MP acusa homem de tentativa de homicídio, violação e rapto em Castelo de Vide

O homem suspeito de ferir a tiro duas jovens em Castelo de Vide, distrito de Portalegre, em agosto do ano passado, foi acusado de tentativa de homicídio, violação e rapto e outros crimes, anunciou o Ministério Público.

© D.R.

Num comunicado publicado na página de Internet da Procuradoria-Geral Regional de Évora, consultado hoje pela agência Lusa, o Ministério Público (MP) revelou ter deduzido acusação contra o suspeito, de nacionalidade espanhola.

O homem foi acusado de dois crimes de homicídio qualificado na forma tentada, dois de violação, dois de rapto, dois de roubo agravado pelo uso de arma de fogo na forma tentada e outros dois de detenção de arma proibida, adiantou o MP.

No comunicado, o Ministério Público lembrou que os factos ocorreram no dia 06 de agosto de 2024, na zona da Barragem de Póvoa e Meadas, no concelho de Castelo de Vide.

“As vítimas foram duas jovens de 17 e 22 anos”, recordou, realçando que o arguido encontra-se em prisão preventiva.

O inquérito foi dirigido pelo MP da Procuradoria do Juízo de Competência Genérica de Nisa, com a coadjuvação da Polícia Judiciária (PJ).

Naquele dia, fonte do Comando Territorial de Portalegre da GNR revelou que as duas jovens tinham sido atingidas por tiros de caçadeira, que provocaram ferimentos considerados graves, junto à Barragem de Póvoa e Meadas.

O homem, de 74 anos, foi detido pela GNR por suspeita da autoria dos disparos, no local da ocorrência, depois de ter tentado fugir, indicou na altura a mesma fonte.

Segundo a fonte da Guarda, os militares da GNR encontraram as jovens manietadas, uma delas com braçadeiras de plástico, ambas despidas da cintura para baixo, enquanto o suspeito encontrava-se em roupa interior.

De acordo com informações da GNR recolhidas pela Lusa na altura, o suspeito residia junto à barragem e, quanto às jovens, uma vivia em Castelo de Vide e a outra na zona de Lisboa.

O alerta para o caso foi dado às 23:50 do dia 06 de agosto de 2024.

Últimas do País

As mais de sete toneladas de cocaína apreendidas em duas embarcações de pesca, a cerca de 1.000 milhas náuticas de Lisboa, tinham como destino a Península Ibérica, após o que seriam transportadas para outros países europeus, revelou hoje a PJ.
A Estação Salva-vidas de Ponta Delgada conta com uma nova embarcação salva-vidas, que vai permitir reforçar as capacidades de resposta da Autoridade Marítima Nacional no arquipélago dos Açores, foi hoje anunciado.
Uma operação conjunta da Polícia Judiciária (PJ), da Força Aérea e da Marinha, resultou na interceção em alto mar duas embarcações de pesca com 10 cidadãos estrangeiros e mais de sete toneladas de cocaína a bordo.
A base de dados que contém a identificação criminal dos condenados por crimes sexuais contra crianças foi criada há dez anos e os pedidos de consulta atingiram no ano passado o número mais elevado.
Muitos dos idosos que denunciam os filhos por violência doméstica querem que estes sejam tratados e não punidos, sustentou à Lusa a coordenadora do Gabinete de Informação e Atendimento à Vítima (GIAV) do Campus de Justiça de Lisboa.
Quatro casas foram hoje assaltadas em várias aldeias do concelho de Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, aumentando para sete o número de residências afetadas em pouco mais de uma semana, confirmou à Lusa a GNR.
O Ministério Público arquivou o inquérito à morte de um homem, em novembro de 2024, em Pombal, por não ter sido possivel reunir indícios de um nexo de causalidade entre a demora do INEM e a morte daquele.
Portugal regista um aumento crescente de casos de gripe, sendo expectável que a epidemia comece mais cedo como noutros países europeus, afirmou esta sexta-feira a Diretora-Geral da Saúde, salientando que as próximas duas semanas são cruciais para a vacinação.
O Tribunal da Comarca da Madeira condenou hoje a 20 anos de prisão um homem acusado de ter assassinado a ex-mulher em outubro do ano passado, no concelho de Machico.
O serviço de urgência de obstetrícia e ginecologia das Caldas da Rainha vai estar fechado no sábado, enquanto no domingo estarão encerradas três urgências obstétricas, segundo o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).