Sapadores de Braga destruíram 1.232 ninhos de vespa asiática em 2024

Os Bombeiros Sapadores de Braga desativaram no ano passado 1.232 ninhos de vespa asiática, identificados em diversas freguesias do concelho, anunciou hoje o município.

© D.R.

Em comunicado, o município refere que se trata do maior número de desativações registado até à data, com uma taxa de eficácia de 97,8%.

As operações envolveram 2.417 operacionais e 1.374 veículos, que percorreram um total de 21.983 quilómetros.

“Os dados apresentados comprovam a preocupação do município no que se prende com esta questão. Assim, têm sido envidados todos os esforços para combater e eliminar esta praga, independentemente de os ninhos se localizarem em espaços públicos ou privados”, lê-se no comunicado.

O vereador da Proteção Civil, Altino Bessa, refere que “a luta contra a vespa velutina é uma prioridade, na medida em que os impactos desta praga afetam não apenas a biodiversidade e o equilíbrio ecológico, mas também a nossa economia local, especialmente os apicultores e os agricultores”.

Altino Bessa sublinha também a aposta no incremento da sensibilização junto da população.

“Os números de desativação de ninhos indicam que a comunidade está alerta, mas consideramos nunca ser demais informar e sensibilizar toda a população, dos mais jovens aos mais velhos. Temos fortalecido as medidas de controlo, incluindo a formação de equipas especializadas e o uso de tecnologia avançada para detetar e eliminar os ninhos”, remata o autarca.

Últimas do País

As provas nacionais deste ano letivo começam no final de maio com os alunos do 4.º ano a demonstrarem os seus conhecimentos em Educação Artística e terminam em julho com os exames do ensino secundário.
A GNR e a Guardia Civil espanhola detiveram 15 pessoas e apreenderam 1.509 quilos de haxixe e 36 embarcações numa operação conjunta de combate ao tráfico de droga por via marítima na Península Ibérica, foi hoje anunciado.
A PSP está a realizar hoje buscas na sede do Sindicato dos Enfermeiros (SE), no Porto, no âmbito de um inquérito que investiga o alegado desvio de dinheiro da instituição pelo anterior presidente, indicou fonte judicial à agência Lusa.
As reclamações sobre os serviços digitais subiram 170% no terceiro trimestre do ano, sendo a plataforma mais reclamada o Facebook, da Meta, avançou hoje a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).
Os doentes classificados como urgentes no hospital Amadora-Sintra enfrentam, na manhã desta quarta-feira, tempos de espera superiores a 14 horas para a primeira observação, segundo dados do portal do SNS.
Uma mulher do alegado grupo criminoso desmantelado em maio e que se dedicava ao auxílio à imigração ilegal, corrupção e branqueamento de capitais viu a sua medida de coação ser agravada para prisão preventiva, informou hoje a PJ.
O programa "ligue antes, salve vidas", para reduzir a pressão nas urgências, ainda não foi implementado em todas as unidades locais de saúde por falta de capacidade da linha SNS 24, reconheceu hoje o diretor executivo do SNS.
O presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) anunciou hoje que o regulador vai analisar contratos de seguros de proteção ao crédito, onde vê sinais de “algum desequilíbrio” na relação contratual com os clientes.
O casal acusado de triplo homicídio em Donai, no concelho Bragança, em julho de 2022 foi hoje condenado a 25 anos de prisão e ao pagamento de uma indemnização à família das vítimas de 225 mil euros.
Um casal foi condenado a dois anos e nove meses de prisão, suspensa na sua execução, por enviar mensagens de telemóveis falsas a cobrar supostas dívidas em nome da EDP, revelou hoje a Procuradoria-Geral Regional do Porto.