Cinco distritos sob aviso laranja e sete sob aviso amarelo devido a chuva forte

Cinco distritos estão hoje sob aviso laranja e sete sob aviso amarelo, devido à previsão de chuva forte e persistente, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

© D.R.

Vila Real, Porto, Viseu e Aveiro estão desde as 06:00 com aviso laranja, que deverá vigorar até às 12:00 no caso do Porto, até às 15:00 em Vila Real e até às 18:00 em Aveiro e Viseu, ao passo que o distrito de Coimbra ficará sob aviso laranja entre as 12:00 e as 18:00.

Segundo o IPMA, também o distrito de Castelo Branco, que se encontra sob aviso amarelo, deverá subir o nível de alerta para laranja a partir das 03:00 de segunda-feira e até às 09:00 desse mesmo dia.

Além destes casos, há mais seis distritos do país, todos situados nas regiões norte e centro, sob aviso amarelo: Viana do Castelo, Braga, Bragança, Guarda, Leiria e Santarém.

Nos casos de Viana do Castelo e Braga, o aviso amarelo vigora entre as 05:49 e as 12:00 de hoje, em Bragança, entre as 06:00 e as 15:00, na Guarda, entre as 09:00 e as 12:00, em Leiria e Santarém, entre as 15:00 e as 06:00 e 09:00 de segunda-feira, respetivamente.

No caso de Castelo Branco, o aviso amarelo só vigorará a partir 21:00 e até às 03:00 de segunda-feira, antes de passar a laranja.

Ainda de acordo com o IPMA, o distrito de Setúbal, Lisboa, Beja e Poralegre vão ficar também sob aviso amarelo na segunda-feira de manhã, e, nos casos de Braga, Viana do Castelo e Porto, esse mesmo aviso de mau tempo vai voltar no início da semana, acrescido do risco de trovoadas a acompanhar as chuvas fortes.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Para hoje, a previsão do IPMA aponta para chuva persistente e por vezes forte no norte e centro do país, chegando ao Alto Alentejo e litoral oeste da região Sul, onde será fraca. Também está previsto vento forte no litoral e nas terras altas.

No continente, as temperaturas mínimas vão oscilar entre os 13ºC em Bragança e os 20ºC em Lisboa e Santarém, enquanto as máximas deverão andar entre os 18ºC em Vila Real e os 28ºC em Santarém.

Últimas do País

Nos primeiros 10 meses de 2025, foram detidas pela Polícia Judiciária (PJ) 269 suspeitos de crimes sexuais, mais do que em todo o ano de 2024, quando foram detidos 251, revelou hoje o diretor da instituição.
O antigo governante e ex-administrador da Caixa Geral de Depósitos Armando Vara foi detido na segunda-feira pela PSP, em Lisboa, para cumprir os dois anos e meio da prisão que restam devido aos processos Face Oculta e Operação Marquês.
O consumo global de antibióticos em Portugal aumentou 8% entre 2019 e 2024, quatro vezes mais do que a média de 2% registada nos países da União Europeia, revelou hoje o Infarmed no Dia Europeu do Antibiótico.
Mais de 35 mil pessoas morrem anualmente devido a infeções resistentes aos antibióticos, estimou hoje o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC), alertando que a resistência antimicrobiana continua a aumentar na Europa.
Quase 11.900 mil médicos aderiram ao regime de dedicação plena no SNS, num investimento superior a 300 milhões de euros, segundo dados oficiais avançados à Lusa, que indicam haver maior concentração nas grandes unidades hospitalares e universitárias.
As urgências do SNS registaram quase 16 milhões de atendimentos entre 2022 e junho de 2024, uma procura elevada que é mais do dobro da média verificada na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
Mais de 43.000 idosos que vivem sozinhos ou em situação de vulnerabilidade foram sinalizados este ano pela GNR e os distritos de Guarda e Vila Real são aqueles onde mais foram detetados, informou a corporação.
O Mecanismo Nacional Anticorrupção (MENAC) instaurou desde setembro 11 processos contraordenacionais por incumprimento Regime Geral de Prevenção da Corrupção (RGPC) em empresas e já tem inteligência artificial a ajudar no trabalho de fiscalização.
Meio milhão de chamadas terão ficado por atender na Linha de Saúde 24. No início de uma ronda da saúde pelo país, a ministra Ana Paula Martins disse querer melhores números no inverno.
Dois acordãos do Supremo Tribunal Administrativo (STA) consideram que as torres são "parte componente" dos aerogeradores e devem ser incluídas "na avaliação do prédio urbano industrial (parque eólico) para efeitos de IMI", dando razão a recursos da Autoridade Tributária (AT).