“Rei do TikTok”. André Ventura cresce mais de 400% num ano

Estudo da Rua Direita revela que o líder do CHEGA registou um aumento de 409% na rede social Tiktok, passando de 65.000 seguidores em 2023 para 331.000 este ano.

© Folha Nacional

André Ventura, presidente do partido CHEGA, registou um crescimento na rede social Tiktok, consolidando-se como a figura política mais influente nesta plataforma em Portugal. Em apenas um ano, Ventura viu o número de seguidores disparar 409,23%, passando de 65 mil em 2023 para 331 mil este ano.

O estudo foi realizado pelo jornal online Rua Direita, que “focou-se no alcance e popularidade relativa de cada deputado na popular rede social chinesa Tiktok que é cada vez mais influente sobretudo junto do eleitorado mais jovem.”

“Estes padrões revelam que o CHEGA é o partido com maior crescimento percentual nas redes sociais entre os seus deputados, enquanto partidos mais tradicionais ou de nicho têm um crescimento mais estável”, pode-se ler na publicação.

O aumento de seguidores veio acompanhado de uma subida igualmente significativa na quantidade de gostos nas suas publicações, que subiram 1253,64%, saltando de 295.500 para mais de quatro milhões.

Quando comparado com a esquerda, Ventura ficou 328 mil acima de o Secretário-Geral do Partido Socialista, Pedro Nuno Santos, isto porque o socialista conta com cerca 2474 seguidores na sua conta oficial pessoal. Já frente a Mariana Mortágua, coordenadora do Bloco de Esquerda, com 18200, o líder do CHEGA ultrapassa em mais de 312 mil.

A subida de popularidade nas redes sociais dos deputados do CHEGA não fica por aqui e estende-se à deputada Rita Matias, a assinalar um aumento na ordem de 200,61% de seguidores, que passaram de 16.500 no ano passado para 49.600 em 2024. Em paralelo, os gostos nas suas publicações cresceram 237,10%, passando de 162.800 para 548.800.

Últimas do País

A PSP apelou hoje à denúncia de qualquer tipo de crime, em contexto escolar ou noutro ambiente, no arranque da operação nacional ‘Internet Mais Segura’, dirigida aos alunos ao 1.º ao 3.º ciclo do ensino básico e secundário.
Uma grua de grandes dimensões que caiu hoje de madrugada na Figueira da Foz, litoral do distrito de Coimbra, atingiu seis casas em três ruas da zona turística do Bairro Novo, e provocou três desalojados, informou fonte oficial do município.
A E-Redes registou hoje um aumento do número de novas variações na rede eléctrica nacional, devido ao agravamento das condições atmosféricas durante a madrugada, e às 08:00, estavam sem luz 161 mil clientes.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 263 ocorrências, entre as 00:00 e as 08:00 relacionadas com o mau tempo, a maioria na região de Lisboa e Vale do Tejo, disse à Lusa Telmo Ferreira.
As Forças Armadas têm mais de mil militares empenhados no terreno para apoio direto à população, além de 211 viaturas e 12 equipamentos de comunicações de emergência, anunciou hoje o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).
Uma mulher foi baleada na madrugada de hoje na Avenida de Ceuta, em Lisboa, disse à Lusa fonte da Polícia Judiciária (PJ) que está a investigar o caso.
Quinze pessoas deram entrada no Hospital de Santo André, em Leiria, por intoxicação com monóxido de carbono com origem em geradores, após a depressão Kristin, disse hoje à agência Lusa fonte hospitalar.
O candidato presidencial André Ventura apontou hoje um "falhanço do Estado" na gestão dos efeitos do mau tempo e apelou ao Governo que lance uma linha de apoio a fundo perdido e empenhe mais militares na ajuda às populações.
O Comando de Emergência e Proteção Civil de Lisboa e Vale do Tejo alertou hoje para o risco de ocorrência de inundações, cheias, penetrações de terras e derrocadas devido ao mau tempo e à subida dos caudais.
O Hospital de Santo André, em Leiria, recebeu 545 feridos com traumas devido a situações relacionadas com acidentes em trabalhos de limpeza e reconstrução após a depressão Kristin, revelou à Lusa fonte hospitalar.