Resgatadas 72 pessoas em três barcos na costa das ilhas Baleares

Um total de 72 imigrantes de origem subsaariana foram hoje resgatados pela Guarda Civil de Maiorca e pelo Salvamento Marítimo de Espanha, em três barcos, nas costas da ilha de Cabrera, no arquipélago das Baleares. Todos os migrantes parecem gozar de boa saúde, informou a Delegação do governo nas Ilhas Baleares.

© Facebook Open Arms

O primeiro barco, que transportava 24 pessoas, foi intercetado a cerca de duas milhas náuticas (3,7 quilómetros) da costa às 00:15 (23:15 de terça-feira em Lisboa).

Os outros dois barcos — um com 23 passageiros e outro com 25 — foram resgatados à 01:15 (00:15 em Lisboa), a duas e a três milhas (entre 3,7 e 5,6 quilómetros) a sul, respetivamente, de Cabrera.

Desde o início do ano, 18 barcos com imigrantes chegaram às ilhas Baleares, com um total de 384 ocupantes, de acordo com uma contagem da agência de notícias EFE.

Horas antes, cerca de 500 imigrantes de origem magrebina e subsaariana foram resgatados nas costas de Lanzarote, Gran Canaria e El Hierro, situação que fez colapsar novamente os recursos de acolhimento, segundo as autoridades espanholas.

Devido a esta situação, 94 pessoas dormiram na doca de Arrecife, refere o Salvamento Marítimo de Espanha, que fez o resgate de 504 pessoas que viajavam em nove barcos precários, entre elas 13 menores.

Segundo a informação prestada pelo Salvamento Marítimo, o nono barco foi localizado a 122 quilómetros a sudoeste de El Hierro, após a chamada telefónica às 18:30 de terça-feira (hora das Canárias), e nele viajam cerca de 70 pessoas.

Pelas 16:51 (hora das Canárias), chegaram ao porto de Arrecife dois barcos assistidos pela embarcação de resgate Guardamar Polimnia, depois do Salvamento Marítimo ter recebido dois avisos da presença de dois barcos insufláveis localizados a 47 e 72 quilómetros, respetivamente, a nordeste de Lanzarote, nos quais viajavam um total de 97 imigrantes.

A primeira operação ocorreu após uma chamada para o 112 do próprio barco em que viajavam 56 homens, três mulheres e um menor de origem magrebina e subsaariana, e a segunda depois de um navio mercante e o avião de resgate Sasemar 102 terem avistado outro com 37 ocupantes magrebinos, 34 homens e três mulheres.

Todos os resgatados encontram-se bem de saúde, de acordo com o Salvamento Marítimo.

O dispositivo de emergência de Lanzarote, a ilha onde chegaram seis dos barcos, informou que estão a preparar uma tenda no porto de Arrecife para acolher 94 pessoas para dormir.

Últimas do Mundo

Cerca de 110 mil pessoas participaram hoje num protesto pela “liberdade de expressão" em Londres, convocado pelo ativista britânico de direita radical Tommy Robinson, segundo estimativas da polícia londrina.
Pelo menos 21 pessoas ficaram feridas, três em estado grave e duas em estado "potencialmente grave", numa explosão no bar Mis Tesoros, que também afetou o prédio de habitação onde se situa, no bairro madrileno de Puente de Vallecas.
O robô explorador da agência espacial dos Estados Unidos (EUA), NASA, descobriu rochas num canal de rio seco que podem conter potenciais sinais de vida microscópica antiga, informaram os cientistas.
O gigante de 'software' Microsoft escapou a uma multa da Comissão Europeia que suspeitava de abuso de posição dominante no mercado relacionado com a sua aplicação de videoconferência Teams, que separou de outros programas.
O caixão do conservador Charlie Kirk, que foi assassinado na quarta-feira num evento universitário no oeste dos Estados Unidos, chegou a Phoenix, no Arizona, onde residia, entre fortes medidas de segurança e homenagens em sua memória.
O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou hoje ter “um elevado grau de certeza” de que o suspeito do homicídio, quarta-feira, do influenciador ultraconservador Charlie Kirk Charlie Kirk foi capturado.
A família de Jair Bolsonaro e figuras ao 'bolsonarismo' celebraram o voto do juiz Luiz Fux, que pediu a absolvição do ex-presidente brasileiro, em julgamento por alegada tentativa de golpe de Estado.
Um cidadão britânico e um cidadão chinês suspeitos de transmitir tecnologia militar dos Estados Unidos para Pequim (China) fugiram em meados de agosto da prisão domiciliária na Sérvia, noticiou a Agence France-Press (AFP).
As autoridades ucranianas detiveram vários membros de uma rede de pirataria informática que extorquia dinheiro a empresas da Europa e da América do Norte desde 2018, anunciou hoje o Ministério Público em Kyiv.
Um funcionário de um jardim zoológico em Banguecoque foi morto na quarta-feira por vários leões em frente a dezenas de visitantes, disseram hoje as autoridades tailandesas.