Decretado recolher obrigatório nas zonas afetadas pelos incêndios em Los Angeles

As autoridades locais anunciaram hoje que as zonas afetadas pelos incêndios que têm devastado Los Angeles, no sudoeste dos Estados Unidos, e que se tornaram alvo de pilhagens, encontram-se sob recolher obrigatório.

© D.R.

“Não se pode estar nestas zonas afetadas. Se estiverem, podem ser detidos. Estamos a fazer isto para proteger os edifícios e as casas que as pessoas abandonaram porque lhes foi ordenado”, afirmou hoje o xerife do condado de Los Angeles, Robert Luna, numa conferência de imprensa.

Los Angeles tem estado a ser devastada ao longo da semana por cinco incêndios diferentes, que já causaram 10 mortos e a destruição de cerca de 10.000 edifícios, obrigando 180.000 pessoas a abandonar as suas casas.

Robert Luna informou que o toque de recolher em todas as zonas de evacuação obrigatória começará novamente às 18:00 locais (02:00 de Lisboa) para as casas que ainda se encontram intactas.

O procurador distrital de Los Angeles, Nathan Hochman, ameaçou processar quem pilhar, pilotar ‘drones’ em zonas de incêndio ou violar o recolher obrigatório “em toda a extensão da lei”.

“Pilhar é um crime desprezível”, afirmou o procurador.

Já foram feitas pelo menos 20 detenções por pilhagem e outros roubos nas zonas ardidas, o que levou às autoridades a impor o recolher obrigatório durante a noite.

“Não se pode estar nas zonas afetadas. Se estiver, está sujeito a ser preso”, reforçou Nathan Hochman.

Na quinta-feira, um avião dos bombeiros teve de ser imobilizado após ter sido atingido por um ‘drone’ pilotado por um civil, segundo o Corpo de Bombeiros do Condado de Los Angeles, que avançou que o acidente não causou feridos.

Pilotar um ‘drone’ (aparelho aéreo não tripulado) durante o combate aos incêndios é um crime federal.

O maior incêndio na zona, em Palisades, a noroeste da segunda maior cidade dos Estados Unidos, está a devastar o bairro de luxo de Pacific Palisades, onde já arderam mais de 5.300 casas e outros edifícios, ao mesmo tempo que outro incêndio está a destruir Altadena, um subúrbio a leste de Los Angeles.

No total, os incêndios já queimaram quase 36.000 hectares, o equivalente a 145 quilómetros quadrados (km2).

Na tarde de quinta-feira, o incêndio de Kenneth, cujas as ordens de evacuação já foram levantadas, começou no vale de San Fernando e deslocou-se para o condado vizinho de Ventura, mas uma resposta grande e agressiva dos bombeiros impediu que as chamas se propagassem.

As causas dos maiores incêndios ainda continuam por identificar.

A AccuWeather, uma empresa que fornece dados sobre o impacto de fenómenos meteorológicos extremos, elevou na quinta-feira a estimativa dos danos e perdas económicas dos incêndios para entre 135 e 150 mil milhões de dólares (entre 131 e 146 mil milhões de euros, ao câmbio atual).

Últimas do Mundo

O voo MH370 desapareceu a 8 de março de 2014 quando voava de Kuala Lumpur para Pequim com 239 pessoas a bordo, incluindo 227 passageiros - a maioria dos quais chineses - e 12 membros da tripulação.
A Comissão Europeia abriu hoje uma investigação à gigante tecnológica Google por suspeitar de violação da lei da União Europeia (UE), que proíbe abuso de posição dominante, ao impor "condições injustas" nos conteúdos de inteligência artificial (IA).
A tecnológica Meta anunciou a aquisição da empresa norte-americana Limitless, criadora de um pendente conectado, capaz de gravar e resumir conversas com recurso à inteligência artificial (IA).
Ministério Público holandês está a pedir penas que podem chegar aos 25 anos de prisão para um pai e dois filhos acusados de assassinarem Ryan Al Najjar, uma jovem síria de 18 anos que, segundo a acusação, foi morta por se recusar a seguir as regras tradicionais impostas pela própria família.
Cada vez mais portugueses procuram a Arábia Saudita, onde a comunidade ainda é pequena, mas que está a crescer cerca de 25% todos os anos, disse à Lusa o embaixador português em Riade.
O Papa rezou hoje no local onde ocorreu a explosão no porto de Beirute em 2020, que se tornou um símbolo da disfunção e da impunidade no Líbano, no último dia da sua primeira viagem ao estrangeiro.
Pelo menos 30 pessoas foram sequestradas em três ataques por homens armados durante o fim de semana no norte da Nigéria, aumentando para mais de 400 os nigerianos sequestrados em quinze dias, foi hoje anunciado.
Pelo menos quatro pessoas morreram baleadas em Stockton, no estado da Califórnia, no oeste dos Estados Unidos, anunciou a polícia, que deu conta ainda de dez feridos.
O estudante que lançou uma petição a exigir responsabilização política, após o incêndio que matou 128 pessoas em Hong Kong, foi detido por suspeita de "incitação à sedição", noticiou hoje a imprensa local.
O alto comissário das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Volker Türk, denunciou hoje que “pelo menos 18 pessoas” foram detidas no golpe de Estado de quarta-feira na Guiné-Bissau e pediu que se respeitem os direitos humanos.