Consulta pública do contrato de concessão da RTP termina em 07 de fevereiro

O ministro dos Assuntos Parlamentares afirmou hoje que a consulta pública ao contrato de concessão da RTP termina em 07 de fevereiro e depois serão consultados o Conselho de Opinião e o Conselho Geral Independente (CGI).

© RTP

Pedro Duarte falava na comissão parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, no âmbito da audição regimental.

O governante referiu que a consulta pública do contrato de concessão do serviço público de rádio e de televisão da RTP, que começou em 08 de janeiro, termina dentro de três dias, “em 07 de fevereiro”.

Depois disto seguir-se-á “consulta direcionada”, nomeadamente aos órgãos da RTP, o Conselho de Opinião e o CGI.

Em resposta à deputada do PS Mara Lagriminha, Pedro Duarte recordou que o parlamento aprovou uma iniciativa de “inibir a liberdade do Governo” relativamente ao fim da publicidade da RTP.

Por isso, o facto do contrato de concessão agora recomendar que a RTP1 tendencialmente deixe de ser financiada por publicidade, sem estabelecer um prazo, deixando cair a imposição do seu fim em 2027, não é um reconhecimento de um erro, mas respeito por uma decisão do parlamento.

“Não reconhecemos que é erro”, mas essa matéria “está ultrapassada” e o importante é “ter um serviço público muito mais impactante” na sociedade portuguesa, prosseguiu.

Pedro Duarte defendeu a flexibilização da programação na RTP.

“Achamos que perante o que é a realidade do panorama audiovisual uma estação de serviço público de televisão e de rádio precisa de ter capacidade de adaptação” à atualidade.

Até porque “a concorrência hoje” vem “de todo o lado” e se “não dermos condições de flexibilidade, ajustamento de programação, arriscamos uma RTP que preenche todos os requisitos e ninguém está a ver”, considerou o ministro.

Últimas de Economia

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) registou em 2024 um défice de cerca de 1.377 milhões de euros, representando uma deterioração de 741 milhões relativamente a 2023, anunciou hoje o Conselho das Finanças Públicas (CFP).
O reembolso do IRS totalizou 1.377,4 milhões de euros até maio, abaixo dos 2.020,6 milhões de euros reportados no mesmo período do ano passado, indicou a síntese de execução orçamental.
O Tribunal de Contas (TdC) anunciou hoje que concedeu o visto ao contrato do INEM para o transporte aéreo de emergência médica, no âmbito do concurso público que prevê a operação de quatro helicópteros pela empresa Gulf Med.
O valor do Adicional ao IMI totalizou 154,5 milhões de euros em 2024, um aumento de 5,68% face ao ano anterior, segundo dados da Autoridade Tributária.
A meia dúzia de ovos ficou mais cara quase 28% desde janeiro, atingindo os 2,06 euros no final de junho, segundo dados da Deco enviados à Lusa.
Os hóspedes e as dormidas no setor do alojamento turístico aumentaram 2,6% e 1,3% em maio, em termos homólogos, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
A taxa de inflação homóloga terá aumentado para 2,4% em junho, mais 0,1 pontos percentuais do que no mês anterior, segundo a estimativa rápida divulgada, esta segunda-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Termina, esta segunda-feira o prazo para o pagamento do IMI por parte dos proprietários de imóveis numa prestação única caso o valor seja inferior a 100 euros ou da primeira prestação se o montante for superior.
A CP - Comboios de Portugal registou lucros pelo terceiro ano consecutivo, mas metade do valor atingido em 2023. Porém, o número de passageiros transportados cresceu 8,7%, segundo dados hoje divulgados.
Cerca de um terço dos trabalhos em Portugal são "antigos", ou seja, são desempenhados há 20 anos ou mais, de acordo com um estudo que será apresentado no Fórum do Banco Central Europeu (BCE), em Sintra.