Trump anuncia debate com Kamala a 04 de setembro

O republicano Donald Trump anunciou hoje um acordo com a Fox News para um debate a 04 de setembro com a vice-Presidente norte-americana, Kamala Harris, agora garantida como candidata do Partido Democrata às eleições presidenciais.

© Facebook de Donald J. Trump

“Concordei com a Fox News em debater com Kamala Harris na quarta-feira, 04 de setembro”, escreveu Trump na sua plataforma Truth Social. Por esclarecer está se a candidata democrata aceitou quer o debate quer a data.

A mensagem de Trump, publicada quase à meia-noite (na costa leste dos Estados Unidos, madrugada em Lisboa), surgiu horas depois de a candidatura da vice-Presidente ter obtido o apoio de mais de metade dos delegados do seu partido numa votação ‘online’.

Kamala Harris deverá aceitar oficialmente a nomeação do Partido Democrata para as eleições de novembro, após o encerramento das urnas na segunda-feira.

A 21 de julho, o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de 81 anos, renunciou à candidatura a um segundo mandato e apoiou da vice-Presidente.

Biden retirou-se na sequência de um desempenho desastroso num debate da CNN contra Trump em junho, durante o qual pareceu muito enfraquecido.

Um segundo debate televisivo Trump-Biden foi agendado para 10 de setembro na ABC.

Na semana passada, o porta-voz de Donald Trump, Steven Cheung, disse que era “inapropriado” marcar um debate antes de Harris ser oficialmente nomeada como candidata democrata.

O candidato republicano, de 78 anos, disse recentemente que estava a abandonar a tradição e que não iria debater com Harris, que é quase 20 anos mais nova que ele.

No mês passado, Harris, antiga procuradora-geral da Califórnia, desafiou Trump para um debate frente a frente.

“Donald, espero que reconsidere encontrar-se comigo no palco do debate, porque, como diz o ditado, se tem algo a dizer, diga-o na minha cara”, disse Harris num comício de campanha em Atlanta.

Na sua mensagem, Trump disse que o debate teria lugar na Pensilvânia, nomeou os moderadores e disse que seria realizado em público.

A Fox News confirmou no seu portal noticioso que o debate seria realizado perante uma audiência em direto e que seguiria regras semelhantes às do debate Trump-Biden organizado pela CNN a 27 de junho.

“Estou ansioso por conhecer e debater com Kamala Harris a 04 de setembro”, acrescentou Trump, afirmando que a data era “conveniente e apropriada”, uma vez que antecede o início da votação antecipada para as eleições presidenciais de 06 de setembro.

Últimas de Política Internacional

O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, viajará hoje à tarde para Washington acompanhado da mulher, Melania, para iniciar as festividades da sua segunda posse, que será na próxima segunda-feira.
A primeira-ministra italiana, Georgia Meloni, vai deslocar-se a Washington na segunda-feira para participar na tomada de posse do novo Presidente norte-americano, Donald Trump, sendo a única líder da União Europeia (UE) a marcar presença.
O Governo francês de François Bayrou superou hoje uma moção de censura, com os votos favoráveis de três partidos de esquerda da coligação Nova Frente Popular (NFP), sem o apoio do Partido Socialista (PS).
O candidato presidencial moçambicano Venâncio Mondlane disse hoje, no Facebook, que sexta-feira vai apresentar medidas governativas para os primeiros 100 dias do seu alegado mandato, pois é o "Presidente eleito pelo povo".
O chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, assegurou hoje que o Acordo de Parceria Estratégica Global que Moscovo vai assinar na sexta-feira com o Irão não é dirigido contra nenhum país, referindo-se aos Estados Unidos.
O Conselho da União Europeia (UE) prolongou hoje até 20 de janeiro do próximo ano as restrições contra "os que apoiam, facilitam ou permitem ações violentas" por parte do Hamas e da Jihad Islâmica Palestiniana.
A Rússia e o Irão vão assinar um acordo de parceria estratégica na sexta-feira, durante uma visita à Rússia do Presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, anunciou hoje o Kremlin.
A Rússia considerou hoje prematuro falar sobre um local para um encontro entre o líder russo, Vladimir Putin, e o próximo Presidente norte-americano, Donald Trump, sobre a resolução do conflito na Ucrânia.
O partido de direita Alternativa para a Alemanha (AfD) aprovou hoje um programa eleitoral que inclui promessas de encerrar fronteira, "remigração" de imigrantes, a saída do euro e a reintrodução do serviço militar obrigatório.
O primeiro-ministro de Israel manteve hoje uma conversa telefónica com o Presidente dos Estados Unidos sobre as negociações para um cessar-fogo em Gaza e a libertação dos restantes reféns israelitas detidos no enclave palestiniano.