Sobem casos de infeção por bactéria multirresistente

O Centro Europeu de Controlo de Doenças alertou para o aumento da incidência da infeção por bactérias multirresistentes como a Klebsiella, com Portugal em sétimo lugar no maior número de novos casos por 100.000 habitantes em 2023.

© D.R.

A informação foi revelada hoje pelo Jornal de Notícias, citando um alerta publicado no ‘site’ do Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC, sigla em inglês), que indica que Portugal registou entre 2019 e 2023 um aumento de 43% no número de novos casos por 100.000 habitantes (incidência), que passaram de 2.93 para 4.19, acima da média europeia de 3.97, que subiu 57%.

Com valores superiores de incidência na infeção de Klebsiella pneumoniaie resistente aos carbepenemes (uma classe de antibióticos) relativamente a Portugal (entre 30 países) estão apenas seis estados: Croácia (4.53); Bulgária (7.75); Itália (9.29); Chipre (9.80); Roménia (20.02) e Grécia (21.44).

O ECDC indica que desde o último ponto de situação, em 2019, tem havido “vários sinais” de que a situação epidemiológica na UE continua a deteriorar-se.

Entre estes riscos elenca o aumento da incidência de infeções da corrente sanguínea por Klebsiella pneumoniae resistente aos carbapenemes em 23 estados-membro devido à “transmissão contínua de estirpes de alto risco” desta bactéria, à “convergência da virulência e resistência” destas bactérias, aparecimento de espécies emergentes da bactéria Enterobactereles portadora de carbapenemes, disseminação causada por surtos em hospitais e aumento da deteção isolada de casos de “linhagens de alto risco” de E.coli portadoras de genes de carbapenemes com risco de disseminação na comunidade.

Com base na deterioração da situação epidemiológica, o ECDC considera que “a probabilidade de uma maior disseminação de bactérias resistentes aos carbapenemes na UE é elevada”.

O ECDC recomenda aos estados -membros o reforço da coordenação nacional das medidas de controlo de infeção entre hospitais e, caso ainda não exista, a criação de uma equipa nacional de gestão multidisciplinar, além do desenvolvimento de planos nacionais de controlo de infeções por restas bactérias multirresistentes.

Aconselha ainda medidas para interromper a transmissão nos hospitais, assim como a definição de ‘guidelines’ para o tratamento das bactérias resistentes a esta classe de antibióticos (carbapenemes), o reforço da vigilância genómica e a garantia de capacidade laboratorial adequada para a rápida deteção e caracterização destas bactérias multirresistentes.

Os dados do centro europeu indicam que, entre 2019 e 2023, a incidência apenas baixou na Finlândia (- 66,7%) ena Irlanda ( – 63,6%).

Últimas do País

Os doentes classificados como urgentes no hospital Amadora-Sintra enfrentam hoje tempos de espera de quase 12 horas para a primeira observação nas urgências gerais, segundo dados do portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A covid-19 e o recenseamento automático dos portugueses no estrangeiro desenvolvem para aumentar a taxa de abstenção nas eleições presidenciais, com 60,76% dos candidatos a não votarem em 2021, ano da reeleição de Marcelo Rebelo de Sousa.
Os sindicatos representativos dos trabalhadores da SPdH/Menzies, antiga Groundforce, desconvocaram a greve marcada para 31 de dezembro e 01 de janeiro, após assinatura de acordos com os acionistas da empresa, validados pelo Governo.
As livrarias portuguesas já se podem candidatar à segunda edição do cheque-livro e os jovens nascidos em 2007 ou 2008 poderão levantar o seu ‘voucher’ de 30 euros a partir de 02 de janeiro, anunciou hoje o governo.
Cinco urgências hospitalares de Ginecologia e Obstetrícia serão encerradas no sábado, enquanto no domingo fecham quatro destes serviços e um de Pediatria, segundo dados do Portal do Serviço Nacional de Saúde.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por conduzirem com níveis de álcool no sangue considerados crime nos primeiros oito dias das operações Natal e Ano Novo da GNR e PSP, anunciaram as corporações.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve ontem em Lisboa o jovem alemão de 19 anos suspeito do triplo homicídio ocorrido na terça-feira em São Vicente, Cabo Verde, que vitimou o seu pai e a mulher e enteada deste.
Os doentes classificados como urgentes no hospital de Matosinhos esperavam ao início da manhã de hoje mais de 12 horas para primeira observação nas urgências gerais, segundo dados do portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Dez pessoas, entre as quais cinco crianças, foram hoje feridas sem gravidade por intoxicação por monóxido de carbono numa habitação nos arredores de Coimbra, disse fonte dos bombeiros.
Doze pessoas morreram e 433 pessoas foram detidas por conduçãoem sob efeito de álcool entre 18 e 24 de dezembro, no âmbito da operação de Natal e Ano novo, anunciaram hoje em comunicado a GNR e PSP.