PSP realiza operação de sensibilização para a prevenção dos maus-tratos

A PSP realiza a partir de hoje a operação “Jovens em Defesa dos Direitos Humanos”, destinada aos alunos do 1.º ao 3.º ciclo e do ensino secundário, para os sensibilizar para a prevenção dos maus-tratos.

© Facebook/PSP

A operação, que arranca na data em que se celebra o Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual, vai decorrer até 06 de dezembro e tem por objetivo, através das Equipas do Programa Escola Segura, realizar ações de sensibilização dedicadas ao respeito pelos direitos humanos, nomeadamente das crianças.

Em comunicado, a Polícia de Segurança Pública (PSP) lembra que “os abusos em crianças, de forma geral, e o abuso sexual de crianças, em particular, acarretam um impacto extremamente negativo no que respeita à saúde física e mental e ao normal desenvolvimento e crescimento das crianças, a par das sequelas que podem permanecer para o resto da vida”.

“De acordo com alguns estudos, um em cada 10 crianças serão vítimas de abuso sexual antes dos 18 anos, verificando-se uma maior prevalência a partir dos 8 anos nas meninas, e nas idades compreendidas entre os 9 e os 13 anos nos meninos”, refere a PSP.

Por isso, a PSP vai desenvolver iniciativas nas escolas, dedicando especial atenção a estas temáticas, adaptando os conteúdos das ações consoante as idades das crianças.

Assim, serão realizadas ações de prevenção do abuso sexual a crianças ao 1.º ciclo (por ser a faixa etária onde se inicia a maioria desse tipo de abuso, segundo a PSP), os direitos das crianças ao 2.º ciclo, os direitos humanos ao 3.º ciclo e Ensino Secundário.

“Nas ações direcionadas aos mais crescidos, são abordados os direitos básicos de todos os seres humanos, independentemente da ascendência, etnia, religião ou orientação sexual, sendo destacados conteúdos da Carta Internacional dos Direitos Humanos e da Declaração Universal dos Direitos Humanos”, indica a PSP.

A PSP informa que no decorrer da operação vai ser também assinalado o Dia Internacional dos Direitos das Crianças, a 20 de novembro, e o Dia Internacional dos Direitos Humanos, a 10 de dezembro.

A polícia deixa mais uma vez o apelo à denúncia de todos os crimes de que se tenha conhecimento, quer na condição de vítima ou testemunha, e lembra que quanto mais rápida for esta denúncia, mais depressa serão efetuadas diligências para se chegar à identificação do(s) autor(es) do(s) crime(s).

Últimas do País

Sete distritos de Portugal continental estão sob aviso laranja, o segundo mais elevado, devido à interferência marítima, indicou hoje ao início da tarde o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O bombeiro suspeito de violência doméstica em Machico, na Madeira, detido em agosto e sujeito inicialmente à medida de coação de prisão preventiva, foi perdoado pela vítima e o processo foi suspenso.
A Polícia Judiciária (PJ) detectou hoje no Porto o advogado Paulo Topa, confirmou à Lusa fonte da polícia, tendo a diligência ocorrida no âmbito de uma investigação por desvio de fundos.
A SOS Amianto - Associação Portuguesa de Proteção Contra o Amianto alertou hoje que Portugal falhou o prazo para a transposição da diretiva europeia que obriga à redução do limite de exposição dos trabalhadores ao amianto.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve no sábado em Lisboa um homem de 38 anos que era alvo de um Mandado de Detenção Europeu pela prática de Furtos Qualificados e Burlas Informáticas, anunciou hoje a PSP.
Onze distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso laranja, o segundo mais elevado, devido à queda de neve e à interferência marítima, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Seis distritos de Portugal Continental estão hoje em aviso laranja e quatro em aviso amarelo para a queda de neve até domingo de manhã, podendo condicionar e interditar estradas, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Uma antiga fábrica que estava em obras para ser transformada em residência universitária ardeu hoje em Braga, revelou à Lusa fonte do Comando Sub-Regional do Ave.
As empresas de chocolate nacionais enfrentam o otimismo do período natalício, “um dos mais relevantes” para as vendas, não evitando baixar preços porque o valor do cacau continua no dobro da média de 2023.
A maioria dos desfibrilhadores disponíveis nas viaturas dos Sapadores de Lisboa tem componentes cujo prazo de validade está ultrapassado, mas o Regimento deu orientações para que os bombeiros continuem a utilizá-los, denunciou hoje um sindicato.