Conselho de administração da OpenAI rejeita oferta de aquisição de Elon Musk

O conselho de administração da OpenAI anunciou que rejeitou, por unanimidade, a oferta de Elon Musk para comprar a empresa de inteligência artificial por 97,4 mil milhões de dólares (93,4 mil milhões de euros).

© D.R.

“A OpenAI não está à venda e o conselho rejeitou por unanimidade a última tentativa do senhor Musk de perturbar a concorrência”, disse, na sexta-feira, o presidente do conselho de administração, Bret Taylor.

A decisão do conselho, publicada na rede social X, propriedade de Elon Musk, reitera a declaração do diretor executivo da OpenAI, Sam Altman, que na segunda-feira disse que a empresa “não estava à venda”.

Na quarta-feira, Elon Musk tinha ameaçado retirar a proposta para a compra da OpenAI, no caso da diretoria impedir a sua conversão numa empresa com fins lucrativos, disse a equipa do magnata.

“Se o Conselho de Administração da OpenAI estiver preparado para preservar a missão da instituição de caridade […] Musk irá retirar a oferta”, disseram os advogados do magnata num processo judicial apresentado no estado da Califórnia esta quarta-feira.

Na segunda-feira, foi divulgado que o dono da Tesla e um grupo de investidores tinham feito a oferta, à qual o CEO da OpenAI, Sam Altman, respondeu com “Não, obrigado”.

“Está na altura da OpenAI voltar a ser a força de código aberto e centrada na segurança que já foi”, disse Musk, numa declaração fornecida pelo seu advogado aquando da oferta.

De acordo com o Wall Street Journal, a oferta não solicitada complicou os planos de Altman para o futuro da OpenAI, incluindo a sua conversão numa empresa com fins lucrativos e a participação no investimento de até 500 mil milhões de dólares (476 mil milhões de euros) em infraestruturas de inteligência artificial (IA) para os EUA através de uma ‘joint venture’, envolvendo também a Oracle e a SoftBank, designada de Stargate.

No documento legal apresentado na quarta-feira, Musk acusou a empresa de manter a sua tecnologia com um código fechado para que o poder da IA permaneça “nas mãos da Microsoft”.

A Microsoft utiliza a tecnologia da OpenAI para alimentar a sua IA, em 2023, a gigante da tecnologia investiu 12,46 mil milhões de euros em troca de uma participação de 49% nos lucros da divisão com fins lucrativos da OpenAI.

Musk foi um dos fundadores da OpenAI em 2015, mas em 2018 separou-se da empresa, contudo desde o lançamento do ChatGPT, disse em várias ocasiões que a OpenAI está a levar a IA em direções perigosas para o futuro da humanidade.

Últimas de Economia

O setor do alojamento turístico registou, em 2025, 32,5 milhões de hóspedes e 82,1 milhões de dormidas, representando subidas respetivas de 3,0% e 2,2%, mas abrandando face ao ano anterior, segundo o INE.
O excedente do comércio externo de bens da zona euro recuou, em 2025, para os 164,6 mil milhões de euros e o da UE para os 133,5 mil milhões de euros, divulga hoje o Eurostat.
Perderam a casa, o armazém ou a exploração agrícola com a tempestade, mas antes de receberem ajuda do Estado têm de provar que não devem um euro ao Fisco. O Governo decidiu condicionar os apoios às vítimas da tempestade Kristin à situação fiscal regularizada.
As empresas vão passar a ter até dia 25 de cada mês (ou o dia útil seguinte, caso este coincida com um fim de semana ou feriado) para pagarem as contribuições à Segurança Social.
O número de passageiros movimentados nos aeroportos nacionais deverá ter aumentado 4,7% em 2025, para 73,75 milhões, segundo dados preliminares do Instituto Nacional de Estatística (INE), hoje divulgados.
Um total de 33 mil clientes da E-Redes, em Portugal continental, continua sem abastecimento de energia elétrica devido aos danos provocados pelo mau tempo na rede de distribuição desde 28 de janeiro, informou hoje a empresa.
O Banco Central Europeu (BCE) acredita que a Autoridade de Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo (AMLA) irá "melhorar a cooperação entre os supervisores e reduzir a fragmentação" na Europa.
Portugal registou, entre 2021 e 2024, oito casos de suspeita de fraude relacionados com o Mecanismo de Recuperação e Resiliência, que financia o PRR, indicou hoje o Tribunal de Contas Europeu, falando em instrumentos “pouco eficazes” contra irregularidades.
A reposição de antenas da rede de comunicação de emergência SIRESP destruídas pela passagem da depressão Kristin vai ter um custo de "cerca de seis milhões de euros", informou hoje o ministro da Presidência.
A Deco Proteste alertou hoje que as propostas financeiras criadas por vários bancos, para o apoio aos efeitos do mau tempo assentam, na sua maioria, na contratação de novos empréstimos, que podem “agravar o endividamento das famílias”.