Proteção Civil registou total de 375 ocorrências sobretudo em Lisboa e no Centro

A Proteção Civil registou até às 08h00 de hoje um total de 375 ocorrências devido à depressão Jana, relacionadas sobretudo quedas de árvores, com maior incidência nas zonas Centro e da Grande Lisboa.

© D.R.

Segundo o comandante Elísio Pereira, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), entre as 00h00 de sexta-feira, quando começou o estado de prevenção especial devido à depressão Jana, e as 08h00 de hoje foram registadas 375 ocorrências, “sendo que a maior parte dessas ocorrências está relacionada com quedas de árvores”.

Na Grande Lisboa foram registadas 90 ocorrências e na Península de Setúbal 67, disse o responsável, destacando que as zonas de Coimbra e de Viseu também tiveram “um número considerável de ocorrências”.

As ocorrências registadas foram sobretudo “quedas de árvores relacionadas com o vento”, sem terem sido registadas vítimas.

Segundo o Instituto do Mar e da Atmosfera, seis distritos do continente e a Região Autónoma da Madeira estão hoje sob aviso laranja devido à agitação marítima e queda de neve e nove em aviso amarelo devido ao vento e precipitação, mas também ao estado do mar nas zonas costeiras, por efeitos da depressão Jana.

Os distritos de Beja, Faro, Lisboa e Setúbal e a costa norte da Madeira e o Porto Santo estão sob aviso laranja devido à agitação marítima e os distritos de Castelo Branco e Guarda também estão sob aviso laranja devido à queda de neve.

Sob aviso amarelo estão os distritos de Leiria, Coimbra, Viseu, Aveiro, Porto, Braga, Viana do Castelo, Bragança e Vila Real devido ao vento e à queda de neve, além da agitação marítima nas zonas costeiras.

Para o Continente, o IPMA prevê hoje aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, queda de neve nas terras altas das regiões Norte e Centro, vento forte no litoral e terras altas, agitação marítima forte e pequena descida de temperatura, em especial da máxima.

Na Costa Ocidental, a norte do Cabo Carvoeiro as ondas serão de oeste/sudoeste com 2,5 a 3,5 metros, aumentando para 4 a 5 metros a partir do final da tarde e a sul do Cabo Carvoeiro as ondas serão de oeste/sudoeste com 3 a 4 metros, aumentando gradualmente para 4 a 5 metros e para 5 a 6 metros a partir do final da tarde.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O agravamento do estado do tempo levou a ANEPC a alertar a população para a possibilidade de inundações e acidentes.

Últimas do País

Mais de 200 estradas estão hoje cortadas ao trânsito no país devido ao mau tempo, entre autoestradas, estradas nacionais, municipais e itinerários complementares, sendo Coimbra o distrito com mais vias interditas à circulação, segundo a GNR.
Três serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia vão estar encerrados no sábado e dois no domingo, na região Centro e em Setúbal, segundo as escalas publicadas no Portal do SNS.
As apreensões de botijas de óxido nitroso, substância psicoativa conhecida como "gás do riso", aumentaram quase 15 vezes entre 2023 e 2025, passando de 175 para 2.615, revelam dados hoje divulgados pela GNR à agência Lusa.
Um homem foi acusado pela prática de quatro crimes de terrorismo, sendo dois por incitamento e outros dois por glorificação deste tipo de práticas, informou hoje o Ministério Público (MP).
A idade mediana na União Europeia (UE) subiu 2,1 anos desde 2015 ao fixar-se em 44,9 anos em 2025, sendo Portugal um dos países mais envelhecidos do espaço comunitário, divulgou hoje o Eurostat.
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra ativou hoje o Plano de Emergência Interno (PEI) e acionou o Gabinete de Crise para acompanhar a situação do mau tempo na região de Coimbra.
Um homem de 45 anos, procurado pelas autoridades do Reino Unido por suspeitas de abuso sexual da enteada menor, foi detido esta quinta-feira no concelho de Viseu.
O Hospital Pediátrico de Coimbra está sem qualquer professor para ensinar as crianças internadas, admitiu hoje a Unidade Local de Saúde, uma situação que a associação Acreditar considera um recuo nos direitos das crianças com cancro.
O número de clientes da E-Redes sem abastecimento de energia elétrica no continente voltou a subir, sendo hoje de 45 mil, devido ao surgimento de novas avarias e inundações, a maioria nas zonas de maior impacto da depressão Kristin.
Os comboios de longo curso na Linha ferroviária do Norte entre o Porto e Lisboa foram suspensos por razões de segurança devido ao agravamento do estado do tempo e sem previsão de retoma, segundo a CP.