PSP deteve homem suspeito de entrar ilegalmente em casa em Bragança

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve na madrugada de quarta-feira um homem em Bragança que terá entrado ilegalmente numa habitação munido com um ferro e que se recusava a abrir a porta, indicou hoje a autoridade.

© Facebook/PSP

O homem, de 65 anos, é suspeito de forçar a entrada numa habitação no centro da cidade, onde não se encontravam os proprietários nem outros moradores. A situação foi denunciada à PSP, que constatou à chegada ao local que a porta da fração apresentava sinais de arrombamento.

“Após diversas tentativas de contacto com o suspeito, este recusou abrir a porta e adotou uma postura hostil, empunhando um objeto metálico com o qual desferia impactos no interior do imóvel”, descreveu em comunicado a PSP.

Com a recusa do homem em colaborar com as ordens policiais, a PSP acabou por entrar na casa, onde verificou que o suspeito estava armado com um ferro.

“Apesar das advertências, o suspeito não largou o objeto e continuou a demonstrar agressividade, tendo sido necessária a utilização de meios coercivos de baixa potencialidade letal, designadamente da arma elétrica conhecida por ‘taser’, para garantir a sua imobilização e detenção”, explicou a força de segurança.

O homem foi assistido pelos bombeiros de Bragança e encaminhado ao hospital local para ser avaliado.

No decorrer das diligências, refere ainda a PSP, foi apreendida uma faca de cozinha que se encontrava ao alcance do suspeito.

O detido foi presente esta quarta-feira em primeiro interrogatório judicial, tendo sido restituído à liberdade sujeito a Termo de Identidade e Residência (TIR), medida de coação aplicada a todos os arguidos em processos.

Últimas do País

A operação de Natal da PSP e GNR registou 15 vítimas mortais e 1.444 feridos, dos quais 89 em estado grave, na sequência de 4.847 acidentes de viação ocorridos entre 18 e 26 de dezembro.
Os distritos de Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo durante a noite devido à queda de neve, enquanto Faro tem o mesmo alerta para a tarde de hoje, mas devido à previsão de forte precipitação.
A Urgência Pediátrica do hospital de Évora está hoje a funcionar com equipa incompleta, o que pode provocar "tempos de espera mais elevados" para doentes sem referenciação, divulgou a Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC).
Cerca de 6.200 vítimas de violência doméstica têm atualmente teleassistência, conhecida como 'botão de pânico', indicou a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), que em 2026 assume a responsabilidade plena pelo sistema.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso amarelo as nove ilhas dos Açores devido à previsão de "precipitação por vezes forte" a partir da madrugada.
Os serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia encontram-se hoje encerrados nos hospitais de Portimão, do Barreiro e de Abrantes, de acordo com a informação divulgada no portal do Serviço Nacional de Saúde às 08h30.
Os doentes classificados como urgentes no hospital Amadora-Sintra enfrentam hoje tempos de espera de quase 12 horas para a primeira observação nas urgências gerais, segundo dados do portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A covid-19 e o recenseamento automático dos portugueses no estrangeiro desenvolvem para aumentar a taxa de abstenção nas eleições presidenciais, com 60,76% dos candidatos a não votarem em 2021, ano da reeleição de Marcelo Rebelo de Sousa.
Os sindicatos representativos dos trabalhadores da SPdH/Menzies, antiga Groundforce, desconvocaram a greve marcada para 31 de dezembro e 01 de janeiro, após assinatura de acordos com os acionistas da empresa, validados pelo Governo.
As livrarias portuguesas já se podem candidatar à segunda edição do cheque-livro e os jovens nascidos em 2007 ou 2008 poderão levantar o seu ‘voucher’ de 30 euros a partir de 02 de janeiro, anunciou hoje o governo.