Ventura diz que confronto de domingo que envolveu estrangeiros dá razão ao CHEGA

O presidente do CHEGA defendeu hoje que o confronto que envolveu cidadãos estrangeiros no domingo, em Lisboa, deu razão ao seu partido quando defende a necessidade de “mais polícia e mais autoridade” e acusou a esquerda de “tremenda hipocrisia”.

© Folha Nacional

“Basta menos de 24 horas para dar razão ao que o CHEGA tem dito desde o início, é preciso mais polícia, mais autoridade e darmos autoridade à polícia”, defendeu.

André Ventura falava aos jornalistas antes de uma visita ao Espaço Júlia, em Lisboa, que apoia vítimas de violência doméstica. No entanto, este tema não foi sequer abordado pelo líder do CHEGA.

O tema que dominou as declarações à comunicação social prendeu-se com a “altercação entre dois grupos”, envolvendo vários estrangeiros, no domingo, na Rua do Benformoso. No dia anterior, houve na mesma zona dois protestos, um contra o racismo e a xenofobia após a operação policial de 19 de dezembro no Martim Moniz, e outro, organizado pelo CHEGA, com o mote “Pela autoridade e contra a impunidade”.

“Parece que criámos um país que só se preocupa com minorias, com estrangeiros e que não quer saber dos seus, e isso é muito errado e é muito negativo”, considerou o presidente do CHEGA, indicando que no domingo foi a polícia que foi chamada para ir “lá resolver a situação”.

André Ventura afirmou que houve “uma tremenda hipocrisia no sábado e no domingo” e apelou aos líderes dos partidos à esquerda que peçam desculpa depois de vários partidos e figuras de esquerda terem participado na manifestação denominada “Não nos encostem à parede”.

“Acho que a polícia merecia esse pedido de desculpas e acho que os portugueses o mereciam esse pedido de desculpas”, defendeu.

O líder do CHEGA voltou também a afirmar que é preciso mais operações como a do Martim Moniz, bem como policiamento de proximidade.

“Mais polícia todos os dias e mais operações policiais visíveis para mostrar a todos, imigrantes, nacionais e todos os outros que neste país têm de cumprir regras”, afirmou.

Questionado sobre as declarações do primeiro-ministro – que considerou que os “extremos saíram à rua” no sábado e que PSD e CDS-PP são “o elemento de moderação” – André Ventura classificou como “ridículo”.

“Se nós hoje temos um discurso mais forte é porque durante 50 anos, esta classe política medricas, ineficaz e incapaz de perceber o que estava a acontecer à sua volta com o aumento de violência, com o aumento de uma imigração descontrolada, com o aumento do uso de armas, não fez nada para evitar isso”, acusou.

Ventura considerou que “Luís Montenegro é um desses responsáveis, juntamente com o PS, BE e PCP”.

Últimas de Política Nacional

Socialistas e sociais-democratas preparam alterações à legislação do Tribunal de Contas que poderão beneficiar Luís Neves. A possibilidade de uma amnistia através de uma mudança legislativa levanta questões sobre o alcance da iniciativa e as suas consequências.
Comissão Parlamentar da Transparência considera grave a conduta de Ventura após a divulgação de um vídeo em que o líder do CHEGA percorreu corredores e espaços de outros grupos parlamentares, questionando a ausência de deputados numa sexta-feira.
André Ventura garantiu que a comissão parlamentar de inquérito à atuação de Luís Neves na Polícia Judiciária vai avançar sem interrupções, mesmo durante a discussão do Orçamento do Estado. À saída da tomada de posse da comissão, o presidente do CHEGA denunciou tentativas de travar os trabalhos e assegurou que a investigação continuará mesmo que Luís Neves abandone o Governo.
PSD e PS aprovaram, na especialidade, alterações ao regime de fiscalização do Tribunal de Contas que incluem o afastamento do visto prévio em determinados procedimentos. André Ventura acusa os dois partidos de enfraquecerem o controlo da despesa pública e classifica a decisão como uma “via verde para a corrupção”.
André Ventura questionou esta terça-feira a permanência de Luís Neves à frente do Ministério da Administração Interna, na sequência das acusações feitas pelo antigo secretário-geral Ricardo Carrilho. O presidente do CHEGA falou em suspeitas de pressões para a prática de ilegalidades, questionou a gestão de 26 milhões de euros destinados ao SIRESP e prometeu impedir que a comissão parlamentar de inquérito seja bloqueada.
O Livre tentou impedir André Ventura de presidir à comissão parlamentar de inquérito à atuação de Luís Neves, alegando um possível conflito de interesses relacionado com o assalto ao gabinete do líder do CHEGA. O pedido foi dirigido ao presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, que rejeitou os argumentos apresentados e não identificou qualquer impedimento legal.
André Ventura anunciou, esta sexta-feira, a recandidatura à liderança do CHEGA, durante o Conselho Nacional do partido, em Lisboa. Perante uma estrutura que afirma ter atingido os 100 mil militantes, garantiu que o CHEGA será o maior partido do país, atacou os interesses instalados e deixou um aviso: “Quem nos vai travar? Bruxelas? A imprensa? Não! Só nós nos podemos travar!”
André Ventura acusou esta sexta-feira Luís Montenegro de transformar a cobrança de impostos numa prioridade do Governo, enquanto as famílias enfrentam despesas cada vez mais difíceis de suportar. No Parlamento, o presidente do CHEGA denunciou uma receita fiscal recorde, criticou a manutenção do IVA dos combustíveis e das portagens e acusou o primeiro-ministro de se "rir da pobreza dos portugueses".
André Ventura acusou esta quinta-feira PS e PSD de bloquearem a investigação parlamentar aos mandatos de Luís Neves à frente da Polícia Judiciária. No debate de urgência na Assembleia da República, o presidente do CHEGA apontou diretamente a Aguiar-Branco e denunciou aquilo que considera ser uma tentativa de proteger o atual ministro da Administração Interna do escrutínio parlamentar.
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) a Luís Neves toma posse no dia 14, mas o entendimento parlamentar que limita a duas as CPI em funcionamento pode travar o arranque dos trabalhos. Ventura contesta uma regra que não está "nem na lei nem na Constituição".