Sindicato dos jornalistas preocupado com plano de rescisões de trabalhadores na RTP

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) manifestou hoje preocupação com o plano de rescisões de trabalhadores da RTP, anunciado pelo Governo como parte do Plano de Ação para a Comunicação Social, considerando que não defende a empresa e o jornalismo.

© RTP

Em declarações à agência Lusa sobre o plano do Governo para o setor, o presidente do SJ, Luís Simões, saudou o poder político por “finalmente” ter percebido “que tinham de ser tomadas medidas de apoio e em defesa do jornalismo e da comunicação social”, mas manifestou “uma grande apreensão com o serviço público”.

“Não nos parece que a rescisão de trabalhadores possa de alguma forma melhorar o jornalismo que se faz, por exemplo, na RTP, parece-nos problemático que acabe a publicidade ao mesmo tempo que façamos mais uma vez um plano de rescisões dizendo que isso defende a empresa e o jornalismo; não nos parece”, afirmou Luís Simões.

Relativamente à Lusa, o presidente do sindicato defendeu que, no atual contexto, é fundamental o reforço de meios da agência de notícias, para que possa chegar aos meios de comunicação mais pequenos.

O Governo anunciou hoje que a Lusa vai fazer descontos de 50% a 75% para os órgãos regionais e locais e de 30% a 50% para os media nacionais, rejeitando a gratuitidade do serviço da agência de notícias defendido pelo anterior Governo (PS), alegando dúvidas jurídicas devido ao direito da concorrência da União Europeia (UE).

“A Lusa vai perder verbas e receitas, como é que a vamos compensar? Se a indemnização compensatória for revista e aumentada perfeito, compensa-se aí, serei o primeiro a dizer que é uma ótima medida, o que não se pode é deixar que a Lusa tenha menos meios do que aqueles que existem hoje, essa é a nossa preocupação com o serviço público, que é, com menos meios não se pode fazer o mesmo”, realçou Luís Simões.

O presidente do SJ considerou que o documento hoje apresentado pelo Governo “é um bom ponto de partida”, embora não resolva todos os problemas, e destacou como pontos positivos as assinaturas digitais para os estudantes do secundário e o reforço da comparticipação nos portes pagos para os meios regionais.

Luís Simões lamentou que grande parte das propostas do sindicato não estejam vertidas no documento hoje apresentado, mas disse acreditar que ainda possam vir a ser incluídas, no diálogo que deverá continuar a ser feito com o Governo.

Entre as medidas defendidas pelo SJ estão a oferta pública de ‘vouchers’ para a assinatura de, ou doação, a publicações jornalísticas, cobrindo a totalidade do seu custo, e também medidas de apoio aos jornalistas, tais como a atribuição de bolsas e um sistema de incentivos.

Últimas do País

Os empresários Carlos Tavares, Tiago Raiano, Paulo Pereira e Nuno Pereira entregaram uma proposta conjunta para aquisição de 85% da companhia aérea açoriana Azores Airlines, foi hoje divulgado.
A operação 'Portugal Sempre Seguro', que juntou várias polícias e entidades do Estado, registou 60 detenções nos últimos seis dias, 32 das quais relacionadas com crimes rodoviários, segundo resultados provisórios divulgados esta segunda-feira.
Quase 50 elementos da Frontex vão reforçar os aeroportos portugueses em 2026 para trabalharem em conjunto com os polícias da Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras da PSP no controlo das fronteiras aéreas, revelou à Lusa aquela polícia.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou um processo-crime por abate clandestino e 38 processos de contraordenação a talhos, por infrações como o desrespeito das normas de higiene, foi hoje anunciado.
Um homem de mais de 50 anos foi descoberto sem vida num canavial em Queijas, com marcas claras de "morte violenta".
Um sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter foi sentido hoje na Terceira, nos Açores, no âmbito da crise sismovulcânica em curso na ilha, informou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
Uma sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã e CMTV revela um país farto do estado da Saúde: 58,4% exigem a demissão imediata da ministra e apontam-lhe responsabilidades diretas no caos do SNS.
Um novo foco de gripe das aves foi detetado no Ramalhal, em Torres Vedras, numa capoeira doméstica com gansos, patos, galinhas pintadas e codornizes, anunciou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
O Ministério Público (MP) pediu hoje penas efetivas de prisão para o ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Hermínio Loureiro, e mais quatro arguidos do processo Ajuste Secreto.
O Ministério Público (MP) acusou o dono de um stand automóvel de Vila do Conde num processo de fraude fiscal que terá lesado o Estado em mais de 1,6 milhões de euros.