Número de alunos inscritos no Superior aumentou 3,7% na Madeira

O número de alunos inscritos nos estabelecimentos de ensino superior da Madeira aumentou 3,7% no ano letivo 2023/2024, mais 150, mas o número de docentes baixou de 480 para 459, indicou hoje a Direção Regional de Estatística (DREM).

© D.R.

De acordo com a DREM, o total de alunos inscritos nos oito estabelecimentos de ensino superior da região, seis públicos e dois privados, registou um aumento de 3,7% entre os anos letivos 2022/2023 e 2023/2024 e foi superior no ensino universitário (+3,9%, mais 108 alunos) comparado ao do ensino politécnico (+3,3%, mais 42 alunos).

Já em relação ao corpo docente, os dados indicam que era composto por 459 professores (401 no público e 58 no privado), o que representa uma diminuição de 21 docentes face ao ano letivo anterior (menos 16 no público e cinco no privado), sendo que esta redução foi observada exclusivamente no ensino politécnico, enquanto o ensino universitário registou um aumento de sete docentes.

A DREM esclarece que Região Autónoma da Madeira contava com oito estabelecimentos de ensino superior no ano letivo 2023/2024, distribuídos por quatro universitários (todos públicos) e quatro politécnicos (dois públicos e dois privados).

“Em termos de distribuição por áreas de educação e formação, as Ciências totalizavam 31,2% dos alunos inscritos no ensino superior na região em 2023/2024, seguidas pela Saúde e Proteção Social (15,5%), Engenharias (14,8%) e Serviços com (13,7%)”, refere a autoridade regional, adiantando que os Cursos Técnicos Superiores Profissionais registaram uma diminuição de 23 alunos (-4,7%), totalizando 465 alunos inscritos.

As mulheres inscritas em cursos superiores constituíam 54,5% do total de alunos naquele ano letivo, sendo que a área de educação e formação privilegiada era “Saúde e Proteção Social”, com 23,0% das inscrições femininas (521).

Por outro lado, a preferência dos homens era pela área “Engenharia, Indústrias Transformadoras e Construção”, com 28,4% das inscrições (538).

No ano letivo 2023/2024, foram contabilizadas 214 pessoas não docentes a exercer funções nos estabelecimentos de ensino superior da região (191 no público e 23 no privado).

Últimas do País

A Inspeção-geral da Saúde está a analisar se há indícios de responsabilidade financeira em três conselhos de administração do hospital de Santa Maria, incluindo o que foi liderado pela ministra da saúde, Ana Paula Martins.
A Transtejo foi hoje alvo de buscas por suspeitas de fraude na obtenção de subsídios, estando em causa 17 milhões de euros, anunciou a Polícia Judiciária, indicando que a operação decorreu de um inquérito dirigido pela Procuradoria Europeia.
Portugal teve a segunda maior quebra no índice de produtividade do trabalho agrícola, de 10,7%, em 2025, tendo o indicador aumentado 9,2% na UE em comparação com o ano anterior, divulga hoje o Eurostat.
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) alertou hoje para esquemas de recomendações de investimento fraudulentos em redes sociais, em particular em grupos de WhatsApp, que podem servir como um meio para manipulação de mercado.
Um homem de 29 anos foi detido hoje em Lisboa por suspeita de crimes de abuso sexual sobre uma mulher de 21 anos que se encontrava alegadamente em estado de embriaguez, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
Três pessoas foram detidas e várias armas foram apreendidas hoje de manhã no âmbito de uma operação de prevenção criminal nas freguesias dos Olivais e Marvila, em Lisboa, disse à Lusa fonte da PSP.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu esta quarta-feira o aviso laranja emitido para seis distritos do norte e centro de Portugal continental devido à previsão de agitação marítima forte até sábado. O IPMA tinha emitido anteriormente aviso laranja até quinta-feira.
A ministra da Administração Interna admitiu hoje que “correu mal” nos aeroportos portugueses a introdução do novo sistema europeu de controlo de fronteiras para cidadãos extracomunitários, mas recusou que seja da "exclusiva responsabilidade" da PSP.
Uma embarcação de pesca que se encontrava nas imediações conseguiu resgatar três dos sete tripulantes da embarcação, mas um deles não resistiu. Há ainda registo de quatro pescadores desaparecidos.
Uma dificuldade técnica no sistema de controlo de fronteiras está a provocar “tempos de espera elevados” no aeroporto de Lisboa, que atingiram hoje de manhã três horas, segundo a PSP, que garante estar a trabalhar “na capacidade máxima”.