Câmaras e juntas gastam milhares de euros para terem caixas Multibanco

Tal como se sabe, o levantamento de dinheiro nas caixas Multibanco e nas ATM (automated teller machines, na designação inglesa) é gratuito, mas há muitas autarquias e juntas de freguesia que estão a pagar para terem estes equipamentos e o preço é muito elevado.

© D.R.

Avança o jornal Público que o investimento suportado pelo poder local na instalação destes aparelhos pode ascender a vários milhares de euros, a que se juntam custos de manutenção, como eletricidade, internet, serviços de videovigilância, entre outros, igualmente elevados.
A encabeçar a lista do aparelho que mais despesa dá mensalmente, apurou o Público, está uma ATM colocada numa freguesia da ilha açoriana das Flores, a de Ponta Delgada, onde o município de Santa Cruz das Flores paga 630 euros por mês, ou seja, o equivalente a 7560 euros por ano, à Caixa Geral de Depósitos, ou os 465,75 euros pagos ao Bankinter, pela instalação de um equipamento numa freguesia de Castro Verde, no Alentejo.

Em declarações ao mesmo jornal, o presidente da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), Jorge Veloso, disse estar preocupado com “o crescente encerramento de balcões, um processo que vai continuar” e que “abre caminho à criação de um novo negócio, o das ATM pagas, quando as freguesias não têm meios para suportar mais despesas”.
Esta informação já havia sido referida pelo Jornal de Notícias, na altura do verão, quando escreveu sobre os alertas da ANAFRE para os custos elevados destas soluções e sobre os apelos da empresa ao atual Governo, mais concretamente ao Ministério da Coesão Territorial, para “não deixar cair um projeto – do anterior Governo – que previa a instalação de cerca de 200 ATM, pela Caixa Geral de Depósitos, em freguesias mais isoladas ou mais desertificadas”.

Segundo o presidente da ANAFRE, esse projeto, suspenso com a queda do Governo de António Costa, contava ainda com a participação do Banco de Portugal. “Um envolvimento que a instituição liderada por Mário Centeno, contactada pelo Público, não confirmou nem desmentiu”, escreve o jornal.

Já em maio, a ANAFRE reuniu-se com o novo secretário de Estado da Administração Local e com o ministro adjunto da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, aguardando desenvolvimentos sobre este tema, uma vez que, em resposta ao Público, o Ministério da Coesão Territorial deu conta de que “têm sido avaliadas diversas estratégias” que deverão ser anunciadas no próximo ano.
“O Governo tem conhecimento desta situação e reconhece os desafios enfrentados pelas autarquias, bem como o impacto direto na qualidade de vida das populações”, indica o ministério, salientando que “ao longo dos últimos meses, têm sido avaliadas diversas estratégias para dar resposta a esta questão, estimando-se que, em 2025, se verifiquem avanços importantes nesta matéria”.

Últimas do País

A passagem da depressão Kristin causou hoje cerca de 2.600 ocorrências no continente, sobretudo queda de árvores e de estruturas e inundações, afetando principalmente os distritos de Leiria, Coimbra, Lisboa e Santarém, disse a Proteção Civil.
Uma pessoa morreu hoje em Vila Franca de Xira, Lisboa, após a queda de uma árvore em cima do automóvel em que seguia, na sequência do mau tempo, disse à Lusa fonte da proteção civil.
A GNR desmantelou uma fábrica clandestina de produção “massificada” de tabaco, em Vila Pouca de Aguiar, e deteve um homem de 47 anos, no âmbito de uma investigação que decorria desde setembro, foi hoje anunciado.
A Associação Protetora de Diabéticos de Portugal (APDP) recebeu 18.667 utentes no ano passado, mais 609 que em 2024, disponibilizando acompanhamento clínico e informações sobre a diabetes, revelaram hoje responsáveis da organização.
Cerca de 1.500 ocorrências foram registadas pela proteção civil entre as 00:00 e as 08:00 de hoje por causa do mau tempo, um número que deverá subir devido às muitas situações ainda não contabilizadas.
A Carris Metropolitana registou em 2025 um total de 194 milhões de passageiros transportados e sucessivos recordes de procura em todos os municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML), revelou esta terça-feira a empresa.
O Grupo Vita, nomeado pela Igreja para receber queixas de abusos e apoiar as vítimas, alertou hoje que persistem "assimetrias de poder" e "perceções distorcidas" sobre o papel dos sacerdotes, que favorecem novos casos.
A Proteção Civil decidiu elevar o estado de prontidão especial para nível 4, o máximo, em toda a orla costeira entre Viana do Castelo e Setúbal, para fazer face a nova depressão meteorológica que atravessará Portugal na próxima madrugada.
A Polícia Judiciária (PJ) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) detiveram 38 pessoas no âmbito de uma operação da Interpol de combate ao tráfico de pessoas.
A cidade de Lisboa registou, entre as 21:00 de segunda-feira e as 13:00 de hoje, um total de 56 ocorrências relacionadas com o mau tempo, sobretudo quedas de árvores, revelou o diretor do Serviço Municipal de Proteção Civil.