados os compositores José Firmino e Eurico Carrapatoso.

“Destaque para a interpretação do 4.ª Andamento da Sinfonia n.º 9, do Mundo Novo de Dvorák”, acrescentou.

Para a realização do concerto, onde há cerca de dois anos teve lugar um semelhante para assinalar o 104.º aniversário do Tribunal da Relação de Coimbra, o último segmento da rua da Sofia será encerrado ao trânsito automóvel a partir das 11:00, do dia 29 de junho.

“A partir das 20:00 será encerrada a circulação automóvel em toda a rua. É um convite a deixarem o carro em casa, uma oportunidade para virem a pé até à rua da Sofia e fruírem deste espaço que é Património Mundial da UNESCO”, sustentou o juiz presidente do Tribunal Judicial da Comarca de Coimbra, Carlos Oliveira.

O concerto noturno exterior, que terá lugar na rua da Sofia a 29 de junho, é organizado pelo Tribunal da Relação de Coimbra, Tribunal Judicial da Comarca de Coimbra e Orquestra Clássica do Centro.

Últimas de Cultura

A canção “Deslocado”, interpretada pelos NAPA, venceu hoje o 58.º Festival da Canção e, por isso, irá representar Portugal no 68.º Festival Eurovisão da Canção, em maio na Suíça.
Nove espetáculos e 25 apresentações integram o programa do Festival de Teatro de Pombal, que este ano se estende pela primeira vez a todas as 13 freguesias daquele concelho do distrito de Leiria, de 07 a 27 de março.
O coordenador científico do Centro de Investigação sobre as Artes do Circo (RISCO), Rui Leitão, alertou que o património circense português está em risco por falta de um espaço digno para armazenamento e conservação de documentos históricos.
A Companhia Nacional de Bailado (CNB) estreia na quinta-feira, no Teatro Camões, em Lisboa, o bailado 'Stravinsky Violin Concerto', do coreógrafo George Balanchine (1904-1983), inserido num programa com peças de William Forsythe e Andrew McNicol.
O Festival de Cannes escolheu um dos rostos mais conhecidos do cinema francês, a atriz Juliette Binoche, para presidir ao júri da sua 78.ª edição, de 13 a 24 de maio.
A relevância das artes e indústrias gráficas, bem como a história ligada ao movimento associativo daqueles profissionais, são o mote para duas exposições na Universidade de Coimbra (UC) que serão inauguradas na segunda-feira.
O Centro de Ciência Viva do Museu do Côa lançou um desafio aos alunos do 1.º ciclo do Vale do Côa que, desde 2022, os leva numa viagem no tempo, desde o Paleolítico Superior até à atualidade.
Um novo serviço das bibliotecas públicas permite aceder gratuitamente através de uma plataforma a livros digitais e audiolivros em todo o país, numa iniciativa da Direção-Geral do Livro.
O museu do Louvre, em Paris, será alvo de uma grande remodelação, que inclui a mudança da icónica obra “Mona Lisa” para uma nova sala, com bilhete próprio de acesso, anunciou o presidente francês.
Fotografias do campo de Auschwitz-Birkenau, testemunhos e documentos integram um dos maiores arquivos sobre o Holocausto que está acessível na internet.