ULS São João aumenta em 10% número de cirurgias de 2023 para 2024

A Unidade Local de Saúde de São João (ULSSJ), no Porto, revelou hoje que, no ano passado, realizou 64.627 cirurgias, o que corresponde a um aumento de 10% em relação a 2023.

© Facebook ULS Santa Maria

Em comunicado, a ULSSJ refere que “uma das melhorias mais significativas registadas foi a redução da mediana [valor que separa a metade maior e a metade menor de uma amostra], do tempo de espera para cirurgia, o que demonstra um compromisso efetivo com a acessibilidade e a eficiência no atendimento”.

A ULSSJ acrescenta que “para além disso, 38.269 cirurgias, correspondente a um aumento de 13,19% face a 2023, foram realizadas em regime de ambulatório”, o que, sublinha a unidade, acompanha “a tendência de procedimentos menos invasivos e de recuperação mais rápida”.

No mesmo resumo enviado à agência Lusa, a ULSSJ refere que, em 2024, a cirurgia convencional também registou um aumento de 9,10% face ao ano anterior.

De acordo com a ULSSJ, 88,56% das cirurgias foram realizadas dentro do Tempo Máximo de Resposta Garantida (TMRG).

“Apesar do aumento de 6,69% da entrada de utentes na lista para cirurgia, a lista de doentes inscritos estabilizou, indicando uma maior capacidade de resposta hospitalar”, acrescenta.

Quanto aos indicadores relacionados com a qualidade e o tempo de resposta aos doentes oncológicos, estes “apresentaram melhorias em comparação ao período homólogo, com uma percentagem de 93,55 % de doentes tratados dentro do TMRG”, garante a ULSSJ.

Em 2024, neste hospital, foram realizadas 383 cirurgias robóticas nas especialidades de Urologia, Ginecologia e Cirurgia Geral.

Já o tratamento cirúrgico das fraturas do colo do fémur, antes das 48 horas, atingiu os 89%.

No comunicado, o São João diz que no primeiro ano desde que é uma ULS, ou seja desde a implementação do modelo que junta numa estrutura o centro hospitalar e os cuidados de saúde primários, “foram feitos ajustes e adaptações para consolidar circuitos, com o objetivo de melhorar a acessibilidade, a qualidade e a eficiência dos cuidados prestados aos utentes”.

Últimas do País

Uma ourivesaria em São João da Talha, no concelho de Loures, foi alvo de um assalto à mão armada na manhã desta quinta-feira. A informação foi confirmada ao Notícias ao Minuto por fonte oficial da PSP, que recebeu o alerta por volta das 10h50.
O presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) de Gaia/Espinho, Luís da Cruz Matos, disse hoje estar a “avaliar tudo o que se passou” no caso de uma mãe que retirou o bebé do internamento.
A Associação Nacional de Unidades de Diagnóstico por Imagem (ANAUDI) alertou hoje para o "risco de colapso" da rede convencionada de imagiologia, responsável por milhões de exames de beneficiários do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Uma nova ofensiva do conhecido Gang dos Rolex voltou a causar alarme na capital.Um homem foi assaltado em plena rua de Campolide, esta terça-feira à tarde, por dois motards que lhe apontaram uma arma e lhe retiraram um relógio avaliado em cerca de sete mil euros.
A poucos dias da greve geral marcada para 11 de dezembro, o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEP) avisa que pode somar-se à paralisação caso não receba esclarecimentos urgentes da ministra da Saúde sobre o incumprimento do acordo firmado em agosto.
As pesquisas feitas no Google mais frequentemente em Portugal durante 2025 foram dominadas por temas como o Mundial de Clubes, o apagão, Papa Leão XIV e a tragédia do Elevador da Glória.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve na zona de Lisboa um homem de 51 anos, procurado pelas autoridades judiciárias de Moçambique por suspeita dos crimes de associação criminosa, branqueamento, falsificação de documento e abuso de confiança, foi hoje anunciado.
A PSP realizou uma Operação Especial de Prevenção Criminal no Martim Moniz, em Lisboa, tendo identificado um cidadão em situação irregular em Portugal, dois com droga para consumo e três com diligências judiciais pendentes.
A idade mínima para entrar na carreira de guarda prisional diminuiu para os 18 anos e a máxima aumentou para os 35, indicou o Ministério da Justiça, avançando que vão ser pagas as horas extraordinárias na totalidade a estes profissionais.
Uma infestação de ratos no Tribunal de Vila Franca de Xira está a forçar funcionários a abandonar algumas das salas instaladas em contentores, depois de terem sido encontrados vários animais mortos e um cheiro intenso que tornou impossível permanecer no local.