Conselho de administração da OpenAI rejeita oferta de aquisição de Elon Musk

O conselho de administração da OpenAI anunciou que rejeitou, por unanimidade, a oferta de Elon Musk para comprar a empresa de inteligência artificial por 97,4 mil milhões de dólares (93,4 mil milhões de euros).

© D.R.

“A OpenAI não está à venda e o conselho rejeitou por unanimidade a última tentativa do senhor Musk de perturbar a concorrência”, disse, na sexta-feira, o presidente do conselho de administração, Bret Taylor.

A decisão do conselho, publicada na rede social X, propriedade de Elon Musk, reitera a declaração do diretor executivo da OpenAI, Sam Altman, que na segunda-feira disse que a empresa “não estava à venda”.

Na quarta-feira, Elon Musk tinha ameaçado retirar a proposta para a compra da OpenAI, no caso da diretoria impedir a sua conversão numa empresa com fins lucrativos, disse a equipa do magnata.

“Se o Conselho de Administração da OpenAI estiver preparado para preservar a missão da instituição de caridade […] Musk irá retirar a oferta”, disseram os advogados do magnata num processo judicial apresentado no estado da Califórnia esta quarta-feira.

Na segunda-feira, foi divulgado que o dono da Tesla e um grupo de investidores tinham feito a oferta, à qual o CEO da OpenAI, Sam Altman, respondeu com “Não, obrigado”.

“Está na altura da OpenAI voltar a ser a força de código aberto e centrada na segurança que já foi”, disse Musk, numa declaração fornecida pelo seu advogado aquando da oferta.

De acordo com o Wall Street Journal, a oferta não solicitada complicou os planos de Altman para o futuro da OpenAI, incluindo a sua conversão numa empresa com fins lucrativos e a participação no investimento de até 500 mil milhões de dólares (476 mil milhões de euros) em infraestruturas de inteligência artificial (IA) para os EUA através de uma ‘joint venture’, envolvendo também a Oracle e a SoftBank, designada de Stargate.

No documento legal apresentado na quarta-feira, Musk acusou a empresa de manter a sua tecnologia com um código fechado para que o poder da IA permaneça “nas mãos da Microsoft”.

A Microsoft utiliza a tecnologia da OpenAI para alimentar a sua IA, em 2023, a gigante da tecnologia investiu 12,46 mil milhões de euros em troca de uma participação de 49% nos lucros da divisão com fins lucrativos da OpenAI.

Musk foi um dos fundadores da OpenAI em 2015, mas em 2018 separou-se da empresa, contudo desde o lançamento do ChatGPT, disse em várias ocasiões que a OpenAI está a levar a IA em direções perigosas para o futuro da humanidade.

Últimas de Economia

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai pedir um reforço em 250 milhões de euros da garantia pública a que pode aceder para crédito à habitação para jovens, disse hoje o presidente executivo em conferência de imprensa.
O índice de preços dos óleos vegetais da FAO foi o único a registar um aumento em outubro, contrariando a tendência de descida generalizada nos mercados internacionais de bens alimentares. O indicador subiu 0,9% face a setembro, atingindo o nível mais elevado desde julho de 2022, segundo o relatório mensal divulgado pela organização.
Apesar de o número total de empresas criadas em Portugal até setembro ter aumentado 3,7% face ao mesmo período de 2024, mais 1.636 novas constituições, atingindo o valor mais elevado dos últimos 20 anos, os dados do Barómetro da Informa D&B revelam sinais de desaceleração em vários setores e regiões do país.
Os custos de construção de habitação nova aumentaram 4,8% em setembro, face ao mesmo mês de 2024, com a mão-de-obra a subir 8,8% e os materiais 1,4%, segundo dados do INE hoje divulgados.
A ministra do Trabalho afirmou hoje, no parlamento, que as pensões mais baixas deverão ter um aumento de 2,79% em 2026 e que a atribuição de um suplemento extraordinário dependerá da folga orçamental.
A EDP prevê investir cerca de 2,5 mil milhões de euros em Portugal no período 2026-2028, dos quais 1.700 milhões em redes de eletricidade, anunciou hoje o presidente executivo do grupo, Miguel Stilwell d’Andrade.
O Banco da Inglaterra decidiu hoje manter as taxas diretoras em 4%, o nível mais baixo em mais de dois anos, ao avaliar que as pressões inflacionistas persistem na economia britânica.
A presidente do Conselho das Finanças Públicas (CFP) alertou hoje que a perceção de risco da República francesa pode vir a contagiar uma economia como a portuguesa, pelo que não se deve estar "relaxado" face à situação orçamental.
A Comissão Europeia anunciou hoje ter aberto uma investigação a um possível conluio, violando as regras europeias, entre a Deutsche Börse, grupo alemão que opera a Bolsa de Valores de Frankfurt, e a norte-americana Nasdaq.
A Air France-KLM vai formalizar a manifestação de interesse na compra da TAP nas próximas semanas, até ao final de novembro, confirmou hoje o presidente executivo (CEO) da companhia Benjamin Smith.