Marcelo pede “reflexão contínua” sobre importância de políticas públicas de Proteção Civil

O Presidente da República assinalou hoje o Dia Internacional da Proteção Civil com um apelo para que se faça uma “reflexão contínua e estruturada” sobre a importância de políticas públicas nessa área e manifestando “profunda gratidão” aos seus agentes.

© Facebook da Presidência da República

“Comemora-se hoje o Dia Internacional da Proteção Civil, data que deve continuar a ser o mote para uma reflexão contínua e estruturada sobre a importância crítica da formulação e implementação de políticas públicas de Proteção Civil”, lê-se numa nota publicada por Marcelo Rebelo de Sousa na página oficial da Presidência da República.

O chefe de Estado “reitera o seu apelo a cada cidadão, organização e agente de Proteção Civil, no que respeita à educação para o risco e à disseminação de uma cultura de prevenção”.

“Só assim poderemos ter comunidades e instituições mais preparadas e resilientes, face aos efeitos associados à imprevisibilidade da ocorrência de acidentes graves ou catástrofes”, lê-se.

Marcelo Rebelo de Sousa manifesta ainda, “em nome dos portugueses”, a sua “profunda gratidão e respeito por todos os agentes de Proteção Civil – de entre os quais o setor dos bombeiros – que diariamente, e em condições muitas vezes adversas, trabalham incansavelmente para proteger vidas, reduzir a vulnerabilidade e garantir a segurança da população”.

Últimas de Política Nacional

Está instalada uma nova crise política depois da queda do Governo de Luís Montenegro que tentou desesperadamente fazer um acordo com o PS. Para André Ventura “um primeiro-ministro que prefere atirar o país para a lama não merece confiança absolutamente nenhuma”.
O presidente do CHEGA, André Ventura, criticou hoje as declarações do presidente da Assembleia da República, considerando que Aguiar-Branco “prestou um mau serviço à democracia”, e acusou-o de “cobardia política”.
O deputado do PSD, Carlos Reis, voltou a insultar, esta quinta-feira, um deputado do CHEGA durante o debate parlamentar.
O Presidente da República fala hoje ao país depois de ouvir o Conselho de Estado, que se reúne a partir das 15:00 no Palácio de Belém, com vista a uma eventual dissolução do parlamento.
No dia seguinte à rejeição da moção de confiança apresentada pelo Governo, o partido CHEGA lançou novos outdoors com mensagens alusivas à corrupção em Portugal, contudo, estes foram vandalizados em menos de 24 horas.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai ouvir hoje o Conselho de Estado depois de na quarta-feira ter recebido os partidos com representação parlamentar com vista a uma eventual dissolução da Assembleia da República.
A Assembleia da República aprovou hoje por unanimidade um projeto de resolução para retomar os trabalhos da comissão de inquérito ao caso das gémeas luso-brasileiras, que estavam suspensos desde o dia 06 de março.
A comissão parlamentar de inquérito ao caso das gémeas luso-brasileiras reúne-se quinta-feira para discutir e votar o relatório preliminar proposto pela deputada do CHEGA Cristina Rodrigues, bem como as propostas de alteração.
O Ministério Público abriu uma averiguação preventiva relacionada com o primeiro-ministro e com a empresa Spinumviva, da família de Luís Montenegro, anunciou hoje o procurador-geral da República.
Depois da rejeição da moção de confiança apresentada pelo Governo na terça-feira e com eleições antecipadas no horizonte, o partido CHEGA lançou novos outdoors com mensagens alusivas à corrupção em Portugal.