Número de imigrantes em Portugal terá revisão em alta “muito significativa”

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, disse hoje que o número de imigrantes em Portugal terá uma revisão em alta "muito significativa", defendendo um debate sobre a capacidade de resposta dos serviços públicos.

© Folha Nacional

“Nas próximas semanas haverá uma revisão dos números, dos títulos de residência pedidos e emitidos, muito significativa”, frisou o ministro da Presidência, no programa Política com Assinatura, de Natália Carvalho, da Antena 1.

Para o governante, os dados atualizados devem “basear uma discussão sobre a capacidade e como é que os serviços públicos estão a responder”, bem como da resposta da economia.

Segundo o Relatório da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) divulgado em setembro último, a população estrangeira residente em Portugal aumentou 33,6% em 2023, em comparação com o ano anterior, totalizando 1.044.606 cidadãos com autorização de residência.

Leitão Amaro salientou que o Governo já tem informações preliminares dos números revistos, garantindo que serão conhecidos nas próximas semanas.

“O país saberá que os números com que estávamos a trabalhar até há uns meses foram largamente ultrapassados. Nós, quando entrámos no governo, já estavam muito mais imigrantes em Portugal”, frisou ainda.

O ministro detalhou que os números revistos reportam a um período antes do atual Governo estar em funções.

“Havia uma pilha de 440 mil [processos] para tratar e que vão entrar. E isso são números [até] ao final de 2023. E até nós fecharmos a manifestação de interesse, também houve uma entrada muito volumosa”, explicou.

António Leitão Amaro apontou uma “irresponsabilidade muito grande iniciada a partir de 2017”, com o Governo socialista de António Costa, acusando também o atual secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, de manter o seu partido “nessa irresponsabilidade” durante oito meses.

“Há menos de duas semanas, parece ter começado a arrepiar caminho. Na semana seguinte, deu mais um passo, porque afinal a manifestação de interesse light, afinal já não era para existir”, destacou Leitão Amaro.

Pedro Nuno Santos admitiu, numa recente entrevista ao Expresso, que não se fez tudo bem nos últimos anos quanto à imigração.

O líder socialista frisou, na mesma entrevista, que quem procura Portugal para viver “tem de perceber que há uma partilha de um modo de vida, uma cultura que deve ser respeitada”, declarações de que vários socialistas se demarcaram.

Em seis anos, mais do que duplicou o número de estrangeiros legais em Portugal, passando de 480.300 em 2017 para mais de um milhão no ano passado.

Últimas do País

O número de inquéritos abertos pelo Ministério Público (MP) por suspeitas de criminalidade económico-financeira aumentou 69,6% entre 2023 e 2024, enquanto os inquéritos por cibercrime e violência conjugal diminuíram.
Um homem morreu hoje, após ter sido baleado no pescoço, em Rio Tinto, no concelho de Gondomar, revelaram à Lusa fontes da PSP e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
A Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje 64 suspeitos de pertencerem a um grupo transnacional organizado que terá conseguido ganhos de cerca de 14 milhões de euros através da prática de ‘phishing’.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) inicia hoje uma operação de fiscalização com especial enfoque nas fronteiras terrestres e junto dos operadores vitivinícolas para reprimir a entrada e circulação irregular de vinho no mercado português.
A segunda época de vacinação gratuita contra a infeção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em crianças começa hoje e deverá abranger cerca de 76 mil menores, segundo as autoridades de saúde.
Dez distritos do continente e a costa sul da ilha da Madeira estão a partir de hoje e até quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Ministério Público (MP) arquivou o inquérito por violação de segredo de Estado que tinha aberto após ter sido apreendida, na Operação Influencer, uma 'pen-drive' com uma lista de agentes dos serviços de informação.
A praia da Nazaré está desde domingo interditada a banhos, pela terceira vez este verão, devido a uma "escorrência" detetada nesse dia, mantendo-se a medida até serem revelados os resultados das análises efetuadas às águas balneares.
O Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Sintra decidiu hoje levar José Castelo Branco a julgamento nos exatos termos da acusação do Ministério Público (MP) por violência doméstica sobre Betty Grafstein.
As intervenções emergentes e críticas decorrentes dos incêndios rurais deste verão têm o valor de 3,7 milhões de euros, revelou o Ministério do Ambiente e Energia, adiantando existir uma dotação de 15 milhões de euros para ações urgentes.