Idosos de lar em Torres Novas fechado pela GNR já foram realojados

Os 10 utentes de uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) em Nicho de Riachos, Torres Novas, encerrada sexta-feira pela GNR, já foram todos realojados em lares de Pedrógão, Samora Correia e casas de familiares, indicou hoje o município.

© D.R.

“Há um lar, particular, no Nicho de Riachos, aqui em Torres Novas, com 10 utentes, e houve queixas das mais diversas, de familiares e outras, que levaram o Centro Regional da Segurança Social e a GNR a indagar o que se passava, tendo chegado à conclusão que o lar não estava a funcionar bem e que teriam de ser retirados de lá os 10 utentes”, disse hoje à Lusa o presidente do município de Torres Novas, no distrito de Santarém.

Segundo Pedro Ferreira (PS), “a Segurança Social acabou por os distribuir”, tendo sido “já realojados, alguns no lar de Pedrógão, em Torres Novas, outros para uma unidade similar em Samora Correia, e os restantes em casa dos próprios familiares, que assumiram ficar com os idosos”.

O autarca salientou que “a resposta das autoridades correu muito bem”, numa “ação eficaz”, e também houve uma “prontidão de acolhimento” dos idosos nas ERPI de Pedrógão e de Samora Correia já que “os lares comparticipados pela Segurança Social têm de garantir uma percentagem de disponibilidade” para situações de emergência “ou situações similares à que aconteceu” na localidade de Nicho de Riachos, na freguesia de Riachos.

No domingo, a GNR informou que tinha encerrado na sexta-feira um lar que acolhia 10 idosos no concelho de Torres Novas, por diversas infrações relativas à salubridade, segurança e recursos humanos.

Em comunicado, o Comando Territorial da GNR de Santarém indicou que a operação decorreu no âmbito de uma investigação de maus tratos a idosos, e após uma inspeção à ERPI, numa ação conjunta com a Segurança Social e Autoridade Saúde Pública da Lezíria Tejo.

“Na sequência da ação, os militares do NIAVE [Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Especificais] identificaram três funcionários e dez idosos, com idades compreendidas entre 70 e 88 anos, realizando diligências e recolha de prova no âmbito da investigação”, descreveu a GNR

Durante a inspeção, a Unidade de Fiscalização de Lisboa e Vale do Tejo da Segurança Social elaborou um auto de notícia por contraordenação, com diversas infrações relativamente a questões de salubridade, segurança e recursos humanos.

“Face às condições constatadas na ERPI, a estrutura foi encerrada, sendo os 10 idosos, realojados em outras estruturas residenciais e habitações de familiares”, assinalou a GNR, acrescentando que os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Torres Novas.

Últimas do País

Quatro casas foram hoje assaltadas em várias aldeias do concelho de Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, aumentando para sete o número de residências afetadas em pouco mais de uma semana, confirmou à Lusa a GNR.
O Ministério Público arquivou o inquérito à morte de um homem, em novembro de 2024, em Pombal, por não ter sido possivel reunir indícios de um nexo de causalidade entre a demora do INEM e a morte daquele.
Portugal regista um aumento crescente de casos de gripe, sendo expectável que a epidemia comece mais cedo como noutros países europeus, afirmou esta sexta-feira a Diretora-Geral da Saúde, salientando que as próximas duas semanas são cruciais para a vacinação.
O Tribunal da Comarca da Madeira condenou hoje a 20 anos de prisão um homem acusado de ter assassinado a ex-mulher em outubro do ano passado, no concelho de Machico.
O serviço de urgência de obstetrícia e ginecologia das Caldas da Rainha vai estar fechado no sábado, enquanto no domingo estarão encerradas três urgências obstétricas, segundo o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Os Oficiais da PSP alertaram esta sexta-feira, 21 de novembro, numa carta aberta que a perda anual de quase cem polícias, as vagas desertas nos cursos de agentes e a retenção de elementos em pré-aposentação ameaçam a segurança, exigindo medidas e soluções ao Governo.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) desmantelou uma rede criminosa que se dedicava à prática de furtos em estabelecimentos comerciais (‘shoplifting’), tendo sido detidas oito pessoas nos concelhos de Sintra e Lisboa, anunciou hoje a Guarda.
Um fogo violento no oitavo andar de um edifício de nove pisos obrigou à evacuação total do prédio e mobilizou várias corporações de bombeiros durante a madrugada.
A greve de hoje na função pública estava às 09:00 a registar uma adesão de cerca de 60% na educação e saúde, com uma maior expressão na zona norte, disse à Lusa o secretário-geral da Fesinap.
Portugal deu passaporte a quase um quarto de milhão de estrangeiros em cinco anos — mas mais de metade nunca viveu no país. O fenómeno explica-se sobretudo pela antiga lei dos descendentes de judeus sefarditas, responsável por mais de 100 mil naturalizações feitas “à distância” e agora abolida.