MNE chinês desloca-se ao Reino Unido e à Alemanha antes de reunião na ONU

O ministro chinês dos Negócios Estrangeiros, Wang Yi, deslocar-se-á ao Reino Unido, Irlanda, Alemanha e África do Sul, entre os 12 e 21 de fevereiro, anunciou hoje o seu ministério.

© Facebook de Wang Yi

Wang vai também participar numa reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas em Nova Iorque, a 18 de fevereiro, informou a mesma fonte, em comunicado.

Durante a sua estadia no Reino Unido, o chefe da diplomacia chinesa vai participar na décima ronda do Diálogo Estratégico China – Reino Unido, com o seu homólogo britânico, David Lammy. Em seguida, deslocar-se-á à Irlanda, onde se encontrará com o vice-primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros e do Comércio, Simon Harris.

Na Alemanha, Wang Yi vai participar na 61.ª Conferência de Segurança de Munique, onde intervirá num fórum dedicado à China, para apresentar a posição de Pequim sobre questões internacionais.

A China assume a presidência rotativa do Conselho de Segurança das Nações Unidas em fevereiro. Neste contexto, no dia 18, Wang vai a Nova Iorque para participar num debate aberto do órgão.

O país asiático, na qualidade de presidente rotativo do Conselho, também convidou o chefe da diplomacia norte-americana, Marco Rubio, para o evento, com quem Wang deve manter um encontro, num contexto de fricções comerciais entre as duas potências.

O ministro vai ainda participar na reunião entre os chefes da diplomacia dos países do G20, que se realizará a 20 e 21 de fevereiro em Joanesburgo, a convite do seu homólogo sul-africano, Naledi Pandor.

Últimas do Mundo

Várias pessoas ficaram hoje feridas em Munique quando um condutor dirigiu o seu carro contra um grupo, atropelando várias, avançou a polícia alemã.
A Maritime Rescue resgatou, nas últimas horas, 217 pessoas, incluindo nove mulheres e um menor, que navegavam em duas canoas e num bote de borracha, em El Hierro e Lanzarote, informou hoje o porta-voz desta federação internacional de resgate.
Duas fontes palestinianas próximas das conversações em curso para pôr fim à crise que ameaça a trégua entre Israel e o Hamas disseram hoje à France Presse que há progressos que podem conduzir à troca de prisioneiros no sábado.
A Ucrânia sofreu uma redução mais acentuada de soldados do que a Rússia em 2024, que tem beneficiado do apoio da Coreia do Norte e do Irão, afirma o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS).
O secretário-geral da NATO, Mark Rutte, defendeu hoje que os países europeus da organização devem gastar "muito mais" na sua defesa, fazendo eco das exigências urgentes nesse sentido do presidente norte-americano, Donald Trump.
Um total de 72 imigrantes de origem subsaariana foram hoje resgatados pela Guarda Civil de Maiorca e pelo Salvamento Marítimo de Espanha, em três barcos, nas costas da ilha de Cabrera, no arquipélago das Baleares. Todos os migrantes parecem gozar de boa saúde, informou a Delegação do governo nas Ilhas Baleares.
Mais de seis dezenas de países, sem Estados Unidos e Reino Unido, assinaram uma declaração para uma inteligência artificial aberta, inclusiva e ética, divulgada hoje na Cimeira de Ação sobre a IA, em Paris.
O ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) Luis Rubiales reiterou esta terça-feira, no tribunal em que está a ser julgado por agressão sexual, que teve consentimento da jogadora Jenni Hermoso para beijá-la em Sydney, em agosto de 2023.
Vários governos locais na China começaram a incorporar o modelo de inteligência artificial (IA) DeepSeek para ajudar nas tarefas administrativas e melhorar a assistência às necessidades públicas, informou hoje a imprensa local.
O braço armado do Hamas, as Brigadas al-Qasam, anunciou hoje que a troca de reféns israelitas por prisioneiros palestinianos não será realizada no próximo sábado devido às “violações inimigas” dos termos do acordo de cessar-fogo.