Sapadores de Braga destruíram 1.232 ninhos de vespa asiática em 2024

Os Bombeiros Sapadores de Braga desativaram no ano passado 1.232 ninhos de vespa asiática, identificados em diversas freguesias do concelho, anunciou hoje o município.

© D.R.

Em comunicado, o município refere que se trata do maior número de desativações registado até à data, com uma taxa de eficácia de 97,8%.

As operações envolveram 2.417 operacionais e 1.374 veículos, que percorreram um total de 21.983 quilómetros.

“Os dados apresentados comprovam a preocupação do município no que se prende com esta questão. Assim, têm sido envidados todos os esforços para combater e eliminar esta praga, independentemente de os ninhos se localizarem em espaços públicos ou privados”, lê-se no comunicado.

O vereador da Proteção Civil, Altino Bessa, refere que “a luta contra a vespa velutina é uma prioridade, na medida em que os impactos desta praga afetam não apenas a biodiversidade e o equilíbrio ecológico, mas também a nossa economia local, especialmente os apicultores e os agricultores”.

Altino Bessa sublinha também a aposta no incremento da sensibilização junto da população.

“Os números de desativação de ninhos indicam que a comunidade está alerta, mas consideramos nunca ser demais informar e sensibilizar toda a população, dos mais jovens aos mais velhos. Temos fortalecido as medidas de controlo, incluindo a formação de equipas especializadas e o uso de tecnologia avançada para detetar e eliminar os ninhos”, remata o autarca.

Últimas do País

O mau tempo e os caudais elevados do Tejo mantêm hoje 26 vias de comunicação afetadas em vários concelhos do distrito de Santarém, num cenário que deverá prolongar‑se nos próximos dias, segundo a Proteção Civil.
O homem, de 28 anos, acusado de esfaquear mortalmente um jovem junto ao Bar Académico da Universidade do Minho em abril de 2025, em Braga, não vai prestar declarações durante o julgamento, indicou hoje o seu advogado.
A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) recebeu no ano passado 3.480 queixas de assédio moral e sexual, mas aplicou apenas 20 contraordenações, segundo dados da Autoridade, citados hoje pelo jornal Público.
O Hospital Santa Maria reforçou a resposta neonatal com a nova Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais, aumentando para 28 o número de vagas, das quais 10 de cuidados intensivos, melhorando a resposta aos recém-nascidos mais críticos, foi hoje anunciada.
A Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco (ADACB) alertou hoje para os danos económicos graves causados ​​pelo vírus da língua azul que afetam as explorações pecuárias da região e que colocam a sua sustentabilidade em risco.
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) alertou hoje para o risco de cheias, durante a semana, com especial incidência no território a norte do Mondego e na bacia do Tejo, particularmente na segunda e terça-feira, disse o presidente.
A praia de Matosinhos, no distrito do Porto, está em risco de não ser considerada zona balnear, aguardando-se que a Câmara Municipal tome medidas imediatas, revelou hoje o presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
As autoridades apreenderam quase nove toneladas de cocaína transportadas no semissubmersível intercetadas na sexta-feira ao largo dos Açores, que “será a maior apreensão realizada” desta droga em Portugal, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
A Proteção Civil Municipal do Porto alertou hoje para o risco de cheias nas zonas ribeirinhas da cidade, recomendando à população a adoção de medidas de prevenção e proteção.
A passagem da depressão Ingrid por Portugal continental já causou um morto, um ferido e 21 deslocados, segundo o mais recente balanço da Proteção Civil hoje divulgado, que reporta inundações, quedas de árvores e estruturas.