Decretado recolher obrigatório nas zonas afetadas pelos incêndios em Los Angeles

As autoridades locais anunciaram hoje que as zonas afetadas pelos incêndios que têm devastado Los Angeles, no sudoeste dos Estados Unidos, e que se tornaram alvo de pilhagens, encontram-se sob recolher obrigatório.

© D.R.

“Não se pode estar nestas zonas afetadas. Se estiverem, podem ser detidos. Estamos a fazer isto para proteger os edifícios e as casas que as pessoas abandonaram porque lhes foi ordenado”, afirmou hoje o xerife do condado de Los Angeles, Robert Luna, numa conferência de imprensa.

Los Angeles tem estado a ser devastada ao longo da semana por cinco incêndios diferentes, que já causaram 10 mortos e a destruição de cerca de 10.000 edifícios, obrigando 180.000 pessoas a abandonar as suas casas.

Robert Luna informou que o toque de recolher em todas as zonas de evacuação obrigatória começará novamente às 18:00 locais (02:00 de Lisboa) para as casas que ainda se encontram intactas.

O procurador distrital de Los Angeles, Nathan Hochman, ameaçou processar quem pilhar, pilotar ‘drones’ em zonas de incêndio ou violar o recolher obrigatório “em toda a extensão da lei”.

“Pilhar é um crime desprezível”, afirmou o procurador.

Já foram feitas pelo menos 20 detenções por pilhagem e outros roubos nas zonas ardidas, o que levou às autoridades a impor o recolher obrigatório durante a noite.

“Não se pode estar nas zonas afetadas. Se estiver, está sujeito a ser preso”, reforçou Nathan Hochman.

Na quinta-feira, um avião dos bombeiros teve de ser imobilizado após ter sido atingido por um ‘drone’ pilotado por um civil, segundo o Corpo de Bombeiros do Condado de Los Angeles, que avançou que o acidente não causou feridos.

Pilotar um ‘drone’ (aparelho aéreo não tripulado) durante o combate aos incêndios é um crime federal.

O maior incêndio na zona, em Palisades, a noroeste da segunda maior cidade dos Estados Unidos, está a devastar o bairro de luxo de Pacific Palisades, onde já arderam mais de 5.300 casas e outros edifícios, ao mesmo tempo que outro incêndio está a destruir Altadena, um subúrbio a leste de Los Angeles.

No total, os incêndios já queimaram quase 36.000 hectares, o equivalente a 145 quilómetros quadrados (km2).

Na tarde de quinta-feira, o incêndio de Kenneth, cujas as ordens de evacuação já foram levantadas, começou no vale de San Fernando e deslocou-se para o condado vizinho de Ventura, mas uma resposta grande e agressiva dos bombeiros impediu que as chamas se propagassem.

As causas dos maiores incêndios ainda continuam por identificar.

A AccuWeather, uma empresa que fornece dados sobre o impacto de fenómenos meteorológicos extremos, elevou na quinta-feira a estimativa dos danos e perdas económicas dos incêndios para entre 135 e 150 mil milhões de dólares (entre 131 e 146 mil milhões de euros, ao câmbio atual).

Últimas do Mundo

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alertou hoje que uma em cada dez crianças no mundo vai precisar de ajuda no próximo ano, com o Sudão e Gaza a registarem as piores emergências infantis.
Um avião da companhia aérea britânica Jet2, que voava entre Londres e Fuertventura, nas ilhas Canárias, declarou hoje emergência e aterrou em segurança no Aeroporto Gago Coutinho, em Faro, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.
A polícia australiana apresentou hoje 59 acusações contra Naveed Akram, de 24 anos, incluindo 15 por homicídio e uma por terrorismo, pelo suposto envolvimento no ataque contra uma celebração judaica ocorrido no domingo numa praia perto de Sydney.
A Comissão Europeia abandonou hoje a meta de ter em 2035 só carros elétricos ou a hidrogénio, fixando-a agora nos 90%, respondendo às preocupações do setor.
A mulher do ex-presidente da Guiné-Bissau foi constituída arguida por suspeita de contrabando e branqueamento, no caso em que um homem próximo de Sissoco Embaló foi detido em Lisboa, confirmou hoje à Lusa fonte ligada à investigação.
O ministro dos Negócios Estrangeiros anunciou no parlamento que o físico português Nuno Loureiro, diretor de um laboratório do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), foi hoje assassinado a tiro em Boston.
Depois de ter perdido a primeira volta, José Antonio Kast protagonizou uma reviravolta eleitoral e foi eleito Presidente do Chile, impondo uma derrota clara à candidata comunista Jeannette Jara no segundo turno das presidenciais.
A liberdade de expressão mundial caiu 10% entre 2012 e 2024, um retrocesso comparável ao ocorrido com a Primeira Guerra Mundial, alertou hoje a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
Quinze pessoas morreram e pelo menos 40 ficaram feridas num ataque armado durante uma festa judaica na praia de Bondi, em Sydney, na Austrália, informou na segunda-feira a polícia estadual numa atualização do balanço de vítimas.
A plataforma de arrendamento de alojamentos turísticos Airbnb terá de pagar uma multa de 64 milhões de euros em Espanha por causa da publicação de anúncios ilegais, anunciou hoje o Governo espanhol.